Feira de Santana: conferência com Sérgio Mattos revela segredos e sistemática da produção intelectual

Composição da mesa durante a 1ª Conferência 'Vida Privada no Contexto Público'.

Composição da mesa durante a 1ª Conferência ‘Vida Privada no Contexto Público’.

Jaqueline Lima, Sérgio Mattos, Carlos Augusto, Sérgio Carneiro, Anaci Paim, Cristiano Lôbo, Mauro Mattos, e André Marques durante lançamento do livro 'Vida Privada no Contexto Público'.

Jaqueline Lima, Sérgio Mattos, Carlos Augusto, Sérgio Carneiro, Anaci Paim, Cristiano Lôbo, Mauro Mattos, e André Marques durante lançamento do livro ‘Vida Privada no Contexto Público’.

Sérgio Mattos e José de Arimateia durante sessão de autógrafo.

Sérgio Mattos e José de Arimateia durante sessão de autógrafo.

Conferencista Sérgio Mattos ao lado de Cristiano Lôbo.

Conferencista Sérgio Mattos ao lado de Cristiano Lôbo.

Conferencista Sérgio Mattos ao lado do empresário José Jocélio Camilo da Hora.

Conferencista Sérgio Mattos ao lado do empresário José Jocélio Camilo da Hora.

Carlos Augusto, Sérgio Mattos, José de Arimateia e Marcus Oliveira durante coquetel de lançamento do livro 'Vida Privada no Contexto Público'.

Carlos Augusto, Sérgio Mattos, José de Arimateia e Marcus Oliveira durante coquetel de lançamento do livro ‘Vida Privada no Contexto Público’.

O Jornal Grande Bahia (JGB) promoveu no dia 26 de agosto de 2015 a 1ª Conferência ‘Vida Privada no Contexto Público’. O evento ocorreu no teatro da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Feira de Santana, e foi dividido em quatro momentos: conferência, debate, lançamento do livro, e coquetel.

Convidado pelo Jornal Grande Bahia, o professor Dr. Sérgio Mattos proferiu a conferência. Na condição de debatedores, participaram o cientista social e diretor do JGB, Carlos Augusto (organizador do evento); o jornalista e secretário de Comunicação Social de Feira de Santana, Valdomiro Silva; a Consultora Educacional na Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF), Anaci Bispo Paim; o Diretor-Geral da Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC), Cristiano Lôbo; o professor da rede estadual de ensino e vereador Beldes Ramos (PT); o jornalista e deputado estadual José Arimatéia (PRB); o advogado e secretário Municipal de Relações Interinstitucionais, Sérgio Carneiro; o presidente da Associação Comercial de Amélia Rodrigues, Mauro Mattos; e o prefeito de Conceição da Feira, Raimundo Cruz Bastos (Pompilho). Na condição de mestre de cerimônia atuou o jornalista Joilton Freitas, diretor e âncora do programa Rotativo News.

A atividade intelectual objetivou promover uma relação dialógica entre o pensamento acadêmico, a atividade prática dos profissionais que atuam no mercado, a sociedade civil e os setores representativos. Para compor a programação da 1ª Conferência foi escolhido o campo da comunicação social.

A Conferência

Ao dar início a conferência, o professor Dr. Sérgio Mattos discorreu sobre a trajetória profissional e pessoal, pontuando momentos em que fatos da própria vida coincidiram com momentos da história, e com encontro de personagens de destaque. Na oportunidade, ele se autodefeniu como um personagem que narra sobre a própria vivência, atuando criativamente na condição de agitador cultural”.

Sérgio Mattos citou que:

– Foi a partir da década de 1970 que comecei a me envolver mais efe­tivamente com a cultura popular; com a música e a literatura em particular; chegando a participar; na condição de jurado, de programas de auditório na TV Itapoan, comandados por Luís Vieira e por César de Alencar; que alcançaram muito sucesso na época. Desde então passei a ser um conferencista convidado a falar em inúmeros eventos sobre os temas mais diversos, apesar de estarem relacionados com a literatura e a comunicação, além de lançar livros. Passei a ser convidado e a integrar bancas de avaliação acadêmica, de concursos e de comissões as mais distintas possíveis.

Ao analisar a extensa produção intelectual, Sérgio Mattos afirmou que:

– Disciplina, determinação, dedicação e persistência são palavras que servem para expressar tudo o que fiz e continuo a fazer; tanto na área profissional, como jornalista, como educador na área acadêmica. Minha trajetória acadêmica, dedicada ao ensino do jornalismo e à pesquisa da comunicação, é a testemunha disso. Minha produção (tanto artística, literária e científica) está relacionada ao meu interesse em história, jornalismo, meios de comunicação (principalmente a televisão), publicidade, liberdade de expressão e censura.

Ao analisar a própria carreira, o intelectual Sérgio Mattos aponta os principais elementos necessários para que o ser humano alcance o objetivo planejado, pontuando que é através da disciplina na atuação, determinação na tarefa, dedicação no fazer e persistência na realização que o indivíduo alcança os objetivos e realize a auto-superação. Esses elementos revelam os segredos da extensa e profunda produção intelectual de Sérgio Mattos.

Debates

Após a conferência, os membros da mesa e o público presente puderam interagir como Sérgio Mattos, pontuando momentos da fala e levantando questionamentos.

De forma unânime, os membros da mesa destacaram a produção cultural e a trajetória de vida de Sérgio Mattos como exemplar. Destacando que em vários momentos, exemplos de passagem da vida dele servem de ensinamento, com a finalidade de superar os desafios do presente.

O público questionou sobre aspectos da relação do jornalista Sérgio Mattos com as fontes de informação e os desafios em publicar um texto jornalístico que expresse uma proximidade com a verdade. Nesse sentido, Sérgio Mattos lembrou uma passagem em que um repórter criou um personagem e atribuiu um nome, que coincidentemente era o mesmo nome de um membro da comunidade. Após publicado o texto, o cidadão protestou e o jornal teve que publicar uma correção.  Mattos afirmou que na produção jornalística é necessário não apenas ser verdadeiro, como apresentar elementos de veracidade no texto, a exemplo da caracterização do entrevistado, com a idade e ou profissão.

Lançamento da 49ª obra

Após a conferência e o debate ocorreu, no foyer do Teatro da CDL, o coquetel e o lançamento 49ª obra literária da carreira de Sérgio Mattos, ‘Vida privada no contexto público’. Feira de Santana foi a segunda cidade em que o livro foi lançado. O primeiro evento de lançamento ocorreu em Salvador, na reitoria na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 8 de outubro de 2015.

Em uma passagem da obra ‘Vida privada no contexto público’, o autor sintetiza o momento vivenciado e a atuação enquanto protagonista social:

– Como teria dito Júlio Camargo, “a vida é uma viagem a três estações: ação, experiência e recordação”. Acredito ter passado pelas duas primeiras e no momento estou na transição da última estação de minha caminhada, durante a qual procurei semear para no fim poder colher os melhores frutos. Tive que fazer escolhas, romper obstáculos, esquecer e perdoar traições, assumir novos compromissos, lutar pela verdade e pela sobrevivência, sempre enfrentando difi­culdades sem, no entanto, esmorecer. Dediquei-me à vida acadêmica, à pesquisa, à produção de livros e à prática jornalística e ao ensino do Jornalismo, que estão diretamente relacionados com a defesa de uma cidadania plena no Brasil. Se tivesse que recomeçar novamente não hesitaria em escolher a mesma profissão, o Jornalismo, e a me dedicar ao ensino, pois um dos compromissos que tenho comigo mesmo é o de procurar fazer o que gosto, mas principalmente, gostar do que faço independente do que os outros achem. (MATTOS, 2015, p. 584)

Realização da conferência

A conferência é resultado da parceria entre o cientista social e jornalista Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia e do publicitário Marcus Oliveira, diretor da Meio Comunicação. O evento contou com o apoio de Cristiane Peixinho, diretora da Mavic Comunicação, e do secretário de Comunicação de Feira de Santana, Valdomiro Silva.

*MATTOS, Sérgio. Vida Privada no Contexto Público. Salvador: Quarteto, 2015.

Confira imagens do evento

Convite para conferência e lançamento da obra ‘Vida privada no contexto público’, de autoria do jornalista e acadêmico Sérgio Mattos.
Sérgio Mattos, vida dedicada a produção intelectual é resumida na obra 'Vida Privada no Contexto Público'.
Comunicação visual da Conferência com Sérgio Mattos.
Mesa do coquetel da 1ª Conferência 'Vida Privada no Contexto Público'.
O cientista social e jornalista Carlos Augusto e o professor Dr. Sérgio Mattos. Relação pessoal desenvolvida a partir da academia e do jornalismo.
Sérgio Mattos e Carlos Augusto durante sessão de autógrafo.
Carlos Augusto, Sérgio Mattos e André Marques durante coquetel de lançamento do livro 'Vida Privada no Contexto Público'.
Coquetel da Conferência com Sérgio Mattos.
Coquetel da Conferência com Sérgio Mattos.
Professor Dr. Sérgio Mattos  autografa obra, durante coquetel da Conferência.
Coquetel da Conferência com Sérgio Mattos.
Professor Dr. Sérgio Mattos  autografa obra, durante coquetel da Conferência.
O professor Dr. Sérgio Mattos e o cientista social e jornalista Carlos Augusto.
O professor Dr. Sérgio Mattos e o cientista social e jornalista Carlos Augusto.
Carlos Augusto e Laíse Marques, durante coquetel da Conferência com Sérgio Mattos.
Carlos Augusto e Jaqueline Lima, durante coquetel da Conferência com Sérgio Mattos.
Laíse Marques, Jaqueline Lima, Sérgio Mattos, Carlos Augusto e José de Arimateia durante coquetel da Conferência com Sérgio Mattos.
Carlos Augusto, Sérgio Mattos, José de Arimateia e Marcus Oliveira durante coquetel de lançamento do livro 'Vida Privada no Contexto Público'.
Laíse Marques e Jaqueline Lima durante coquetel de lançamento do livro 'Vida Privada no Contexto Público'.
Cristiano Lôbo, Sérgio Mattos, Carlos Augusto e José Jocélio Camilo da Hora durante coquetel de lançamento do livro 'Vida Privada no Contexto Público'.
Conferencista Sérgio Mattos ao lado do empresário José Jocélio Camilo da Hora.
Conferencista Sérgio Mattos ao lado do empresário José Jocélio Camilo da Hora.
Mesa de apresentação do livro 'Vida Privada no Contexto Público',  durante coquetel da Conferência com Sérgio Mattos.
Conferencista Sérgio Mattos ao lado do publicitário Marcus Oliveira.
Carlos Augusto, Marcus Oliveira e José Jocélio Camilo da Hora durante coquetel de lançamento do livro 'Vida Privada no Contexto Público'.
Radialista Josse Paulo (Paulão) entrevista Carlos Augusto.
Conferencista Sérgio Mattos ao lado de Cristiano Lôbo.
Conferencista Sérgio Mattos ao lado de Cristiano Lôbo.
Sérgio Mattos autografa livro 'Vida Privada no Contexto Público', durante lançamento no foyer do Teatro da CDL, em Feira de Santana.
Sérgio Mattos autografa livro 'Vida Privada no Contexto Público', durante lançamento no foyer do Teatro da CDL, em Feira de Santana.
Sérgio Mattos e José de Arimateia durante sessão de autógrafo.
Sérgio Mattos e Marly Caldas durante sessão de autógrafo.
Marianna de Paula Carvalho, Carlos Augusto, e Alessandra de Paula durante coquetel de lançamento do livro 'Vida Privada no Contexto Público'.
Marianna de Paula Carvalho, Carlos Augusto, Alessandra de Paula e Mauro Mattos durante coquetel de lançamento do livro 'Vida Privada no Contexto Público'.
Marianna de Paula Carvalho, Carlos Augusto, Alessandra de Paula e Mauro Mattos durante coquetel de lançamento do livro 'Vida Privada no Contexto Público'.
Radialista Josse Paulo (Paulão) entrevista Sérgio Mattos.
Sérgio Mattos é entrevistado pelo radialista Josse Paulo (Paulão).
Composição da mesa durante a 1ª Conferência 'Vida Privada no Contexto Público'.
Composição da mesa durante a 1ª Conferência 'Vida Privada no Contexto Público'.
Composição da mesa durante a 1ª Conferência 'Vida Privada no Contexto Público'.
Composição da mesa durante a 1ª Conferência 'Vida Privada no Contexto Público'.
Carlos Augusto e Sérgio Mattos, durante conferência promovida pelo Jornal Grande Bahia.
Composição da mesa durante a 1ª Conferência 'Vida Privada no Contexto Público'.
Carlos Augusto e Sérgio Mattos, durante conferência promovida pelo Jornal Grande Bahia.
Carlos Augusto e Sérgio Mattos, durante conferência promovida pelo Jornal Grande Bahia.
Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia, realiza mediação da Conferência com Sérgio Mattos.
Composição da mesa durante a 1ª Conferência 'Vida Privada no Contexto Público'.
Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia, realiza mediação da Conferência com Sérgio Mattos.
Composição da mesa durante a 1ª Conferência 'Vida Privada no Contexto Público'.
Beldes Luis Pereira Ramos, vereador eleito pelo PT de Feira de Santana e professor da rede estadual de ensino.
Composição da mesa durante a 1ª Conferência 'Vida Privada no Contexto Público'.
Deputado estadual José de Arimateia Coriolano de Paiva (PRB/BA).
Composição da mesa durante a 1ª Conferência 'Vida Privada no Contexto Público'.
Composição da mesa durante a 1ª Conferência 'Vida Privada no Contexto Público'.
Sérgio Carneiro, secretário municipal de relações interinstitucionais de Feira de Santana.
Cristinao Lôbo, diretor da FTC de Feira de Santana.
Composição da mesa durante a 1ª Conferência 'Vida Privada no Contexto Público'.
Composição da mesa durante a 1ª Conferência 'Vida Privada no Contexto Público'.
Composição da mesa durante a 1ª Conferência 'Vida Privada no Contexto Público'.
Composição da mesa durante a 1ª Conferência 'Vida Privada no Contexto Público'.
Sérgio Mattos palestra durante conferência promovida pelo Jornal Grande Bahia.
Sérgio Mattos palestra durante conferência promovida pelo Jornal Grande Bahia.
Composição da mesa durante a 1ª Conferência 'Vida Privada no Contexto Público'.
Composição da mesa durante a 1ª Conferência 'Vida Privada no Contexto Público'.
Composição da mesa durante a 1ª Conferência 'Vida Privada no Contexto Público'.
Sérgio Mattos palestra durante conferência promovida pelo Jornal Grande Bahia.
Sérgio Mattos: "Dediquei-me à vida acadêmica, à pesquisa, à produção de livros e à prática jornalística e ao ensino do Jornalismo, que estão diretamente relacionados com a defesa de uma cidadania plena no Brasil.".
Composição da mesa durante a 1ª Conferência 'Vida Privada no Contexto Público'.
Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia, realiza mediação da Conferência com Sérgio Mattos.
Composição da mesa durante a 1ª Conferência 'Vida Privada no Contexto Público'.
Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia, realiza mediação da Conferência com Sérgio Mattos.
Valdomiro dos Santos Silva.
Composição da mesa durante a 1ª Conferência 'Vida Privada no Contexto Público'.
Composição da mesa da Conferência com Sérgio Mattos.
Composição da mesa durante a 1ª Conferência 'Vida Privada no Contexto Público'.
Anaci Bispo Paim, ex-secretária estadual da Educação da Bahia.
Composição da mesa durante a 1ª Conferência 'Vida Privada no Contexto Público'.
Composição da mesa durante a 1ª Conferência 'Vida Privada no Contexto Público'.
Composição da mesa durante a 1ª Conferência 'Vida Privada no Contexto Público'.
Composição da mesa durante a 1ª Conferência 'Vida Privada no Contexto Público'.
Na condição de mestre de cerimônia atuou o jornalista Joilton Freitas, diretor e âncora do programa Rotativo News.
Composição da mesa durante a 1ª Conferência 'Vida Privada no Contexto Público'.
Carlos Augusto, José Jocélio Camilo da Hora e Sérgio Carneiro durante coquetel de lançamento do livro 'Vida Privada no Contexto Público'.
Conferência com Sérgio Mattos.
Conferência com Sérgio Mattos.
Jaqueline Lima, Sérgio Mattos, Carlos Augusto, Sérgio Carneiro, Anaci Paim, Cristiano Lôbo, Mauro Mattos, e André Marques durante lançamento do livro 'Vida Privada no Contexto Público'.
Sérgio Carneiro e Sérgio Mattos.
Mauro Mattos, Cristiano Lôbo, Sérgio Mattos, Sérgio Carneiro, Carlos Augusto e Valdomiro Silva, durante lançamento do livro 'Vida Privada no Contexto Público'.
Sérgio Mattos, vida dedicada a produção intelectual é resumida na obra 'Vida Privada no Contexto Público'.
Arrow
Arrow
Convite para conferência e lançamento da obra ‘Vida privada no contexto público’, de autoria do jornalista e acadêmico Sérgio Mattos.
ArrowArrow
Slider

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

Manchete

Colunistas e Artigos

+ Publicações >>>>>>>>>

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]