Feira da Agropecuária da Bahia gera negócios que vão de comercialização de produtos artesanais a animais com qualidade genética

Consolidada como maior feira agropecuária do Norte/Nordeste, a Fenagro – Feira Internacional da Agropecuária da Bahia, acontece entre os dias 28 de novembro e 6 de dezembro de 2015.

Consolidada como maior feira agropecuária do Norte/Nordeste, a Fenagro – Feira Internacional da Agropecuária da Bahia, acontece entre os dias 28 de novembro e 6 de dezembro de 2015.

Consolidada como maior feira agropecuária do Norte/Nordeste, a Fenagro – Feira Internacional da Agropecuária da Bahia, acontece entre os dias 28 de novembro e 6 de dezembro de 2015, no Parque de Exposições de Salvador. Responsável por encerrar o calendário de feiras agropecuárias do Brasil, a expectativa nesta 28ª edição da Fenagro é movimentar aproximadamente R$ 100 milhões em negócios, com exposição de mais de 6 mil animais, e atrair 100 mil pessoas durante o evento. O evento será lançado nesta terça-feira (24), às 12 h, no Restaurante Fogo de Chão, durante almoço com jornalistas convidados.

Uma das cinco maiores do País, a Fenagro é uma realização da Central das Exposições, representada pela Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (Accoba). O evento é promovido em parceria com o governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura (Seagri), que apresentará as novidades de 19 cadeias produtivas, além dos serviços do Centro Tecnológico da Agropecuária, e através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que organiza, dentro da Fenagro, a Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Febafes). A Fenagro tem ainda o apoio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Caixa Econômica Federal (CEF), Banco do Brasil (BB) e Desenbahia.

Num cenário que aproxima os visitantes da simplicidade da vida no campo, aliado à força da agropecuária da Bahia, a Fenagro agrega em sua programação atrações culturais, festival gastronômico, espaço kids, salão internacional, feira de adoção de pequenos animais, torneio leiteiro, provas desportivas, curso de formação e capacitação, entre outras.

O lançamento do Anuário Brasileiro do Cacau 2015, que será realizado na segunda-feira (30), também é uma das atrações da Fenagro, num momento oportuno e importante para o setor cacaueiro da Bahia, de recuperação e retomada da produção. A publicação aborda temas como a produção de cacau fino e chocolates brasileiros, o uso de novas tecnologias pelos produtores, a situação do mercado em âmbito nacional e internacional, além das principais tendências e perspectivas do setor cacaueiro.

Nesta edição, a Fenagro terá a “Escassez de Recursos Hídricos” como tema central e realizará as Exposições Nacionais de Caprinos da Raça Anglo-nubiana e Boer, além do Campeonato Brasileiro de Marcha Picada da Raça Pampa. A Appaloosa será a raça de cavalos homenageada. Estão programados 16 leilões, além de ações que marcarão os 120 anos da Secretaria da Agricultura.

Cadeias produtivas

Com a proposta de aproximar a cidade do campo, a Fenagro apresenta, nesta edição, algumas das principais cadeias produtivas do segmento agropecuário da Bahia. O público poderá acompanhar a demonstração do processo de transformação das matérias-primas em produto final, e também adquirir alguns artigos que estarão disponíveis para comercialização.

As cadeias produtivas que serão apresentadas nesta edição são a do algodão, borracha natural, cacau/chocolate, café, cana/etanol, carne, charuto, coco, sisal, dendê, flores, florestas, fruticultura, grãos guaraná, leite, pesca e aquicultura, uvas e vinhos.

O ambiente dedicado às cadeias produtivas também contempla o stand institucional da Secretaria, com o Gabinete Itinerante do Secretário de Agricultura esecretarias do Estado da Bahia que estarão interagindo e apoiando o projeto por meio dos seus programas e ações institucionais.

120 anos de história

Especialmente nesta edição, a Fenagro fará homenagem aos 120 anos da Secretaria da Agricultura da Bahia, representando toda a sua história e importância no desenvolvimento agropecuário do País e do mundo. A feira terá exposição fotográfica, com acervo de imagens históricas do setor agropecuário baiano.

Visita estudantil

Mais de 20 mil estudantes de escolas particulares e públicas municipais e estaduais de Salvador terão a oportunidade de vivenciar a realidade do campo, durante a Fenagro 2015. Esses jovens terão contato com a vida rural de forma lúdica e socioeducativa, conhecendo a origem dos alimentos que chegam à mesa dos consumidores, e todo processo produtivo.

As crianças e adolescentes serão envolvidos em atividades que despertam a conscientização ambiental, valorizando a importância da adoção de práticas sustentáveis no dia a dia, com abordagem de assuntos como preservação dos recursos hídricos e minimização do uso dos agrotóxicos. “É importante que as crianças tomem conhecimento dos processos pelos quais os alimentos passam e, principalmente, aprendam a importância que o campo representa para a cidade”, explica o produtor cultural, responsável pela parte lúdica do evento Fernando Garcia.

A equoterapia (terapia com cavalos), utilizada como método de reabilitação, e o conhecimento sobre as 19 cadeias produtivas principais da Bahia, também fazem parte das atividades que vão envolver os alunos, com orientação dos monitores durante a visitação.  Além disso, vão acontecer as apresentações culturais das escolas, a exemplo do Centro Educacional Soane, localizado em Vida Nova, Lauro de Freitas, no dia 3 de dezembro, ao som do rock dos anos 60.

Salão Internacional

Reunindo 34 consulados, o Salão internacional da Fenagro tem objetivo de promover negócios e estimular a cooperação entre empresários exportadores e importadores.  Com o apoio do corpo consular baiano e do Conselho de Comércio Exterior da Associação Comercial da Bahia (Comex-ACB), a atração da Fenagro também fortalece a divulgação da Bahia como destino turístico.

Festival Gastronômico

Com pratos preparados por alguns dos melhores chefs gourmets do Brasil, com insumos das cadeias produtivas do Estado, a Fenagro 2015 abriga o Festival Bahia Gourmet. O espaço gastronômico tem objetivo de promover os produtos regionais através da experiência gourmet e oportunizar o aperfeiçoamento de profissionais da área de gastronomia, aumentando a possibilidade de novos negócios.

Serão realizadas oficinas gastronômicas, priorizando as cadeias produtivas do coco, avicultura, fruticultura irrigada, uva e leite, com inscrições abertas ao público. Para participar das aulas show, é necessário efetuar inscrição uma hora antes de iniciar, no local. A abertura da cozinha show acontece no sábado (28), às 16:30h, com a Barista Concetta  Marcelina  Gourmet, e a aula show do chef do restaurante Amado, Fabricio Lemos, realizada às 18:30h, utilizando o cordeiro na preparação do prato.

Este ano a Fenagro também conta com os food trucks na área de alimentação. Esses carrinhos oferecem delícias que vão valorizar ingredientes regionais do nordeste, como a tapioca, na preparação de pratos crepioca, panqueca de tapioca com a farinha de trigo sendo substituída por tapioca, entre outros. O Prato Fenagro será outra opção de refeição comercializada em todos os restaurantes da feira, servindo carne do sol do interior da Bahia, acompanhada de quatro complementos. Servidores públicos estaduais com crachá, ou contracheque acompanhado por documento de identificação, e crianças até 12 anos não pagam entrada na Fenagro.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br