Ex-presidente Lula participa de ato dos Territórios da Cidadania em Valente e recebe homenagem

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa de evento em Valente.

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa de evento em Valente.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa nesta sexta-feira (27/11/2015), em Valente, interior da Bahia, às 11h (horário local), do ato “Territórios em Movimento: articulação e gestão para o, desenvolvimento sustentável”, organizado Rede Nacional de Colegiados Territoriais, uma representação da sociedade civil.

O encontro pretende discutir a estratégia do desenvolvimento territorial no Brasil, a necessidade de amplo envolvimento dos diversos movimentos sociais, organizações, colegiados territoriais, e reunirá diversas lideranças municipais, intermunicipais e estaduais.

O Territórios da Cidadania tem como objetivos promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável. A participação social e a integração de ações entre Governo Federal, estados e municípios são fundamentais para a construção dessa estratégia.

Encontro em Valente na Bahia reúne autoridades nacionais e internacionais e representantes de territórios de identidade do país 

A Rede Nacional de Colegiados Territoriais (RNTC) e a Coordenação Estadual de Territórios da Bahia (CET) promovem, nesta sexta-feira (27), no município de Valente, no Território do Sisal, o evento Território em Movimento, com a presença do governador Rui Costa, do secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O evento integra a programação Semana Internacional de Desenvolvimento Territorial sobre Políticas Públicas para o Rural do Século XXI, que teve início na última segunda-feira (23), no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador, e segue até o sábado (28).

O evento irá reunir representantes de todos os estados brasileiros e delegações de governos de Costa Rica, Equador, Colômbia, dentre outros.  O evento é  um espaço interinstitucional de diálogo, troca de conhecimentos, experiências e boas práticas em desenvolvimento rural sustentável.

A Bahia vem se tornando referência para o Brasil e América Latina por conta do avanço na adoção da abordagem territorial do desenvolvimento. Dividida em 27 Territórios de Identidade, o estado vem adotando estes espaços como unidade de planejamento de políticas públicas. O Plano Plurianual Participativo (PPA) 2016-2019 do Governo do Estado será o terceiro consecutivo elaborado com base nos Territórios.

Durante o evento, serão apresentadas experiências como o Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território da Sisal (CONSISAL), na área de gestão pública, o Conselho Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável da Região Sisaleira da Bahia (CODES Sisal), no processo de organização da sociedade civil e poderes públicos.  Outras experiências em educação, economia solidária e cooperativismo de crédito serão visitados com o objetivo de debater essas experiências exitosas, que promovem o desenvolvimento no Território do Sisal.

Homenagem – O ex-presidente será homenageado na 1ª edição do prêmio LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA – Território da Cidadania, pela sua contribuição na adoção da abordagem territorial de desenvolvimento, que vem fortalecendo a participação social nas políticas públicas e na melhoria da qualidade de vida da população rural do Brasil.

Agenda

O QUÊ: Território em Movimento

QUANDO: 27 de novembro de 2015 (sexta-feira)

ONDE: Clube Social APAEB – Rua Duque de Caxias, 78 – Centro, Valente – BA

HORÁRIO: 9 horas.

Outras publicações

16º Festival de Violeiros aconteceu na Casa da Cultura, em Valente Realizado no sábado (26/09/2010), na Casa Brasil, município de Valente, o 16º Festival de Violeiros da região semiárida da Bahia. O evento, com apoio ...
Plenária Territorial da região Sisaleira é realizada em Valente Cartaz plenária regional valente. O território de Identidade do Sisal, no município de Valente recebe neste sábado (21/11/2015), das 09:00 às 15:00 ...
Emiliano e Fátima Nunes lançam campanha em Valente, dia 31 de julho de 2010 Emiliano e Fátima Nunes lançam campanha em Valente, dia 31 de julho de 2010. O candidato a deputado federal Emiliano (1331) saudou o Dia do Agricult...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br