SIHS inaugura programa ‘Águas nas Escolas’ em Feira de Santana

SIHS inaugura programa 'Águas nas Escolas'.

SIHS inaugura programa ‘Águas nas Escolas’.

Em busca de alcançar o objetivo da universalização da água e do saneamento básico, em um mundo onde mais de 800 milhões de habitantes vivem sem acesso ao serviço adequado, a Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), inaugura nesta sexta-feira (06/111/2015),  em Feira de Santana, no Colégio da Polícia Militar Diva Portela, às 11h,  o Programa Água nas Escolas, que visa garantir segurança hídrica nas unidades escolares do Estado, tanto para o consumo primário quanto para o secundário. A cerimônia contará com a presença do governador Rui Costa.

A idéia, conforme frisa o secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto, é instalar sistemas para aproveitamento de águas pluviais e implantar novos bebedouros com o acompanhamento da qualidade da água ofertada aos estudantes da rede pública.

“Em suma, o projeto está focado na instalação de sistemas para a captação da água pluvial para o uso secundário, tais como limpeza de banheiros e quadras, colaborando desta forma com a economia do uso de água da rede pública, preservando-a para o uso primário”, destacou.

Já os bebedouros escolares, explica Peixoto, vão garantir às crianças, jovens e adolescentes o acesso ao consumo seguro de água de qualidade, já com o tratamento e monitoramento da água consumida. “A falta de acesso à água nas escolas, comprovadamente, gera impactos negativos para o desempenho e a freqüência escolar de milhares de crianças e adolescentes, além do encerramento de muitas escolas por ano, e o Água nas Escolas veio para mudar esta realidade”, concluiu.

No bojo das inaugurações, haverá ainda a assinatura do Acordo de Cooperação entre a SIHS e a Prefeitura Municipal de Feira de Santana, com interveniência da Embasa. “   O Acordo de Cooperação tem como objetivo a união dos esforços e dos recursos dos partícipes visando o apoio técnico à elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico de Feira de Santana – Componentes Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário, conforme manda a lei”, explicou o secretário Cássio Peixoto.

Para ele, “trata-se de um grande desafio, porém após a assinatura da cooperação técnica nós avançamos no quesito saneamento e mais ainda a prefeitura, que com a publicação da Lei n.º 11.445/2007, a Lei de Saneamento Básico, têm por obrigação elaborar seu plano municipal até 31 dezembro, caso contrário nenhum gestor poderá receber recursos federais para projetos de saneamento básico”.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]