SIHS inaugura programa ‘Águas nas Escolas’ em Feira de Santana

SIHS inaugura programa 'Águas nas Escolas'.

SIHS inaugura programa ‘Águas nas Escolas’.

Em busca de alcançar o objetivo da universalização da água e do saneamento básico, em um mundo onde mais de 800 milhões de habitantes vivem sem acesso ao serviço adequado, a Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), inaugura nesta sexta-feira (06/111/2015),  em Feira de Santana, no Colégio da Polícia Militar Diva Portela, às 11h,  o Programa Água nas Escolas, que visa garantir segurança hídrica nas unidades escolares do Estado, tanto para o consumo primário quanto para o secundário. A cerimônia contará com a presença do governador Rui Costa.

A idéia, conforme frisa o secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto, é instalar sistemas para aproveitamento de águas pluviais e implantar novos bebedouros com o acompanhamento da qualidade da água ofertada aos estudantes da rede pública.

“Em suma, o projeto está focado na instalação de sistemas para a captação da água pluvial para o uso secundário, tais como limpeza de banheiros e quadras, colaborando desta forma com a economia do uso de água da rede pública, preservando-a para o uso primário”, destacou.

Já os bebedouros escolares, explica Peixoto, vão garantir às crianças, jovens e adolescentes o acesso ao consumo seguro de água de qualidade, já com o tratamento e monitoramento da água consumida. “A falta de acesso à água nas escolas, comprovadamente, gera impactos negativos para o desempenho e a freqüência escolar de milhares de crianças e adolescentes, além do encerramento de muitas escolas por ano, e o Água nas Escolas veio para mudar esta realidade”, concluiu.

No bojo das inaugurações, haverá ainda a assinatura do Acordo de Cooperação entre a SIHS e a Prefeitura Municipal de Feira de Santana, com interveniência da Embasa. “   O Acordo de Cooperação tem como objetivo a união dos esforços e dos recursos dos partícipes visando o apoio técnico à elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico de Feira de Santana – Componentes Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário, conforme manda a lei”, explicou o secretário Cássio Peixoto.

Para ele, “trata-se de um grande desafio, porém após a assinatura da cooperação técnica nós avançamos no quesito saneamento e mais ainda a prefeitura, que com a publicação da Lei n.º 11.445/2007, a Lei de Saneamento Básico, têm por obrigação elaborar seu plano municipal até 31 dezembro, caso contrário nenhum gestor poderá receber recursos federais para projetos de saneamento básico”.

Outras publicações

Quatro homens armados assaltam Motel em Feira de Santana e saqueiam O Motel Stillus, localizado na Avenida Presidente Dutra, ao lado do viaduto do Clube de Campo Cajueiro foi assaltado na madrugada deste sábado (5/03/2...
Feira de Santana: Lei proibe uso de copos e garrafas de vidro no Jóia da Princesa José da Costa Correia Filho (Correia Zezito): bebida é uma droga, tanto que existe uma entidade que cuida de pessoas que abusam desse tipo de droga. ...
Nos bastidores da política, comenta-se tentativa do ex-prefeito José Ronaldo de controlar PR de Feira de Santana Comentários dos bastidores da política expressam que ex-prefeito José Ronaldo de controlar o PR de Feira de Santana. Na reta final das filiações par...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br