Durante visita a Feira de Santana, governador Rui Costa vistoria obra de urbanização da Lagoa Grande, promete construir novo hospital regional e doar Clériston Andrade ao município

Durante entrevista, governador Rui Costa confirma construção de novo hospital e doação do Hospital Regional Clériston Andrade ao Município de Feira de Santana.

Durante entrevista, governador Rui Costa confirma construção de novo hospital e doação do Hospital Regional Clériston Andrade ao Município de Feira de Santana.

Governador Rui Costa Visita às obras da urbanização da Lagoa Grande em Feira de Santana.

Governador Rui Costa Visita às obras da urbanização da Lagoa Grande em Feira de Santana.

Obras da urbanização da Lagoa Grande em Feira de Santana.

Obras da urbanização da Lagoa Grande em Feira de Santana.

Quem passa pela BR-116 Norte, no contorno de Feira de Santana, município do centro norte da Bahia, não reconhece a região da Lagoa Grande, que está em fase final de urbanização. A obra, que recebeu a visita de vistoria do governador Rui Costa na manhã desta sexta-feira (27/11/2015), é executada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur).

O pintor Aloísio Cerqueira, 61 anos, mora desde criança na comunidade que cresceu à margem da lagoa. Ele diz que, há menos de um ano, não conseguia ver a lagoa e o lugar era perigoso, cheio de ratos, mosquitos e até cobra. “Ficou lindo, melhorou muito e valorizou nossos imóveis. Agora nossa comunidade vai crescer”. O aposentado Cícero Cerqueira não mora no entorno, mas sempre passa por lá e diz que a obra era necessária. “Antes era até perigoso, um lugar sujo, feio. Agora a gente tem mais segurança de andar por aqui”.

Rui disse que “é uma obra belíssima, a cidade vai ficar mais bonita e humanizada. Quem passava pelo contorno de Feira e via aquele matagal não tinha a dimensão da beleza e do potencial que havia escondido. A princesa do sertão vai ficar mais bela e aqui vai ser uma referência de lazer para a cidade [com] pedalinho e outros equipamentos para as crianças. As pessoas vão poder fazer ciclismo [e] aproveitar a pista de cooper. Quem mora no entorno vai poder investir em comércio, pousadas, bons restaurantes. É uma obra que vai ser importante também para a geração de emprego e renda”.

O presidente da Conder, José Lúcio Machado, informa que estão sendo investidos na obra R$ 72 milhões. “Quase 600 famílias foram removidas para o Núcleo Conceição, a dragagem já foi concluída, a parte de terraplanagem também”. De acordo com ele, as pistas pavimentadas para veículos, cooper e ciclovia estarão concluídas junto com a parte de urbanização. “As obras de urbanização vão ficar prontas até maio do ano que vem. Depois vamos terminar as ligações de esgoto para que a lagoa não volte a ficar como antes”.

Outras obras

Rui disse que Feira está recebendo um conjunto de obras financiadas pelos governos estadual e federal. Entre elas está a construção do viaduto da Avenida Noide Cerqueira. “Conseguimos incluí-lo no empréstimo do BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social] e isso deve acelerar o andamento”.

O governador informou também que, nesta semana, se reuniu com o empresário que ganhou a licitação para duplicar a BR-101 de Feira até o limite norte da Bahia, passando por Alagoinhas. “Ele disse que já concluiu o projeto e está aguardando a aprovação no DNIT [Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes]. A duplicação do trecho de Feira até Serrinha também será importante para melhorar a mobilidade [em] Feira e o acesso às cidades do norte, projeto que também está pronto aguardando aprovação. Falta ainda a duplicação deste trecho da BR-116, que passa aqui pela Lagoa Grande. Com isso teremos 100% dos anéis da cidade concluídos”, afirmou Rui.

Hospital e policlínica

Em relação à área de saúde, o governador afirmou que também se reuniu, nesta semana, com empresários para a construção de um novo hospital em Feira de Santana, por meio de uma parceira público-privada. “Estou pedindo ainda autorização do Banco Mundial para usar recursos do empréstimo do Pró-SUS, já que o hospital não estava contemplado”.

Outra obra importante que o governador quer levar a Feira é a construção de uma policlínica. “Para isso eu preciso que os prefeitos façam logo a adesão ao projeto dos consórcios de saúde. Eu já assinei o de Teixeira de Freitas, de Jequié, na próxima terça-feira será a assinatura do consórcio da região de Irecê. Vou construir as policlínicas [para] realizar os exames complexos e as consultas com especialistas. A policlínica vai atender todas as cidades da região de Feira e será construída próxima ao Hospital da Criança, onde vai ficar também o novo hospital, transformando o local em um complexo de saúde”.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br