Deputados estaduais baianos participam de reunião do ‘Movimento União Pelo Nordeste’

Deputados estaduais baianos participam de reunião do 'Movimento União Pelo Nordeste'.

Deputados estaduais baianos participam de reunião do ‘Movimento União Pelo Nordeste’.

Eduardo Salles, Adolfo Viana e Luciano Simões Filho representaram a Bahia nesta segunda-feira (16/11/2015), no Recife, na audiência do Movimento União Pelo Nordeste, que reúne deputados estaduais dos nove estados da região para pressionar o governo federal a implantar políticas públicas de desenvolvimento do semiárido. Os parlamentares pernambucanos Miguel Coelho e Rodrigo Novaes apresentaram plano de trabalho dividido em sete eixos que será entregue à presidenta Dilma Rousseff.

Para Eduardo Salles, o momento é “o mais difícil” do rio São Francisco. “O Lago do Sobradinho está com 2% de sua capacidade e 1,2 milhão de empregos ligados à fruticultura irrigada estão em risco”, disse. O deputado propôs colocar no documento que vai ser entregue ao governo federal a solicitação de instalação de armazéns da CONAB para venda de milho subsidiado nas cidades do semiárido. “Temos que encaminhar urgente a solicitação do Programa Venda Balção à ministra Kátia Abreu (Agricultura) e garantir a segurança alimentar do rebanho nordestino”.

Adolfo Viana sugeriu desmembrar os sete eixos do plano de trabalho apresentado. “Desta forma podemos cobrar mais específicamente cada ponto ao respectivo ministério”, explicou. Outra reclamação do baiano foi, segundo ele, a diminuição de investimentos na revitalização do rio São Francisco. “O volume de recursos caiu nos últimos cinco anos. Como vamos transpor um rio que está morrendo?”, questionou o parlamentar.

Já Luciano Simões Filho lembrou que 70% do território baiano está no semiárido. “Na Bahia o problema é maior”, alerta. O parlamentar lembrou que municípios às margens do rio São Francisco agora estão a quilômetros de distância da água. “Precisamos aproveitar esse momento para pensar uma nova dinâmica à economia nordestina”, concluiu.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br