Cultura negra é debatida no Boulevard Shopping Feira de Santana

Debate 'Cores da Bahia' ocorreu no Boulevard Shopping Feira de Santana.

Debate ‘Cores da Bahia’ ocorreu no Boulevard Shopping Feira de Santana.

Com a finalidade de refletir sobre a cultura negra, as rádios Jovem Pan e Transamérica realizaram, na quarta-feira (18/11/2015), no Boulevard Shopping Feira de Santana, o debate ‘Cores da Bahia’. O evento foi mediado pelos radialistas Dilton Coutinho e Tanúrio Brito e contou com as presenças do Secretário da Cultura do Estado da Bahia, Jorge Portugal, do militante do PSOL Jhonatas Monteiro, dentre outras personalidades.

Durante o debate foram abordadas questões que afetam a raça negra, a exemplo do processo histórico, cotas nas instituições públicas, assassinato de jovens negros, abuso de poder por parte das forças militares e os estereótipos no mercado de trabalho.

Questionado sobre as temáticas, o secretário Jorge Portugal pontou que a discriminação vai além da violência física e moral. “A agressão é a todo o legado negro, com os seus signos e símbolos. Uma completa descaracterização que tenta neutralizar a participação de um povo tão importante na raiz brasileira. Mas, não existe outra via além da educação.”.

Jhonatas Monteiro avaliou que o negro jamais deve sofrer calado. “Esse não é um problema individual, portanto, deve ser encarado na sua coletividade.”.

O presidente de associação quilombola feirense, Fernanda Santos Conceição, afirmou que foi vítima de racismo, e que o modelo de educação não vem resolvendo. Ele citou que “uma colega foi à praia e tentou causar humor afirmando que se bronzeou e, nem assim, conseguiu chegar à minha cor. É um racismo diário que acontece sem se atentarem.”.

O radialista Dilton Coutinho ponderou que “o objetivo do evento foi levar o debate à comunidade, trazendo temas polêmicos que nos permitam refletir. Alcançamos o efeito esperado. Trazer uma cultura marginalizada a um shopping center é de grande valia.”.

*Reportagem de Leandro Oliveira Santos Santana | Edição de Carlos Augusto.

Outras publicações

Restaurante Saigon: referência na arte da culinária chinesa em Feira de Santana O restaurante Saigon de comida típica chinesa em Feira de Santana, que tem como proprietária a dinâmica empresária do ramo Nancy Brito, tem se destaca...
Seagri apóia Exposição Agropecuária de Feira de Santana e promove com o Sebrae a Rota da Agricultura Familiar Secretário da Agricultura, Jairo Carneiro visita Expofeira. “Fortalecer o setor agropecuário é um compromisso do governo do Estado, que reafirmamos ...
Feira de Santana: FTC leva serviços para a comunidade em ação social Alunos da FTC participaram, da Ação Social da Rádio Sociedade de Feira de Santana. Aplicar em campo o aprendizado da sala de aula. Com esta visão, p...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br