Cultura negra é debatida no Boulevard Shopping Feira de Santana

Debate 'Cores da Bahia' ocorreu no Boulevard Shopping Feira de Santana.

Debate ‘Cores da Bahia’ ocorreu no Boulevard Shopping Feira de Santana.

Com a finalidade de refletir sobre a cultura negra, as rádios Jovem Pan e Transamérica realizaram, na quarta-feira (18/11/2015), no Boulevard Shopping Feira de Santana, o debate ‘Cores da Bahia’. O evento foi mediado pelos radialistas Dilton Coutinho e Tanúrio Brito e contou com as presenças do Secretário da Cultura do Estado da Bahia, Jorge Portugal, do militante do PSOL Jhonatas Monteiro, dentre outras personalidades.

Durante o debate foram abordadas questões que afetam a raça negra, a exemplo do processo histórico, cotas nas instituições públicas, assassinato de jovens negros, abuso de poder por parte das forças militares e os estereótipos no mercado de trabalho.

Questionado sobre as temáticas, o secretário Jorge Portugal pontou que a discriminação vai além da violência física e moral. “A agressão é a todo o legado negro, com os seus signos e símbolos. Uma completa descaracterização que tenta neutralizar a participação de um povo tão importante na raiz brasileira. Mas, não existe outra via além da educação.”.

Jhonatas Monteiro avaliou que o negro jamais deve sofrer calado. “Esse não é um problema individual, portanto, deve ser encarado na sua coletividade.”.

O presidente de associação quilombola feirense, Fernanda Santos Conceição, afirmou que foi vítima de racismo, e que o modelo de educação não vem resolvendo. Ele citou que “uma colega foi à praia e tentou causar humor afirmando que se bronzeou e, nem assim, conseguiu chegar à minha cor. É um racismo diário que acontece sem se atentarem.”.

O radialista Dilton Coutinho ponderou que “o objetivo do evento foi levar o debate à comunidade, trazendo temas polêmicos que nos permitam refletir. Alcançamos o efeito esperado. Trazer uma cultura marginalizada a um shopping center é de grande valia.”.

*Reportagem de Leandro Oliveira Santos Santana | Edição de Carlos Augusto.

Outras publicações

Eleições 2016 – Feira de Santana: José Ronaldo agradece feirenses pela acolhida durante caminhadas José Ronaldo agradece feirenses pela acolhida durante caminhadas. A emoção durante caminhada pelos conjuntos Feira IX e Expansão do Feira IX marcou ...
Feira de Santana: música, literatura, artes visuais além de outras manifestações ocorrem no Beco da Energia Música, literatura, artes visuais além de outras manifestações ocorrem no Beco da Energia em Feira de Santana. Domingo (06/09/2015), às 8 horas, oco...
Tarcízio Pimenta confirma saída do secretário e médico João Cavalanti, substituído pelo advogado Cordeiro. Jairo Filho assume gabinete Nos últimos dias boatos davam conta da renúncia João Carlos Cavalcanti, secretário municipal de saúde de Feira de Santana. Nos bastidores, comenta-se ...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br