Conselho de Usuários da TIM e Defensoria Pública da Bahia lançam canal de atendimento gratuito

Conselho de Usuários da TIM e Defensoria Pública da Bahia lançam canal de atendimento gratuito.

Conselho de Usuários da TIM e Defensoria Pública da Bahia lançam canal de atendimento gratuito.

O Conselho de Usuários da TIM, em parceria com a Defensoria Pública do Estado da Bahia, lançou hoje (13/11/2015), na sede DPE/BA, o “0800 Defensoria”, um canal de atendimento aos usuários que venham procurar a Defensoria Pública para solução de demandas consumeristas.

A solenidade contou com a participação do secretário Nacional dos Conselhos de Usuários da TIM, Ricardo Alves; do Defensor Público da Bahia, Gil Braga; do subdefensor Público Geral, Rafson Ximenes; do presidente do Conselho de Usuários  da TIM, Tiago Mendes; da advogada da TIM, Cecília Diniz e da diretora do Instituto dos Cegos da Bahia, Heliana Guimarães Diniz. A Bahia é o terceiro estado do Nordeste a atuar com este modelo de atendimento, desenvolvido com o objetivo de atender demandas que a Defensoria Pública venha a receber de seus usuários. O projeto busca evitar que o consumidor passe longos períodos discutindo na Justiça uma demanda que poderia ter solução rápida.

Na mesma oportunidade, foi apresentado e disponibilizado pela TIM à Defensoria e ao Instituto de Cegos da Bahia exemplares do Código de Defesa do Consumidor em braile, com foco na inclusão e propagação dos direitos do cidadão.

Durante a reunião, o secretário Nacional dos Conselhos de Usuários da TIM, Ricardo Alves, discorreu sobre o canal de atendimento e falou sobre os benefícios da entrega do Código de Defesa do Consumidor em braile.” É uma grande satisfação conseguir fazer esse ato através do Conselho de Usuários da TIM no Nordeste e, efetivamente, por em prática a disponibilidade desse canal de atendimento, para o qual aconteceu toda uma preparação. Queremos evitar que as demandas sejam encaminhadas ao Judiciário e que, numa ligação, a solução já  seja encontrada. A Defensoria Pública da Bahia é a terceira do Nordeste para a qual estamos disponibilizando esse canal. No total são 10 Defensorias no Brasil que adotaram o canal 0800 e o resultado é excelente, com 95% de solução. Além do canal, desenvolvemos o Código de Defesa do Consumidor em braile como forma de inclusão dos deficientes visuais, que assim como todos os cidadãos, precisam conhecer os seus direitos”, declarou.

Segundo o subdefensor Público Geral, Dr. Rafson Ximenes, a inciativa da TIM em criar o canal 0800 promoverá a resolução extrajudicial de litígios entre usuários dos serviços da Defensoria Pública do Estado da Bahia e os clientes da TIM de forma consensual e dialogada, sem necessidade de procurar o judiciário. “Aproveito a oportunidade para parabenizar a TIM pela iniciativa. Sem dúvida alguma, falar com um canal rápido e eficaz da empresa, vai reduzir muito a quantidade de ações judiciais e aumentar a quantidade de soluções a serem encontradas. A expectativa é que a população seja a maior beneficiada com esta parceria”, disse.

Para o presidente do Conselho de Usuários do Nordeste, Tiago Mendes, a ideia inovadora da TIM traz muitos benefícios aos usuários e ao judiciário, sendo uma maneira de ajudar a incentivar a melhorar as relações de consumo.  Na sequência da reunião, a diretora do Instituto dos Cegos, Heliana Guimarães Diniz agradeceu o exemplar do Código de Defesa do Consumidor em braile e parabenizou pela brilhante iniciativa.

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