Coluna de Antônio José Larangeira de 05 de novembro de 2015

O presidente da Fundação Egberto Costa, professor Antonio Carlos Coelho será o anfitrião hoje das festividades do “Dia Nacional da Cultura”, hoje. No flash, ladeado pelo secretário de Cultura e Lazer Rafael Cordeiro.

O presidente da Fundação Egberto Costa, professor Antonio Carlos Coelho será o anfitrião hoje das festividades do “Dia Nacional da Cultura”, hoje. No flash, ladeado pelo secretário de Cultura e Lazer Rafael Cordeiro.

Os queridos espanhóis  Jesus Cal Canda e Dinaurea com o netinho.

Os queridos espanhóis Jesus Cal Canda e Dinaurea com o netinho.

Conceição e Marinaldo Carvalho, em sociedade.

Conceição e Marinaldo Carvalho, em sociedade.

Dia Nacional da Cultura

Em comemoração ao Dia Nacional da Cultura, a Fundação Egberto Costa

está realizando hoje uma vasta programação em parceria com a Academia Feirense de Letras, Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana e Academia de Artes. Às 15 horas haverá abertura oficial no Museu de Arte Contemporânea Raimundo Oliveira, apresentação do Grupo Venham Todos, sarau poético e mostra de trabalhos  de Carmen Pires. Às 19 horas, show musical com Leno Peixoto, lançamento do livro de poesia do Concurso de Poesia poeta Eurico Alves Boaventura, homenagens à pessoas por relevantes serviços prestados a cultura feirense e o encerramento com a peça teatral “ O palhaço na jaula dos leões” com direção de Luciano Freire e no palco os atores Gil Mario Tanajura e Wilson Machado. Será o anfitrião, o presidente da  Fundação professor Antonio Carlos Coelho.

QUEM É QUEM 2015

Empresas e personalidades de Feira de Santana e Salvador, serão destaques de expressão pelo reconhecido mérito no desenvolvimento da cidade por ser este ano uma das melhores do país em qualidade de vida, de acordo com pesquisa realizada pela consultoria Austin Rating para a revista IstoÉ/Editora3, envolvendo amplo estudo de 5.565 municípios brasileiros, publicado no anuário “As Melhores Cidades do Brasil”, de acordo informações fornecidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Secretaria do Tesouro Nacional , Datasus, Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. Por este motivo a direção regional da TRIBUNA DA BAHIA, vai receber convidados durante uma solenidade de premiação QUEM É QUEM Feira de Santana, a realizar-se às 20 horas do dia 27 de novembro de dois mil e quinze, no Palacete Fróes da Mota, seguida de recepção. Traje: Homem – Passeio Completo e Senhoras – Toalete.

Feirense na Casa Cor

Está aberta a Edição Especial da Casa Cor Bahia. A mostra de decoração é a maior de toda América Latina e acontece nas principais cidades do país. Em Salvador, ela segue até o dia 08 de dezembro, no Solar das Rosas. A feirense e designer de interiores Lydi Siqueira, assina o Lavabo Público que foi inspirado na índia Catarina Paraguaçu.    Composto de uma ante-sala e área privativa, no ambiente monocromático predomina o tom de vermelho do urucum e pau-brasil, usado pelos índios para pintar o corpo. Essa e outras referências se reúnem em um cenário  que retrata o possível “toilettes” de Catarina Paraguaçu durante sua estadia na França por volta de 1530. A viagem aconteceu após o casamento da índia com o europeu Diogo Álvares Côrrea, conhecido pelos índios como Caramuru.

Exportação de cacau

Ilhéus, no sul da Bahia, acaba de quebrar um jejum de 20 anos na exportação de cacau. A multinacional americana Cargill concluiu, na semana passada, o envio de um carregamento de seis mil toneladas de amêndoas de cacau do Porto de Malhado para a Holanda. O fato foi comemorado pelo setor cacaueiro do estado, mas com ressalvas. O presidente do Sindicato Rural de Ilhéus, Milton Andrade Jr., destaca, além do tamanho da carga – a exportação limitou-se a pequenas quantidades nas últimas décadas – o fato de ser a primeira vez, na história da região, em que uma multinacional exporta cacau em grãos. Outro ponto positivo é o reconhecimento da qualidade do produto baiano e o retorno dele ao mercado internacional. A região costumava ser a maior exportadora de cacau antes da vassoura de bruxa – praga que devastou a produção da região no final dos anos 80.

Mercado de Arte

O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho visitou às obras do Mercado de Arte Popular na sexta-feira de acordo registro em sua página no facebook. Pelas fotos divulgadas, quase não há mais nada a fazer na reforma do MAP a não ser a pintura das paredes internas e externas. Poderá ser entregue aos comerciantes e à população antes do Natal e festas de fim de ano.

Obituário

O ex-vereador Jaques Pinheiro foi sepultado , às 11 horas, no Cemitério Piedade. Ele foi vítima de um infarto fulminante no  sábado, quando estava no seu escritório de trabalho, na  sua residencia, Chácara São Cosme, sendo encontro já sem vida pelo filho João.Advogado militante, além  de vereador eleito para a longa 10º legislatura (1983/1988) foi professor com passagem em cargo de comando no Ginásio Ginásio Municipal e na estrutura do poder executivo dirigiu uma das mais importantes diretorias da atual Secretaria de Desenvolvimento Social.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos

Jornal Grande Bahia

Tribuna da Bahia e

Notícias da Bahia

Outras publicações

Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 28 de março de 2015 A museóloga Selma Oliveira, que supervisionou a reforma do Museu Regional de Arte. O prefeito Jose Ronaldo de Carvalho e os arcebispos dom Itamar...
Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 25 de maio de 2015 O presidente da Brasfrut industrial Reinaldo Portugal e sua esposa Jaguaratã, no Vitrô. João Durval Carneiro quando do lançamento do livro sobre ...
Coluna de Antônio José Larangeira de 30 de março de 2009 Um pedaço da cultura cigana já está presente no Boulevard Shopping por 15 dias, através do Festival de Cultura Cigana e exatamente na Praça Raimundo A...

Sobre o autor

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: ajlarangeira2@hotmail.com.