CMFS: Cantores homenageados com a Medalha Godofredo Filho

Cantores homenageados com a Medalha Godofredo Filho.

Cantores homenageados com a Medalha Godofredo Filho.

Carlos Pita, cantor e compositor há 30 anos, com uma trajetória voltada para a música popular brasileira. Céliah Zaiin, nascida Juscélia Figueiredo da Silva, intérprete e maestrina. Márcia Porto, carioca com coração de feirense, cantora de festivais e de trio elétrico. Os três foram homenageados na noite desta terça-feira (10/11/2015), na Câmara Municipal de Feira de Santana (CMFS), com a Medalha Godofredo Rabello de Figueiredo Filho.

O vereador Luiz Augusto de Jesus, autor das homenagens, falou inicialmente de Godofredo Filho, professor e poeta que se destacou pela defesa do patrimônio público. “Deixou um legado brilhante e se tornou o pioneiro da poesia modernista na Bahia”, afirmou, citando obras que marcaram a sua vida literária, dentre as quais “Poema de Feira de Santana”. Lulinha falou também da trajetória de Godofredo como filósofo.

Sobre os homenageados, o vereador, que saudou os convidados em nome do Legislativo, disse que os três são merecedores da homenagem pela trajetória de sucesso, que eleva o nome de Feira de Santana. Ele lembrou que Carlos Pitta, com 15 discos lançados, além de grande intérprete, tem músicas gravadas por artistas de renome nacional, participou de projetos importantes e dividiu palco com artistas como Caetano Velloso e Dominguinhos.

A história de Céliah Zaiin mereceu destaque no discurso de Lulinha, não somente como cantora, mas também como maestrina, criadora do Trio da Cidade, que se apresenta anualmente na Micareta, reunindo artistas feirenses, e especialmente autora do projeto Música na Escola. A cantora também se destacou com a produção de tributos, homenageando artistas como Tom Jobim e Noel Rosa e criação de eventos culturais diversos.

Márcia Porto se tornou cantora no trio elétrico Brilhaê e até chegar à criação do trio temático Forró Folia percorreu um caminho de sucesso, incluindo a participação marcante no Movpaz, Movimento Internacional pela Paz e Não Violência e em projetos voltados para o público infantil. Levou a música também para o rádio, em um programa de cultura que apresenta. No seu novo CD, cuja gravação está sendo concluída, reúne vários artistas nordestinos.

O cantor Carlos Pitta citou os artistas que construíram a história cultural da cidade, se referiu a Célia Zaiin e Márcia Porto como mulheres guerreiras e lembrou grandes feirenses, a exemplo de Georgina Erisman, autora do Hino a Feira de Santana. Emocionado, falou de Alcina Dantas, a sua primeira professora de música. “Eu sou Feira de Santana, com muito orgulho”, disse, antes de cantar a canção “Dono dos teus olhos”, acompanhado do violinista Gereba Barreto, que prestou homenagem a Luiz Gonzaga.

A apresentação do violinista Nicodemos Figueiredo de Souza foi um dos destaques da noite, que teve ainda execução do Hino a Feira de Santana por Célia Zaiin. Ela contou o encontro com o jornalista Ernesto Paglia, que veio à cidade fazer reportagem sobre denúncias e propôs ao mesmo parar e ouvir o Hino a Feira. “Só o feirense para amar e falar dessa cidade”, frisou a cantora, que encarnou a figura de Maria Quitéria com a proposta de fazer o chamado turismo cultural.

Para Márcia Porto, o momento foi de agradecimento. À família, aos amigos e ao vereador Lulinha. “A escolha do meu nome não foi por um mero gesto de gentileza política, mas pelo amor a Feira de Santana”, disse a cantora, dividindo a homenagem com todos “os corajosos” que se dedicam à cultura. Ela falou do programa e rádio web “Viva Voz”, que resgata os trabalhos autorais de músicos que não têm espaço, bem como representantes de outras manifestações artísticas. E, claro, encerrou seu discurso cantando: “Fé na vida, fé no homem… nós podemos tudo, nós podemos mais”.

Com a declamação de um poema de Godofredo Filho pelo poeta Francisco Setúbal, foi encerrada a solenidade cuja mesa esteve composta pelo vice-presidente do Legislativo, vereador Roque Pereira do Carmo, que presidiu os trabalhos, o secretário municipal de Governo Paulo Aquino, representando o prefeito José Ronaldo de Carvalho, e os três homenageados. No plenário e na galeria familiares e amigos dos cantores, autoridades e artistas da cidade.

Outras publicações

Confira os debates que ocorreram na CMFS nesta quarta-feira (24/02) Câmara aprovado relatório conclusivo da CPI dos Combustíveis Foi discutido e aprovado na sessão de hoje (24/02/2010) da Câmara Municipal o relatório ...
Líder do governo Wagner comemora entrega de mais 520 casas do MCMV em Feira de Santana Casas do MCMV são entregues em Feira de Santana. Na manhã desta terça-feira (14/05/2013), o Governo Federal entregou, junto com a Caixa Econômica Fe...
Inauguração da loja Design Acessórios em Feira de Santana Inauguração da loja Design Acessórios em Feira de Santana. Foi inaugurada a Design Acessórios na cidade de Feira de Santana. O evento, organizado pe...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br