Camaçari: Mariella Santiago apresenta show gratuito da turnê ‘Ella é do Brasil’

Cantora Mariella Santiago.

Cantora Mariella Santiago.

A cantora lança na cidade a vídeo-faixa Bahia, Minha Preta, música de Caetano Veloso gravada do DVD; incluindo o repertório do seu segundo álbum, releituras de Itamar Assumpção, Jorge Mautner e a participação especial da Bamuca.

Camaçari será o palco do próximo show da turnê Ella é do Brasil, com lançamento simultâneo da vídeo-faixa “Bahia, Minha Preta” – em homenagem ao Mês da Consciência Negra – no site www.ellaedobrasil.com. Com musicalidade afro-brasileira somada ao jazz e soul, a cantora baiana apresenta-se dia 21 de novembro, Sábado, no Teatro Cidade do Saber.

No show, Mariella expande o universo do seu recém lançado álbum, Ella, por meio de novas canções autorais e releituras de composições de Itamar Assumpção, Jorge Mautner e Caetano Veloso. A afinidade com essas obras se estabelece pelo fio da vanguarda e do experimentalismo, traços marcantes na personalidade da artista que explicam o nome do espetáculo. “O título nos leva a refletir que o Brasil pode ser reconhecido por diversos estilos musicais”, destaca.

No palco, a cantora será acompanhada por Isaías Rabelo (teclados), Angelo Santiago (contrabaixo), Lucas de Gal (percussão), Gilberto Santiago (bateria e programações) e Márcio Pereira (guitarra e violão), além da participação especial da Bamuca (Banda Marcial de Camaçari). Com 38 anos de existência, A banda possui o título de Patrimônio Cultural da Cidade de Camaçari. A associação atua na formação de jovens através da tradição das fanfarras e bandas marciais. O grupo é formado por cerca de 140 integrantes, estudantes, músicos profissionais e mestres de saberes.

O projeto, que inclui gravação do DVD e turnê de lançamento por cinco cidades, foi contemplado pelo Edital Bahia 2014 do Natura Musical. “O Natura Musical foi criado para valorizar a música brasileira em diferentes estágios, fomentando a renovação da produção e prezando sempre pela preservação de nosso legado musical. O edital Bahia, lançado em 2012, já tem um histórico de apoio a artistas de diversas origens que nos orgulham muito, como Russo Passapusso, Marcela Bellas, Manuela Rodrigues, Ilê Aiyê, e, agora, Mariella Santiago”, afirma Fernanda, gerente de Marketing Institucional da Natura.

“Ella”

Em seu último disco, lançado no início de 2015, Mariella cria uma sonoridade limpa a partir dos diálogos com o funk, soul, samba e jazz soft, em composições bem trabalhadas, mas sem hermetismos. A voz afinada da cantora pode ser ouvida em 15 faixas, sendo 11 da própria Mariella, que assina também a produção do disco em parceria com o produtor paulista, radicado na Bahia, Beto Neves. Nas parcerias, Mariella traz alguns nomes de referência artística e afetiva, como na canção “Calunga Exuberante”, em que canta um dueto com Chico César, e em “Pássaro de Clareira” e “Hoje”, músicas que contam com a participação do guitarrista Pascal Heranval.

A busca de Mariella passa pela transcendência e pela ancestralidade, sempre trazida com uma estética moderna. “A música, para mim, é ritualística por excelência. Tem lugar na vida de quem compõe e interpreta e na vida de quem frui. A música pode ter uma função política ou de entretenimento, mas para mim é um momento de transcendência, diferente do cotidiano”, afirma a cantora.

Em “Saudação”, essa relação se explicita quanto ao abordar a capoeira e Mestre Pastinha, intercalando trechos de “Que Beleza”, de Tim Maia, e falas sampleadas de Glauber Rocha. “Ella fala dessa filosofia de buscar algo tão poderoso, que rompe situações de opressão e transformam a realidade. Como é a capoeira, que é de uma beleza tão extrema e absoluta, que rompeu sentimentos de ódio e opressão”, acredita.

Mariella Santiago

Nascida em Salvador, na Bahia pós tropicalista dos anos 1970, a cantora e compositora Mariella Santiago tem um estilo próprio, composto por uma mistura de ritmos afro-brasileiros, jazz e soul. A artista tem se apresentado em projetos e festivais pelo Brasil e Europa, principalmente na França, Espanha e Alemanha. Na Bahia, seu trabalho é referência de inovação. Experimental por natureza, sua musicalidade se estende para além da carreira solo, em parcerias com diversos artistas, registradas em mais de mais de 15 CDs lançados no Brasil e no exterior.

Mariella tem histórico de proximidade afetiva e profissional com a capital mineira. Já participou do Festival de Arte Negra (FAN), com o artista Sérgio Pererê, tem trabalhos em colaboração com Zhal Sissoko e Ibrahima Gaye da Casa África, e acompanha a folia do Bloco Baianas Ozadas. Além disso, no rol de suas diversas influências musicais está o artista Milton Nascimento e o trabalho do Clube da Esquina.

Natura Musical: 10 anos de valorização da música brasileira

O Natura Musical, programa da Natura de apoio à música brasileira completa dez anos em 2015, ocupando papel singular no cenário de patrocínio cultural do país. Com mais de 270 projetos patrocinados, o programa apoiou, desde 2005, a realização de mais 1130 produtos culturais (mais de mil shows, 89 CDs, 19 DVDs, 17 livros e 5 filmes), e se converteu numa plataforma de renovação da música brasileira. Hoje proporciona o lançamento de um volume de novos trabalhos comparável aos principais selos de música brasileira não orientados exclusivamente pelo mercado, com uma média de 20 discos por ano, além de patrocinar cerca de 150 shows pelo país, gratuitos ou a preços mais populares do que o mercado oferece tradicionalmente, no caso de artistas consagrados.

O programa patrocina novos talentos, projetos de preservação de legado e formação musical e artistas consagrados em momentos emblemáticos da carreira em todo o Brasil, por meio de diferentes frentes, como os editais públicos, que selecionam projetos de diferentes formatos e estágios da produção cultural, por meio das Leis Rouanet e do Audiovisual em todo o Brasil, e da Lei do ICMS em São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia e no Pará; por Seleção Direta, que contempla propostas adequadas ao conceito do programa e de grande relevância e inovação, sem a obrigatoriedade das leis de incentivo; e pelos Festivais.

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é a maior multinacional brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza. Líder no setor de venda direta no Brasil, registrou R$ 7,4 bilhões de receita líquida em 2014, possui sete mil colaboradores, 1,8 milhão de consultoras e operações na Argentina, Bolívia, Chile, México, Peru, Colômbia e França. Maior empresa B Corp do mundo, foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. A estrutura da companhia é composta por fábricas em Cajamar (SP) e Benevides (PA), oito centros de distribuição no Brasil, um hub logístico em Itupeva (SP) e centros de Pesquisa e Tecnologia em São Paulo (SP), Manaus (AM) e Nova Iorque (EUA). Detém 71% da fabricante australiana de cosméticos Aesop, com lojas em países da Oceania, Ásia, Europa e América do Norte. Produtos da marca Natura podem ser adquiridos pela Revista Natura ou pela Rede Natura www.redenatura.net. Para encontrar uma Consultora Natura por perto, os consumidores podem enviar um SMS gratuito com a palavra Natura para 28128. Para mais informações sobre a empresa, visite www.natura.com.br e confira os seus perfis nas seguintes redes sociais: Linkedin, Facebook, Twitter e Youtube. www.naturamusical.com.br

Agenda

Local: Teatro Cidade do Saber

Endereço: R. do Telégrafo, S/N, Centro, Camaçari.

Data: (21/11/2015) | Horário: 20 horas

Outras publicações

Em Camaçari, o ex-prefeito José Tude adere à oposição O ex-prefeito de Camaçari, José Tude informou ontem (13/03/2012), em entrevista ao programa de Roque Santo, na Rádio Sucesso do município, que não vai...
Eleições 2014 – Bahia: Rui Costa recebe apoio do PV de Camaçari Rui Costa e Elias Natan, do PV de Camaçari. O Partido Verde (PV) de Camaçari declarou apoio à candidatura de Rui Costa (PT) ao governo da Bahia. Dur...
Ministério Público da Bahia deflagra segunda etapa da ‘Operação Adsumus’; mandados são cumpridos em Salvador, Lauro de Freitas e Camaçari A operação, deflagrada pelo Ministério Público da Bahia (MPBA), investiga um esquema de fraudes em licitações, crimes de peculato e lavagem de dinhei...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br