‘Amor aos cães’ é tema de livro lançado em Salvador

Ana Regina Nogueira é autora do livro 'Amor aos cães'.

Ana Regina Nogueira é autora do livro ‘Amor aos cães’.

A obra apresenta histórias reais que envolvem cães e incentiva os cuidados e a adoção desses animais. O livro “Viver o Amor aos Cães”, da editora mineira Irdin, terá três lançamentos, em Salvador na próxima semana. Segundo a autora, Ana Regina Nogueira, a obra visa “impulsionar, fortificar, unir e expandir a rede de amor aos animais e à natureza, que cresce em todo o planeta”. A publicação da obra não tem fins lucrativos, com os direitos autorais reservados ao Parque Francisco de Assis. No dia 10 de novembro de 2015, terça-feira, o livro será lançado na Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da UFBA, às 17h. Na quarta-feira, dia 11, na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, nos Barris, às 18h. Uma noite de autógrafos e palestra da autora também ocorrem no Ciranda Café, Cultura e Artes, no Rio Vermelho, no dia 13, quinta-feira, às 19h30.

Com 224 páginas, em papel couché, a obra é rica em fotografias e relatos. A autora, natural de Belo Horizonte, é uma fotógrafa reconhecida internacionalmente, com quase 50 anos dedicados ao registro de imagens. Ana Regina Nogueira já participou de exposições em importantes galerias, não só do Brasil, mas também dos Estados Unidos e da Europa. Desde 2010, ela voltou sua atenção para os animais abandonados.

Nos eventos de lançamento, haverá uma contação de histórias reais do livro. Em seguida, será exibido um vídeo sobre o Parque São Francisco de Assis e haverá uma palestra da autora sobre o tema da obra. Todas as fotos do livro mostram animais que foram acolhidos pelo Parque, um abrigo de cães, sem fins lucrativos, localizado na cidade de Lavras, Minas Gerais.

O abrigo, que teve entre seus fundadores a autora da obra, é mantido por doações e conta com o trabalho de voluntários brasileiros e estrangeiros. Mais de 4 mil cães já passaram pelo local, onde recebem tratamentos multidisciplinares. A primeira parte da publicação tem 14 capítulos e é intitulada “A serviço do amor”. O texto incentiva a adoção de um cão para uma vida com mais alegria e detalha a importância do acolhimento dos animais. Também fala da cura do cão e do ser humano, além do processo de recuperação da própria área do Parque que, no passado, foi um matadouro de bovinos e suínos.

Segundo a autora, que ainda atua como voluntária no canil, o livro Viver o Amor aos Cães é um antídoto para a violência. “Trata de conscientização, adoção do cão como membro da família, do princípio de almas em cães e sobre uma nova humanidade”. A obra também tem enfoques de arte, literatura, filosofia, culinária, história, ciência, biologia, além de outros aspectos.

Na segunda parte da publicação são apresentadas 42 histórias reais voltadas para pessoas de todas as idades. “Esses relatos têm por objetivo instruir, alegrar e abrir corações em relação a esses nossos irmãos menores, que devemos tratar com dignidade, amor e respeito”, afirma Ana Regina Nogueira. 

Comentários sobre o livro

O chefe e professor do departamento da Medicina Veterinária da Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF, Médico Veterinário Adolfo Firmino da Silva Neto, afirmou: o livro mostra, através de lindas imagens e um relato quase poético, o amor para com os animais, na perspectiva de elevar e harmonizar os seres humanos.

José Trigueiro Netto, filósofo e autor espiritualista de 78 livros, escreveu a introdução e considera esta obra um desafio aos corações fechados. Ele disse “há um clamor na alma de quem escreveu este livro. É um apelo pacífico, sem alardes, mas muito profundo”.

Nina Rosa, um ícone da causa animal brasileira recomenda a leitura do livro. “É uma sublime oportunidade dada por amorosas almas dedicadas aos reinos animal e vegetal. Este trabalho literário é marcado pela intuição e sensibilidade. Terminei a leitura emocionada. Lindos relatos, que falam ao coração. Sinto que esse livro pode abrir muitas consciências para a situação dos animais neste planeta”.

Outras publicações

Secretário de Agricultura critica e rejeita projeto de Domingos Leonelli para transformar o Parque de Exposições de Salvador em Cidade da Música “Cidade da Música expulsando a agropecuária do Parque de Exposições não existe. Mandar a agropecuária para longe de Salvador seria um crime”. Assim re...
Estudantes de Graduação em Farmácia da Universidade Federal da Bahia enviam carta de protesto e afirmam que curso passa por problemas A Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia enfrenta inúmeros desafios para a implantação de uma nova matriz curricular. São inúmeros pro...
Polícia apresenta os três assassinos do delegado Clayton Leão Rinaldo Valença de Lima confessou a autoria dos disparos que levou a morte o delegado Clayton Leão. Em menos de 24 horas, os três envolvidos no assa...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br