Abertura da 4ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres reúne mais de mil participantes

4ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres.

4ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres.

O secretário Josias Gomes, titular da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) do Estado da Bahia, representou o governador Rui Costa na abertura da 4ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres (CEPM) da Bahia, que tem o lema “Mais Direitos, Participação e Poder para as Mulheres”. O evento aconteceu na noite de quarta-feira (11/11/2015) no auditório do Grande Hotel Stella Maris, reunindo mais de 1.000 participantes.

Promovida pela secretária Olívia Santana, titular da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM-BA), a conferência já se constitui um sucesso absoluto, reunindo delegações de centenas de segmentos, municípios e territórios da Bahia, que participaram de reuniões preparatórias para o encontro estadual.

A abertura contou com a participação de vários secretários de Estado, das deputadas estaduais Fabíola Mansur, Luiza Maia, Maria Del Carmen, Ivana Bastos, Neuza Cadore e Fátima Nunes, representantes de entidades das mulheres, de terreiros de candomblé, baianas vestidas com seus trajes típicos, e de mulheres vítimas de violência doméstica.

Na Mesa de Abertura, presentes a secretária Olívia Santana, a coordenadora-executiva da Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, Rosali Scalabrin, o secretário Josias Gomes, a presidenta da União dos Municípios da Bahia (UPB), Maria Quitéria, a Desembargadora responsável pela Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça da Bahia, Nágila Britto, a vice-presidenta do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher e representante do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher, Maria de Lourdes Schefler, a vereadora de Salvador, Aladilce Souza, e representando a sociedade civil, Maria Aparecida Bertozo – vítima de violência doméstica – e outras autoridades.

Em sua fala, Olívia Santana lembrou que a 4ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia é um espaço para o debate aberto e a apresentação de ideias, apontando caminhos e contribuindo para o avanço das mulheres nos espaços de poder.

Ela, ainda, destacou a importância do evento – um dos maiores de todo o país -, elogiou a militância das mulheres baianas e o apoio do governo do Estado através de várias secretarias, especialmente a Secretaria de Relações Institucionais (Serin) da Bahia – comandada pelo secretário Josias Gomes.

“Estou emocionada com a grande adesão das mulheres baianas a esta conferência e também pelos seus esforços na preparação deste grande evento. Quero agradecer, especialmente, ao secretário Josias Gomes, a quem recorri várias vezes e que sempre nos apoiou para viabilizar todas as condições para a realização desta nossa 4ª Conferência”, afirmou a secretária Olívia Santana.

Em seu pronunciamento, Josias Gomes agradeceu as palavras calorosas de Olívia Santana, destacando sua satisfação em participar de tão importante evento. Ele deu um tom político ao enfatisar o atual momento vivido pelo Brasil.

“Precisamos estar atentos para defender o governo da presidenta Dilma dessa violenta campanha da direita, que não aceitou sua vitória eleitoral e quer a todo custo tirá-la do poder. Toda a população brasileira obteve grande melhoria na condição de vida desde o primeiro governo de Lula e até agora” argumentou Josias Gomes.

“O PT tirou milhões da situação de extrema pobreza, em especial as mulheres chefes de famílias, que receberam e estão recebendo as chaves da sonhada casa própria. Agora, precisamos ampliar a consciência política, contribuindo para evitar um retrocesso político”, concluiu o secretário.

A solenidade foi encerrada ao som da música “Maria Maria”, com uma apresentação em homenagem às feministas, que exibiam em todo o salão, placas com fotos de mulheres que romperam barreiras, lutaram, e foram vitoriosas, além de textos referentes às conquistas oriundas de outras conferências de mulheres.

Após a cerimônia, os presentes foram contemplados com apresentação cultural da cantora Margareth Menezes e das Ganhadeiras de Itapuã, em homenagem ao Novembro Negro e a todas as mulheres negras da Bahia e do país.

A CEPM é uma realização da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM), e segue até a próxima sexta-feira (13), quando será realizada a Plenária Final e a posse das novas conselheiras do CDDM.

Outras publicações

Estado da Bahia amplia programa de aprendizado para jovens A administração pública estadual avança na contratação de jovens aprendizes, que irão atuar diretamente na administração pública, através do programa ...
Prefeitos eleitos da Bahia reúnem-se em Camaçari Nesta sexta-feira (09/11/2012) foi realizada a abertura do Encontro de Prefeitos Eleitos e Reeleitos, Sustentabilidade e Inovação, Desafios para a N...
Ministério Público da Bahia terá recesso de 20 de dezembro a 6 de janeiro A partir da próxima segunda-feira, dia 20/12/2010, até o dia 6 de janeiro de 2011, não haverá expediente no Ministério Público do Estado da Bahia em f...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br