11 mitos e verdades sobre a caspa

Matéria aborda mitos e verdades sobre a caspa.

Matéria aborda mitos e verdades sobre a caspa.

Pontinhos brancos incômodos afetam cerca de 40% da população. Sintomas como coceira, descamação do couro cabeludo, irritação e aqueles pontinhos brancos são alguns dos sintomas da caspa. O problema, que está relacionado com a predisposição genética, já afeta 40% dos brasileiros.

A dermatologista credenciada da Paraná Clínicas, Luciana Kalache, explica que a doença ainda não tem cura e é desencadeada por diversos fatores. “A dermatite seborreica é causada ou agravada por múltiplos fatores como predisposição genética, alterações hormonais, estresse, clima frio e seco, hábito de banhos quentes e uso de produtos cosméticos oleosos”, cita.

A falta de informação e o preconceito são os principais inibidores na busca por tratamento de um especialista. Luciana menciona a importância da busca por tratamento para o controle do problema. “É importante o diagnóstico e o tratamento correto, assim como a incorporação de medidas preventivas no dia a dia para o controle do quadro. Além do constrangimento ou desconforto social que a descamação do couro cabeludo pode causar, casos mais graves podem apresentar coceira, espinhas, queda mais intensa dos cabelos. Além disso, a seborreia do couro cabeludo pode por continuidade acometer a face predispondo a quadros como dermatite seborreica na face e acne”, explica.

Confira 11 mitos e verdades sobre a caspa.

1.    Existe mais de um tipo de caspa. VERDADE

2.    Alternar o uso de xampu e anticaspa acaba com o problema. MITO

3.    Não há cura para a caspa. VERDADE

4.    Ela só aparece no inverno. MITO

5.    Apenas homens têm caspa. MITO

6.    Pessoas com cabelos oleosos são mais propensas. VERDADE

7.    Apenas os adultos podem ter caspa. MITO

8.    A falta de higiene pode desencadear o problema. MITO

9.    Xampu anticaspa previne o aparecimento da caspa. VERDADE

10. A alimentação pode influenciar o surgimento da caspa. VERDADE

11. Caspa é contagiosa. MITO

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br