Vitória da Conquista: Adusb e Afus promovem ‘Gestão Universitária com Orçamento Participativo

Washington Almeida Moura participa de seminário.

Washington Almeida Moura participa de seminário.

Adusb e Afus promoverão no dia 8 de outubro de 2015, na UESB campus Vitória da Conquista, o seminário ‘Gestão Universitária com Orçamento Participativo’. A primeira mesa redonda acontecerá às 14h no Auditório do CAP e a segunda às 19h no Auditório II do Módulo Luizão. O evento tem como objetivo fornecer informações à comunidade acadêmica sobre essa nova modalidade de gestão de recursos.

Na oportunidade, o Pró-Reitor de Administração e Finanças da UEFS, Carlos Eduardo Cardoso, e o Vice-Reitor da UEFS (gestão 2007-2011), Washington Moura, discutirão sobre o processo de implantação do orçamento participativo e seus efeitos para a Universidade. Participarão também o coordenador da Afus, Francisco Carvalho e o Pró-Reitor de Administração da UESB (gestão 2010-2014).

A Adusb acredita que implantar o orçamento participativo na Universidade é compartilhar responsabilidade sobre o dinheiro público. Realizar o planejamento e acompanhamento dos recursos de forma democrática é garantir a transparência, bem como assegurar à comunidade acadêmica o poder de decidir sobre os rumos da Instituição.

Em defesa da participação

Tornou-se comum a ideia de que o principal ato de cidadania e participação na vida pública é o momento do voto, de escolher seus representantes. Durante os períodos de eleição para presidente, governador, prefeito, reitor, e outros, há uma efervescência de participação popular. Todavia, após a finalização do processo eleitoral, o debate público em geral se esgota. Acomodados na posição de “representados por alguém”, os cidadãos se afastam da vida pública, deixando nas mãos daqueles que foram eleitos a responsabilidade de gerir sua cidade, universidade, Estado, país, bem como de resolver todos os problemas. Em contraposição a essa situação, ações que incentivam a participação popular na tomada de decisões públicas têm sido desenvolvidas e o orçamento participativo é uma delas.

Transporte

Professores, estudantes e técnicos dos campi de Jequié e Itapetinga da UESB que desejarem participar do evento devem entrar contato com a secretaria da Adusb, até a terça-feira (6) às 17h, para disponibilização do transporte.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br