Vereador Pablo Roberto critica atraso no pagamento de profissionais do Topa

Pablo Roberto: “Quero chamar atenção para uma situação que compete ao Governo do Estado. Recebi reclamações de servidores que estão trabalhando no Todos pela Alfabetização (TOPA), programa considerado muito importante na gestão do ex-governador Jaques Wagner e que também já foi citado pelo governador Rui Costa. Mas, há cinco meses, desde maio, esses profissionais não vêm recebendo seus salários”.

Pablo Roberto: “Quero chamar atenção para uma situação que compete ao Governo do Estado. Recebi reclamações de servidores que estão trabalhando no Todos pela Alfabetização (TOPA), programa considerado muito importante na gestão do ex-governador Jaques Wagner e que também já foi citado pelo governador Rui Costa. Mas, há cinco meses, desde maio, esses profissionais não vêm recebendo seus salários”.

O vereador Pablo Roberto (PMDB) criticou nesta quarta-feira (07/10/2015), durante discurso proferido na tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana, o atraso no pagamento de profissionais que atuam pelo Programa Todos pela Alfabetização (TOPA).

“Quero chamar atenção para uma situação que compete ao Governo do Estado. Recebi reclamações de servidores que estão trabalhando no Todos pela Alfabetização (TOPA), programa considerado muito importante na gestão do ex-governador Jaques Wagner e que também já foi citado pelo governador Rui Costa. Mas, há cinco meses, desde maio, esses profissionais não vêm recebendo seus salários”, criticou.

Segundo o edil, a verba é proveniente da União. “O dinheiro é oriundo do Governo Federal. As pessoas ligam para o Ministério da Educação (MEC) e dizem que já repassou para o Governo do Estado, o Governo diz que os recursos já estão disponíveis no Banco do Brasil, mas os servidores quando chegam lá não tem dinheiro”, disse.

Pablo lembrou que a Educação é colocada pelo Governo do Estado como prioridade, porém, segundo ele, a realidade demonstra o contrário. “Não podemos permitir o Governo dizendo que a educação é prioridade, não posso compreender como isso é prioridade, as pessoas que trabalham no TOPA vêm sofrendo há muitos meses sem salário”, queixou-se.

Na oportunidade, Pablo solicitou ao presidente da Casa da Cidadania, Reinaldo Miranda – Ronny (PSDB), que enviasse um ofício ao governador Rui Costa (PT) e ao secretário de Educação do Estado, Osvaldo Barreto, para que possam dar explicações a respeito do programa TOPA. “Não dá mais, as pessoas estão sem receber salário, e que sejam adotadas medidas por esta Casa”, declarou o peemedebista.

Em aparte, o vereador Isaías de Diogo (PPS) se pronunciou sobre o assunto. “Quero parabenizar Vossa Excelência pelo discurso. Isso é na Feira e na Bahia toda que está acontecendo esse problema. O Governo está tendo dificuldades porque é uma enxurrada de problemas de Brasília chegando na Bahia e afetando Feira de Santana. Acredito que essas pessoas não vão receber, pois vão pagar com o que? É uma vergonha, esse programa que beneficiou tantos pais e mães de família que não eram alfabetizados e, agora, o Governo não paga a aqueles que levaram o ensinamento”, afirmou.

Também em aparte, o vereador Luiz Augusto de Jesus, o Lulinha (PEN), participou do debate. “Acho que agora o Governo vai ter dinheiro, pois foi aprovado um empréstimo 400 milhões de dólares (R$ 1,6 bilhão) é muito dinheiro. Assim terá condição de pagar a dívida, inclusive também das construtoras que estão devendo dinheiro”, anseia.

Novamente com o uso da palavra, o edil Pablo solicitou à Casa da Cidadania uma cópia do ofício que será enviado ao Governo do Estado e ao secretário estadual de Educação, Osvaldo Barreto.

Outras publicações

Postos de combustíveis são notificados por preço abusivo em Feira de Santana Vista aérea de Feira de Santana. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia) O aumento de preço nas bombas de combustíveis em Feira de Santana foi ...
Feira de Santana recebe evento ‘Gestar, Dançar e Amar’ Ninar Bebê – gestação, parto e pós-parto juntamente com o grupo Andanças Circulares, preparou o evento 'Gestar, Dançar e Amar'. Desde o primeiro mom...
Comissão de Direitos Humanos da Alba aprova visita ao Presídio Regional de Feira de Santana Deputado Marcelino Galo é o presidente da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). A Comissão de ...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br