Vereador diz que SMT é um câncer dentro da administração municipal de Feira de Santana

David Evangelista Leite Neto critica duramente SMT de Feira de Santana.

David Evangelista Leite Neto critica duramente SMT de Feira de Santana.

Em pronunciamento na tribuna da Casa da Cidadania, nesta segunda-feira (19/10/2015), o vereador David Neto (DEM) voltou a tecer críticas ao trabalho de alguns prepostos da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT). Em sua opinião, os referidos órgãos vêm prejudicando a administração do prefeito José Ronaldo de Carvalho (DEM).

“Esta semana, na SMTT,  foi presa uma Besta que fazia a linha da Mangabeira para o Shopping Boulevard. Em seguida, a mãe do dono desta Besta chegou com o filho lá e disse que se não liberasse o veículo ela iria abrir o bico. Coincidentemente, o carro foi liberado. É como eu sempre digo: estão prejudicando. Eu não vou dar a placa da Besta nem a foto, porque eu já falei demais aqui, eu acho que cabe ao prefeito tomar as medidas dele. O prefeito está fazendo o trabalho dele, mas as Secretarias estão puxando o contrário”, afirmou.

Na oportunidade, o vereador fez uma leitura de uma denúncia contra a SMT, de um cidadão chamado Carlos Henrique, que é funcionário do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA).

De acordo com David Neto, o denunciante contou que estacionou o veículo em frente à Rodoviária de Feira de Santana, numa  vaga de estacionamento reservada para idosos, uma vez que estava acompanhado pela companheira e a avó da sua esposa, uma senhora de 65 anos de idade, com saúde debilitada, que precisava retirar dinheiro para ser medicada.

O edil relatou que Carlos Henrique, a esposa e a idosa foram até um caixa eletrônico da Rodoviária fazer a operação bancária e, quando retornaram ao  estacionamento, após cinco minutos, se depararam com o veículo sendo guinchado pela SMT. David disse que o condutor explicou  a situação aos agentes, inclusive argumentando que portava todos os documentos e que não tinha cometido nenhuma infração, mas não logrou êxito.

O vereador informou que Carlos Henrique, em seguida, se dirigiu à SMT para tentar a liberação do veículo junto ao superintendente municipal de Trânsito, Francisco Júnior, mas este, segundo David Neto, o ignorou. Posteriormente, o condutor foi informado por outra pessoa que o seu automóvel só poderia ser liberado no dia seguinte.

Indignado com a situação, o vereador disse que Francisco Júnior é remunerado para cumprir com seus deveres, inclusive  prestar um bom atendimento às pessoas. “Ele é superintendente daquele negócio, mas eu acho que ‘Chico do Ligeirinho’, naquela hora,  estava desnorteado, que não soube nem atender, ele ganha pra isso, ele é funcionário da SMT, ele ganha para cumprir as suas obrigações”, avalia.

David Neto classificou este fato como abuso de autoridade. “Isso aí é tratamento humilhando as pessoas”. Para o edil, caso os prepostos da SMT permaneçam com  este  tipo de comportamento, as pessoas vão prestar queixa ao Ministério Público. “Este SMT é aquela doença que vai corroendo, é um câncer do município dentro da gestão do prefeito José Ronaldo de Carvalho”, criticou.

Em aparte, o líder da bancada de oposição, Alberto Nery (PT), disse que já tinha conhecimento da denúncia apresentada pelo edil David Neto, mas não denunciou antes porque, segundo ele, os vereadores do Legislativo feirense não têm moral.

O petista argumentou que foi encaminhado ao Executivo Municipal um requerimento da Câmara, assinado por 15 edis, pedindo a exoneração do chefe da Divisão de Fiscalização da SMT, Dermeval Frutuoso, que, segundo Nery, tem desrespeitado à população e aos vereadores, mas até o momento não houve nenhuma resposta do prefeito. “Não adianta, os nossos reclames, na realidade, o Governo não tem ouvido”, queixou-se.

Novamente com o uso da palavra, David Neto disse que a Casa da Cidadania não vai ficar omissa. “Esta Casa vai sim tomar as providências. Vamos mexer aqui em todas as leis que administram o trânsito de Feira de Santana, porque esta Casa tem competência”, garantiu.

Na oportunidade, o vereador sugeriu à Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito a colocação de placas de trânsito na avenida Nóide Cerqueira.

Edvaldo Lima quer presença de Francisco Júnior na Câmara de Feira

O vereador Edvaldo Lima (PP) é o autor do requerimento de nº 107/15 que solicita que o superintendente Municipal de Trânsito, o senhor Francisco Júnior, esteja  na Câmara Municipal de Feira de Santana para dar explicações referente à aplicação de mais de 50 mil multas no primeiro semestre de 2015. O requerimento foi aprovado na manhã desta segunda-feira (19), na Câmara Municipal de Feira de Santana com votos contrários dos vereadores Carlito do Peixe (DEM), Robeci da Vassoura (PHS), José Carneiro (PSL), Tonhe Branco (PSC) e Roque Pereira (DEM).

De acordo com o requerimento, a reclamação é generalizada e a grande parte dos condutores de veículos e motociclistas da cidade de Feira de Santana se queixam da atuação da SMTT. “No primeiro semestre de 2015 foram 10 mil notificações em invasão de sinal; o excesso de velocidade, se aproxima a 30 mil e o uso de celular, seis mil notificações. Para que esse número seja diminuído gostaria que fosse apresentada ações preventivas na quais a Secretaria vai orientar e realizar ações constantes, e não somente na semana nacional de Trânsito, onde são realizadas várias ações e atividades educativas para o trânsito. Se houver um trabalho constante, essa realidade vai ser bem diferente”, diz Edvaldo.

Na votação do requerimento, o líder do governo, o vereador José Carneiro (PSL), afirmou que entende a preocupação do autor e acha a ideia inicial interessante. Carneiro acredita ser errôneo constar no requerimento notificações por invasão de sinal vermelho, uso de celular e por excesso de velocidade. “Não sei quem, em sã consciência, recorreria a infrações como essas. Parece que o vereador é contra quem é notificado com infrações graves como essa. Esse requerimento é extremamente desnecessário, por que é natimorto. O próprio vereador responde aos seus questionamentos”, disse, declarando que o seu voto seria contrário à aprovação.

Outras publicações

Feira de Santana: Tributo ao Seminário de Música ocorre no Teatro de Arena do Cuca Tributo ao Seminário de Música conta com a performance de artistas a exemplo de Celiah Zaiin. A Cantora Celiah Zaiin especialista na Interpretaçã...
Prefeito de Feira de Santana recebe em audiência o novo comandante do 35º BI Prefeito José Ronaldo parabeniza o tenente-coronel Cláudio Eduardo Bouças, pelo comando do 35º Batalhão de Infantaria Luiz Barbalho Bezerra. O novo ...
A empresa RBA Alimentação Industrial é interditada por servir alimentos que provocou intoxicação alimentar dos operários da R. Carvalho A equipe da Vigilância Sanitária, de Feira de Santana, interditou nesta quinta-feira (16/12/2010) às 9h, empresa RBA Alimentação Industrial, responsáv...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br