TJBA inaugura ludoteca para acompanhar crianças em processo de adoção internacional

Presidente Eserval Rocha inaugura ludoteca.

Presidente Eserval Rocha inaugura ludoteca.

Um ambiente lúdico, com muitas cores, brinquedos e livros de histórias passou a fazer parte oficialmente da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (Cejai) do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). Nesta quarta-feira (28/10/2015), foi inaugurada a ludoteca da comissão, um espaço voltado para acompanhar as crianças em processo de adoção.

A juíza Patrícia Cerqueira Kertzman Szporer, presidente da Cejai, definiu como um “momento de grande alegria” e agradeceu a parceria do TJBA com o Instituto Sabin, que possibilitou a criação do espaço. “O maior significado está na contribuição para preparar essas crianças para ter uma família”, declarou.

O trabalho de acompanhar as crianças em processo de adoção internacional já é feito na Cejai, mas não havia o espaço interativo. Para viabilizar o projeto, o instituto equipou a sala cedida pelo TJBA, que mantém a equipe técnica de atendimento.

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Eserval Rocha, presente na inauguração, ressaltou que a instalação de novas varas de Violência Doméstica e da Infância e Juventude têm sido prioridade na atual gestão. “São varas que estão ligadas ao cuidado com a criança”, completou.

O gerente executivo do Instituto Sabin, Fábio Deboni, e a gestora do laboratório Sabin Salvador, Tatiana Ferraz, agradeceram ao TJBA pela viabilização da parceria. “Ficamos muito felizes em poder agregar o nosso projeto ao serviço prestado pelo tribunal”, pontuou Deboni.

Esta é a terceira ludoteca instalada a partir da parceria entre o Tribunal e o Instituto. As outras duas funcionam no 2ª Vara da Violência Doméstica e Familiar de Salvador, no Fórum Regional do Imbuí, e no Serviço de Apoio e Orientação Familiar (SAOF) das Varas de Família de Salvador, no Jardim Baiano.

O corregedor-geral da Justiça, desembargador José Olegário Monção Caldas; o corregedor das Comarcas do Interior, desembargador Emílio Salomão Pinto Resedá; as desembargadoras Sílvia Carneiro Santos Zarif, Rita de Cássia Machado Magalhães Filgueiras Nunes, Regina Helena Ramos Reis, Joanice Maria Guimarães de Jesus, Maria de Lourdes Pinho Medauar, e os desembargadores Maurício Kertzman Szporer e Lidivaldo Reaiche Raimundo Britto estiveram presentes na inauguração da ludoteca.

Participaram também o diretor-geral do TJBA, Franco Bahia, o assessor especial da Presidência para Assuntos Institucionais, juiz Anderson Bastos, entre outros magistrados e servidores. A Cejai funciona no 3º andar do prédio Anexo do TJBA.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br