Solenidade concorrida marca posse de Alberto Balazeiro no MPT na Bahia

Posse de Alberto Balazeiro no MPT.

Posse de Alberto Balazeiro no MPT.

Uma solenidade bastante concorrida marcou na noite desta terça-feira (13/10/2015) a posse de Alberto Balazeiro para o segundo mandato à frente do Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia. Autoridades do Executivo, do Legislativo e do Judiciário, além de sindicalistas, empresários, servidores públicos e representantes de diversos ramos do Ministério Público prestigiaram o evento, realizado no auditório do MPT, no Corredor da Vitória, em Salvador. Além do procurador-chefe, também foram empossados outros oito procuradores, que passam a compor a direção do órgão no estado.

“É papel do MPT lutar para que a compreensão do conceito de progresso não permita flexibilizar valores caros à sociedade, como a proteção do pleno emprego digno. Uma sociedade progride quando realmente protege seus trabalhadores”, afirmou o gestor em seu discurso. Em seguida falou da crise econômica: “temos consciência do momento difícil vivido pelo país. Mas não podemos nem culpar e muito menos flexibilizar a legislação do trabalho ao sabor de conjunturas econômicas.” Ele aproveitou o momento para fazer um retrospecto dos dois anos de gestão, enumerando conquistas em dois campos principais: a estruturação física do MPT e a capacitação continuada de procuradores e demais servidores.

A solenidade foi presidida pelo procurador-geral do trabalho, Ronaldo Fleury, que veio de Brasília para dar posse à nova direção do MPT no estado. Ele não poupou elogios ao ritmo de realizações do órgão no estado. “Balazeiro, a revolução que você fez no MPT na Bahia, através das obras, das relações de trabalho, é um exemplo a ser seguido em todo o Brasil”, afirmou. Ele lembrou anda que o procurador-chefe do MPT na Bahia também integra a recém-criada Comissão de Gestão da Procuradoria Geral do Trabalho, que dá suporte à administração do órgão.

A nova direção do MPT no estado conta ainda com os procuradores Jairo Sento-Sé, como vice-procurador-chefe institucional; Adriana Campelo, como vice-procuradora-chefe de gestão; Bernardo Guimarães, como coordenador de 1° grau, e Messias Bulcão, como coordenador de 2° grau. As procuradoras Larissa Leal Amorim e Sandra Faustino ocuparão as vagas de substitutas das coordenadorias de 1º e 2º graus. Ainda compõem a nova direção os procuradores Marcelo Travassos e Maurício Brito, respectivamente coordenador e coordenador substituto das unidades do MPT no interior.

O presidente do Tribunal Regional do Trrabalho da 5ª Região, desembargador Valtércio Oliveira, também discursou na solenidade, destacando a amizade construída com Alberto Balazeiro e a aproximação institucional entre o TRT e o MPT nesse período. Ele destacou que “Balazeiro transformou o MPT em um grande canteiro de obras que transformam a instituição na capital e no interior”. Oliveira ainda afirmou que o empenho da gestão resulta na “ampliação da credibilidade do Ministério Público perante toda a sociedade.”

Outro a discursar durante o evento foi o vice-presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), o procurador Ângelo Fabiano Farias da Costa, que fez um amplo retrospecto da atuação de Balazeiro no Ministério Público do Trabalho. “Conheci primeiro a fama de Alberto e depois o conheci pessoalmente e posso afiançar que se trata de um procurador totalmente dedicado a fazer do MPT uma instituição mais forte e atuante, com um nível de dedicação excepcional”, relatou.

Na mesa alta, estiveram presentes também o secretário do Trabalho e Esporte, Álvaro Gomes, que representou o governador Rui Costa, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado estadual Marcelo Nilo, a procuradora-geral do município de Salvador, Luciana Rodrigues Alves, representando o prefeito ACM Neto, o procurador-geral de Justiça da Bahia, procurador Márcio Fahel, o procurador-chefe do Ministério Público Federal na Bahia, Oliveiros Guanais, o comandante da VI Região Militar, general Artur Costa Moura, e o superintendente regional do Trabalho na Bahia, Severiano Alves. Diversas outras autoridades e representantes de entidades da sociedade civil também prestigiaram o evento.

Outras publicações

Bahia – Eleiões 2014: PSB propõe criação do Fundo de Educação para o Ensino Fundamental Lídice da Mata durante seminário do PSB. Membros do PSB comemoram resultado do seminário. A criação do Fundo de Educação voltado para o ensino f...
Com direitos políticos suspensos, 19 mil baianos não podem participar da vida pública do país Na Bahia, aproximadamente 19 mil eleitores estão com os direitos políticos suspensos. Em todo o país, são mais de 800 mil brasileiros. Na Bahia, apr...
Mercado Imobiliário vai investir no interior da Bahia Ao participar da posse da nova diretoria da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-BA), o secretário da Indústria, Comércio e Mineração...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br