Senadora Lídice da Mata homenageia políticos baianos Fernando Sant’Anna e Salvador da Matta

Senadora Lídice da Mata homenageia políticos baianos Fernando Sant'Anna e Salvador da Matta.

Senadora Lídice da Mata homenageia políticos baianos Fernando Sant’Anna e Salvador da Matta.

Em pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (20/10/2015), a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) prestou homenagem a dois políticos baianos, o deputado constituinte Fernando Sant’Anna e o médico e ex-prefeito Salvador da Matta. Já falecidos, eles completariam 100 anos de idade em 2015.

– Tiveram compromisso com a coisa pública e compromisso com a honestidade e a dignidade à frente das atividades públicas. Honraram os votos do povo da Bahia – elogiou a senadora.

Segundo relatou Lídice, Fernando Sant’Anna foi militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e liderança do movimento estudantil na Bahia. Foi o relator dos estatutos de fundação da União Nacional dos Estudantes (UNE) e elegeu-se deputado federal em 1958 e 1962. Teve o mandato cassado pela ditadura militar e foi preso. Depois de libertado, participou da campanha pelas eleições diretas e voltou à Câmara pelo PMDB. Com a volta do PCB à legalidade, retornou ao partido e participou da Constituinte.

Salvador da Matta era tio de Lídice e foi vereador e duas vezes prefeito do município de Ipiaú, no sul da Bahia. Depois de se formar médico, montou consultório na própria casa e trabalhou como obstetra e legista, além de ter clinicado no Sindicato Rural local. Segundo a senadora, Salvador foi também protagonista da emancipação de Ipiaú.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br