Salvador: Ribeira recebe mostra fotográfica no projeto Box Galeria

Fotografia produzida por OG Marcelo.

Fotografia produzida por OG Marcelo.

A quarta exposição do Projeto Box Galeria apresenta a mostra fotográfica (RE)tratos de feira, do fotógrafo OG Marcelo, cuja obra evidencia cores, cheiros, texturas e personagens anônimos da Feira de São Joaquim. A abertura da mostra acontece dia 23 de outubro de 2015 (sexta), às 18h, no bairro da Ribeira e fica em cartaz até o dia 15 de novembro. Durante esse período acontecerão também oficinas e visitas guiadas pelo fotógrafo.

O projeto Box Galeria começou em julho de 2015 com a proposta de fazer circular pela cidade exposições itinerantes que acontecem dentro de contêineres e se deslocam pelos bairros periféricos da capital. Considerando o baixo número de galerias de arte em Salvador, além do fato de elas estarem, em sua maioria, nas regiões mais centrais, o projeto busca não só a descentralização, mas a ampliação do acesso a novos artistas visuais.

Através de convocatória, cinco artistas foram convidados a expor nas galerias móveis. Dentro do projeto, cinco exposições ficarão abertas à visitação pública durante um mês. Os bairros que recebem a galeria são Cajazeiras, Plataforma, Cabula, Ribeira e Liberdade, onde também acontecerão oficinas promovidas pelos artistas curadores, além de visitas guiadas pelos artistas em exposição.

OG Marcelo decidiu trancar a faculdade de psicologia há dois anos para se dedicar a arte da fotografia. (RE)tratos de feira é seu primeiro grande trabalho autoral e já ganhou reconhecimento, sendo selecionado para expor no Box Galeria e recebendo destaque na plataforma #Osbrasis (Site de divulgação da cultura brasileira).

Solução criativa para as artes visuais

O projeto Box Galeria apresenta uma solução criativa e viável para o gargalo na circulação de exposições de arte e na formação de público em Salvador: a adaptação de contêineres como galerias de arte, uma tendência que já possui alguns adeptos pelo mundo. O Box Galeria se apropria da tendência e utiliza contêineres para servirem como galerias móveis que circularão por bairros populares da cidade de Salvador, se instalando em um determinado local por um mês.

Entendendo a arte como um espaço também para a educação, as exposições pretendem estabelecer um diálogo com as comunidades que as receberão, havendo convênio com escolas da região, visitas guiadas e oficinas voltadas para os moradores dos bairros.

O projeto Box Galeria foi selecionado pelo Edital Setorial de Artes Visuais 2014 – 17/2013, da Secretaria da Cultura do Estado da Bahia, através da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), com recursos do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). Conta também com o apoio da Fundação Gregório de Matos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador.

Agenda

Box Galeria | Exposição #4 RIBEIRA

Abertura: 24 de outubro de 2015 (sábado)

Período de visitação: de 25 de outubro a 15 de novembro

Horários: de terça a sábado, das 9h às 17h; domingo, das 8h às 12h.

Local: Largo da Madragoa – Ribeira (Próximo ao Colégio Estadual Presidente Costa e Silva).

Visitas guiadas por OG Marcelo:

29.10.2015 (13h30, 14h30, 15h30, 16h30)

05.11.2015 (13h30, 14h30, 15h30, 16h30)

12.11.2015 (13h30, 14h30, 15h30, 16h30)

Sobre OG Marcelo

OG Marcelo é um ex-estudante de Psicologia que há dois anos resolveu trancar a faculdade para se dedicar inteiramente à arte de fotografar, quando começou a dar os seus primeiros clicks sob forte influência de livros fotográficos deixados pelo pai. O seu encanto pela linguagem fotográfica o levou a um contínuo estudo a fim de desenvolver um estilo próprio de fotografar. Durante este período, Marcelo teve a oportunidade de desenvolver alguns projetos autorais, não voltados para o grande mercado fotográfico, entre eles o (RE)tratos de feira, fruto do seu encantamento pelo universo multicultural presente na Feira de São Joaquim.  Para sua grata surpresa, o (RE)tratos de feira – seu primeiro grande projeto – foi selecionado para expor no Box Galeria, recebendo também, destaque na plataforma #Osbrasis (Site de divulgação da cultura brasileira).

Outras publicações

Luiz Caetano: Geddel perdeu a eleição para a Wagner e teve menos votos do que os brancos e nulos Em resposta a recente declaração dada à imprensa pelo ex-candidato ao governo do estado Geddel Vieira Lima (PMDB) em que cita textualmente “ Eu não pe...
Sayuri Suto promove lançamento do livro ‘O Lírio e o Beija-flor’ Sayuri Suto lança "O Lírio e o Beija-flor". No dia 10 de junho de 2014 (terça-feira), antevéspera do Dia dos Namorados, a escritora Sayuri Suto apro...
Minha Casa, Minha Vida entrega moradias neste sábado em Salvador Mais 379 famílias baianas terão acesso a moradia ao receberem as chaves do Residencial Assis Valente, que será inaugurado pelo governador Jaques Wagne...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br