Salvador: estudantes lotam Senai-Cimatec na Semana Nacional de Ciências e Tecnologia

Estudantes lotam Senai-Cimatec.

Estudantes lotam Senai-Cimatec.

Popularizar e difundir a ciência especialmente entre as crianças e jovens. Com esse propósito, diversos experimentos e inovações tecnológicas, muitos aplicáveis no dia a dia, estão apresentados na 12ª Semana Nacional de Ciências e Tecnologias (SNCT), no Senai-Cimatec, em Salvador. Para celebrar 2015 como o Ano Internacional da Luz, decretado pela Organização das Nações Unidas (ONU), esta edição da SNCT destaca a importância das tecnologias desenvolvidas e associadas à ‘Luz, Ciência e Tecnologia’.

O evento é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Milhares de pessoas, boa parte estudantes da rede pública de ensino, aproveitaram esta quinta-feira (22), primeiro dia de atividades, para visitar o evento que é aberto ao público.

Na ocasião, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Manoel Mendonça, disse que a Semana acontece em todo o País e aqui, na Bahia, estamos fazendo uma programação especial. “O evento era realizado em shoppings centers e, este ano, em um centro de pesquisa. Trouxemos muitas coisas de interesse juvenil, mas também fizemos um planejamento que contempla o público universitário e adulto. Fizemos parceria com o Sebrae e estamos oferecendo palestras para micro e pequenos empreendedores que têm interesse na área de inovação”.

Preferência dos jovens

Juntamente com os estandes de robótica e aeromodelismo, os estandes de jogos eletrônicos estão entre os preferidos dos mais jovens. O estande do berimbau com corda de metal estirada entre duas peças imantadas é outra parada obrigatória. O instrumento chama a atenção por emitir um som mais potente que o habitual ao ter as cordas conectadas a uma caixa amplificadora.

Tecnologias utilizadas pela Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP) também estão expostas no evento, a exemplo do Departamento de Polícia Técnica (DPT). “Estamos apresentando algumas das tecnologias que são utilizadas pelo DPT para produção de prova material”, explicou o perito criminal Renato Lacerda.

Na área externa do Senai-Cimatec, unidades móveis de polícia, como a Plataforma de Observação Elevada com câmeras de videomonitoramento, da mesma forma, atraem os olhares curiosos. Já a Praça de Ciência ao ar livre é o espaço onde as pessoas interagem com os equipamentos que permitem melhor compreensão de disciplinas como a Física.

Alunos do Colégio da Polícia Militar, situado nos Dendezeiros, visitaram a 12ª edicão da Semana, entre eles, Lorenzo Santana, 15 anos. “É um evento muito bom porque ajuda no nosso desenvolvimento pedagógico e científico, e nos tira da vida rotineira. Faço parte do Geotec, o grupo de ciência e tecnologia da Polícia Militar. Isso aqui está beneficiando bastante os meus estudos porque ajuda a conhecer melhor a área científica do nosso País”.Admirador do aeromodelismo, o estudante do Colégio Estadual Ipiranga, Felipe Santana, 18, ficou impressionado com a exposição de réplicas fiéis de helicópteros e aviões. Por meio de simulação, ele ainda aprendeu como fazer um drone voar.

Chocolate

Técnicos do Instituto Federal Baiano (Ifbaiano) de Uruçuca também participam da Semana e, na unidade móvel, explicam todas as etapas do processo de transformação do cacau em chocolate. A exemplo das outras atividades, o curso de produção de chocolate gourmet é gratuito.

O técnico em alimentos, bebidas e laticínios do Ifbaiano, Almenízio Júnior, informou que o chocolate fabricado por eles, ao contrário dos demais, pode ser consumido diariamente, pois faz bem à saúde ao conter concentração de cacau acima de 50%. “Explicamos [o processo de produção] da colheita até o produto final, que é o chocolate, passando pela fermentação até o processo industrial”.

Outras publicações

Bacharel em Direito pela Uefs vence prêmio jurídico nacional Bacharel Thiago Araújo Borges El-Chami. O bacharel Thiago Araújo Borges El-Chami, graduado em Direito pela Universidade Estadual de Feira de Santana...
Brasil tem de investir R$ 225 bilhões a mais para cumprir Plano Nacional de Educação Mendonça Filho, Ministro da Educação. O Brasil precisa investir R$ 225 bilhões a mais para atingir a meta prevista no Plano Nacional de Educação (PN...
UEFS inscreve para isenção da taxa do vestibular a partir desta sexta-feira A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) publicou o edital de isenção da taxa de inscrição do vestibular de meio de ano (ProSel 2013.2). A i...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br