Projeto Conviver Feiras promove a saúde de feirantes

Iniciativa é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Iniciativa é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Feirantes e comerciantes das principais feiras-livres da cidade têm sido orientados a promover a sua saúde. A iniciativa do Governo Municipal, por meio do projeto Conviver Feiras, leva até eles desde orientações das boas práticas no manuseio correto dos alimentos e acondicionamento dos resíduos sólidos aos serviços de vacinação, controle de glicemia e da pressão arterial.

As ações estão sendo coordenadas pela equipe da Divisão de Mercado e Feiras Livres da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e da FTC (Faculdade de Tecnologia e Ciência). Elas estão inseridas no processo de requalificação das feiras-livres, bem como do Centro de Abastecimento.

A cada mês os feirantes recebem as equipes de saúde. O projeto teve início em junho e vem contemplando as feiras do Tomba, Cidade Nova, Estação Nova e o Centro de Abastecimento. Há previsão de expandir para outros bairros e incluir novas especialidades, como serviços de nutrição e fisioterapia.

De acordo com Elizivânia Costa, da Divisão de Mercado e Feiras Livres, uma das responsáveis pela coordenação do Conviver Feiras, o projeto visa promover a saúde dos feirantes. “São pessoas que geralmente descuidam da saúde, têm extensa carga horária de trabalho, trabalhando de domingo a domingo”, observa.

Durante as orientações, os feirantes também são aconselhados a usar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), adoção de cuidados com as instalações físicas e manuseio de utensílios para evitar acidentes e tem acesso as vacinas contra hepatite B, febre amarela, difteria/tétano, tríplice viral e da gripe.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]ia.com.br