Prefeito de Feira de Santana preside abertura oficial do ‘Outubro Rosa’

Prefeito José Ronaldo preside abertura oficial do Outubro Rosa.

Prefeito José Ronaldo preside abertura oficial do Outubro Rosa.

Tomando como símbolo de combate ao câncer a diretora da Associação de Apoio a Pessoa com Câncer (AAPC), Bethânia Knoett, que saiu da condição de vítima para à linha de frente na luta contra a doença, o prefeito José Ronaldo de Carvalho abriu, na manhã desta segunda-feira, (05/10/2015), a campanha Outubro Rosa.

O evento, que teve início no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC) e se estendeu ao auditório da Secretaria de Saúde, tem como objetivo promover ações preventivas com vistas a reduzir o índice do câncer de mama.

De acordo com dados aferidos pela Secretaria de Saúde, durante a edição do Outubro Rosa de 2014, foram contabilizados no município 5.885 exames de mamografia, 4.070 ultrassonografias e 205 punções.

Além destes procedimentos preventivos, as mulheres cadastradas no CPMC são submetidas a exames transvaginais, de tireoide, teste de glicemia e acompanhamento psicológico.

Gilberte Lucas, presidente da Fundação Hospitalar, também chamou a atenção para a importância da prevenção do câncer de colo do útero, ao lembrar que as pacientes que não foram agendadas pela Central de Regulação serão atendidas por uma equipe médica multidisciplinar extra, “de modo que nenhuma mulher que nos procure deixe de receber um atendimento solidário e humanitário ”, disse.

Dentro desta mesma filosofia de trabalho, a secretária de Saúde Denise Mascarenhas sublinhou que, este ano, outro foco essencial do Outubro Rosa será as pacientes que venceram a luta contra o câncer e as entidades “que de forma solidária e humanitária se fizeram presentes com ações positivas”.

Denise pontuou, ainda, a atenção especial que o governo municipal levará aos oito distritos da zona rural, “levando assistência integral a todas as mulheres, não apenas durante esta semana de campanha”, que se estende durante todo mês.

De seu lado, o prefeito José Ronaldo falou da importância do exame preventivo para a detecção do câncer de mama. Estendendo esta preocupação para o público masculino, ele se antecipou a campanha Novembro Azul, e conclamou os homens a se submeterem ao exame preventivo contra o câncer de próstata.

O evento, acompanhado de médicos, enfermeiros e estudantes de enfermagem de faculdades locais, ganhou um toque de humor com a performance de uma atriz caracterizada de “nega maluca”, produzida por um grupo da comunidade do Ponto Central.

Outras publicações

Eleições 2012 em Feira de Santana | Justiça eleitoral indefere mais uma ação de José Ronaldo contra Tarcízio Pimenta O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia julgou improcedente, na última terça-feira, 04, a representação do candidato à prefeitura de Feira de Santana...
CMFS: vereador Luiz Augusto reage a discurso de deputado Fernando Torres em inauguração na Queimadinha Luiz Augusto reage a discurso de deputado em inauguração na Queimadinha  O vereador Luiz Augusto de Jesus protestou, na sessão desta segunda-feira da...
Feira de Santana: Hospital Estadual da Criança reativa o serviço de cirurgia cardíaca Hospital Estadual da Criança realiza cirurgia cardíaca. Nesta terça-feira (30/06/205), o Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, re...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br