Por um Brasil justo e democrático

Capa do volume 1 'Por um Brasil justo e democrático'.

Capa do volume 1 ‘Por um Brasil justo e democrático’.

Ex-presidente do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), Marcio Pochmann diz que a agenda de futuro do país está sendo bloqueada pela “ditadura do curtoprazismo”, lógica do mercado financeiro. Contra essa corrente, ele e dezenas de intelectuais lançaram, no dia 30 setembro de 2015, um documento com sugestões de mudanças políticas e econômicas: “Por um Brasil Justo e Democrático”.

‘Por um Brasil Justo e Democrático’ é uma publicação composta por dois volumes: Mudar para sair da crise – Alternativas para o Brasil voltar a crescer (Vol. I); e, O Brasil que queremos – Subsídios para um projeto de desenvolvimento nacional (Vol. II). Ela é resultado da articulação de uma centena de especialistas (economistas, cientistas políticos, urbanistas, educadores, sanitaristas, entre outros) a plataforma Por um Brasil justo e democrático espera contribuir e suscitar debates com setores democráticos em diferentes âmbitos sociedade brasileira.

A iniciativa é um convite para o debate amplo, plural e suprapartidário com movimentos sociais, sindicatos, partidos políticos, organizações da sociedade civil e personalidades do campo progressista mobilizados pela defesa da democracia, da legalidade, dos direitos sociais e civis e pela mudança dos rumos da política econômica.

Confira a apresentação do projeto Por um Brasil justo e democrático

Construir um Brasil justo e democrático requer consensos em torno de um projeto de desenvolvimento nacional. Este documento apresenta subsídios nesse sentido e alerta que o ajuste regressivo em curso não caminha nessa direção.

Sua elaboração se deu a partir dos debates realizados em seis reuniões que contaram com a participação de mais de uma centena de especialistas (economistas, cientistas políticos, urbanistas,  educadores  e  sanitaristas,  dentre outros). Foram produzidos dezenas de artigos sobre temas diversos que serviram de base para a consolidação dos subsídios aqui apresentados.

Em razão do seu caráter colaborativo, os resultados são preliminares e incompletos, como não poderia deixar de ser. Muitos temas relevantes não foram contemplados e outros não puderam ser aprofundados. Trata-se, portanto, de um documento em construção.  O que apresentamos neste texto  é  uma  síntese  das  discussões  e  propostas elaboradas até o momento. O objetivo foi dar o primeiro passo. Espera-se que esse esforço suscite debates, críticas e novas contribuições capazes de suprir lacunas e aperfeiçoar os subsídios apresentados.

A iniciativa é um convite para o debate amplo, plural e suprapartidário com movimentos sociais, sindicatos, partidos políticos, organizações  da  sociedade  civil  e  personalidades  do  campo  progressista  mobilizados  pela  defesa  da democracia, da legalidade, dos direitos sociais e civis e pela mudança imediata dos rumos da politica econômica.

Brasil Debate

Centro Internacional Celso Furtado de Políticas Para o Desenvolvimento

Fórum 21

Fundação Perseu Abramo

Le Monde Diplomatique Brasil

Plataforma Política Social

Rede Desenvolvimentista

Baixe

Mudar para sair da crise – Alternativas para o Brasil voltar a crescer (Vol. I)

O Brasil que queremos – Subsídios para um projeto de desenvolvimento nacional (Vol. II)

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br