Para Bacelar, recursos da educação básica não podem ser desviados para especialização

Deputado João Carlos Bacelar: "Não temos verbas para latu sensu, apenas para graduação e pós- graduação strictu sensu".

Deputado João Carlos Bacelar: “Não temos verbas para latu sensu, apenas para graduação e pós- graduação strictu sensu”.

O líder do PTN na Câmara Federal, deputado João Carlos Bacelar Batista (BA), comemorou a aprovação, em primeiro turno, da PEC que permite às universidades públicas cobrarem por cursos de pós-graduação lato sensu, de extensão e mestrado profissional. Bacelar ressaltou que os recursos para educação são escassos e que o Governo precisa dar prioridade ao ensino básico.

“Não temos verbas para latu sensu, apenas para graduação e pós- graduação strictu sensu, por isso, ofertar este tipo de curso implicaria em mais gastos paras os cofres públicos. Não podemos aceitar que os poucos recursos destinados à educação sejam desviados para especializações. Precisamos, primeiro, garantir uma educação básica de qualidade porque hoje, infelizmente, o filho do trabalhador chega ao quinto ano do ensino fundamental analfabeto”, afirmou.

O parlamentar baiano defendeu ainda que as universidades federais ofereçam mestrado profissional gratuito para programas de residência e formação de profissionais da área de educação. Para Bacelar, o ideal seria que empresas e instituições de ensino façam uma parceria para os cursos de especialização.    “Se uma multinacional precisa de um engenheiro especializado em gás ou petróleo, por exemplo, ela pode muito bem fazer um convênio e pagar os custos. O governo federal não tem recurso para bancar o ensino superior regular, como vai ter dinheiro para bancar esses cursos de especialização?”, questionou.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Facebook do JGB

Publicações relacionadas

+ Publicações >>>>>>>>>

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br