OAB Bahia – Eleições 2015: ‘Mais OAB’ volta atrás no uso de perfurate e causa indignação com desculpa descabida

Os advogados baianos estão indignados com a postura adotada pela Chapa Mais OAB, liderada pelo atual presidente da OAB-BA, Luiz Viana. O grupo publicou, nos últimos dias, no facebook, uma mensagem solicitando aos advogados que substituam o perfurade por adesivo, já que a Comissão Eleitoral Nacional teria permitido o uso de perfurates nos carros e agora “teria mudado seu entendimento”. Chama ainda de “controvérsia” a posição dessa Comissão. A verdade é que, antes de iniciado o período eleitoral, no dia 08/10, a Comissão Nacional Eleitoral já havia proibido o uso de perfurate e encaminhado a decisão a todas as seccionais da Ordem.

É o que explica Manoel Guimarães Nunes, advogado eleitoralista da Chapa Coragem para Renovar 77, liderada pelo candidato à Presidência da OAB-BA, Carlos Rátis. “Assim que soubemos que o atual gestor da OAB-BA havia colocado perfurate nos veículos, indo contra essa norma de campanha, ajuizamos representação”, afirmou. No primeiro momento, a Comissão Estadual negou, alegando que a decisão do órgão nacional não traria efeitos para o órgão estadual. A Coragem para Renovar, então, fez uma consulta ao órgão nacional e recebeu a resposta na última segunda-feira de que a decisão teria sim efeitos em todo o País.

“Seguimos com a representação e vamos agora esperar o julgamento que deve sair nos próximos dias. A depender da decisão da Comissão Eleitoral, a Chapa Mais OAB poderá arcar com multa equivalente a um ano de anuidade”, completou Manoel Guimarães Nunes.

O candidato ao Conselho Federal, Ruy João Ribeiro, foi um dos que se mostrou inconformado com a postura da chapa Mais OAB. “Gostaria de entender o que a chapa que pretende a reeleição quis dizer em seu comunicado de hoje (ontem, 27.10) para que seus eleitores retirassem o perfurado. (…) Não houve mudança agora!!! Desde 08.10 a decisão foi tomada. Mas essa é a forma atual de se fazer política na OAB-BA, infelizmente”, publicou no perfil do Facebook. Vários outros advogados complementaram o comentário, também indignados.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br