Norte da Bahia recebe II Seminário de Criação em Dança

Cartaz do 'II Seminário de Criação em Dança".

Cartaz do ‘II Seminário de Criação em Dança”.

O premiado bailarino Dejalmir Melo e a pesquisadora e performer Isaura Tupiniquim participam de mesas e oficinas da primeira etapa do evento gratuito que acontece em Juazeiro, nos dias 07 e 08 de novembro de 2015. Territórios do Norte e do Sul do estado receberão a segunda edição do II Seminário de Criação em Dança, realizado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), com objetivo de dar continuidade às ações ligadas à criação em dança e estabelecer mecanismos de diálogo com agentes atuantes no setor. A etapa Norte do evento gratuito acontece na cidade de Juazeiro, nos dias 07 e 08.11, no Centro de Cultura João Gilberto.

O premiado bailarino, com carreira internacional, Dejalmir Melo, e a performer e pesquisadora Isaura Tupiniquim são atrações dos encontros em Juazeiro, encabeçando mesas de debates e oficinas, que seguem o tema Processos criativos em dança. Os artistas convidados pela coordenação de Dança da FUNCEB falarão sobre seus processos criativos e cada um fará uma oficina de criação, com foco em estratégias de criação neste campo artístico.

A mesa de debate será aberta ao público. Já a participação em cada oficina será validada por meio de análise curricular dos interessados, que deverão se inscrever clicando aqui. A lista com a seleção dos inscritos será divulgada no site da FUNCEB através do endereço: www.fundacocultural.ba.gov.br. Será permitida a participação de até 30 pessoas por cada oficina, cuja carga horária é de 4 horas. Os participantes das oficinas receberão certificado.

A FUNCEB é uma unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). A II edição do Seminário de Criação em Dança atende a uma das diretrizes da Secretaria, que trata do aprofundamento da territorialização da cultura, visando levar as políticas culturais por todo o território da Bahia. A segunda edição do evento conta com apoio da Diretoria dos Espaços Culturais da SecultBA e propõe dar continuidade ao êxito obtido em 2014, quando foi realizada a sua primeira edição, dentro da programação da Oficina Nacional de Dança Contemporânea, em parceria com a Universidade Federal da Bahia.

Convidados 

Dejalmir Melo – Iniciou seus estudos no curso profissionalizante de dança em 1992, na Escola de Dança da FUNCEB e EBATECA (Escola de Balé do Teatro Castro Alves). Em 1995 ingressou no corpo artístico do Balé do TCA (BTCA). Em 1997, ganhou o Prêmio Mambembe, de Melhor Bailarino do Ano, oferecido pelo Ministério da Cultura – FUNARTE. Em 1998 integrou o elenco do grupo Corpo, de Belo Horizonte. Participou de workshops com os coreógrafos Itizik Galili e Anoukvanandijk, na Holanda, mesmo ano que integrou o Ballet Preljocaj, na França. Em 2004, entrou na Metros Cia de Dansa (Espanha). Trabalhou como solista da Cia Aterballetto (Itália). Já atuou como preparador corporal do BTCA, com o Núcleo Viladança e Balé Jovem da Bahia. É professor de dança do projeto de Teatro do Colégio Sartre COC. Também é professor de técnicas contemporâneas, condicionamento físico e instrutor de gyrokineses. É vencedor do prêmio Quarta Que Dança 2013 e foi selecionado para a Mostra Baiana no Festival Internacional Vivadança 2015.

Isaura Tupiniquim – Artista, professora e pesquisadora em dança. É graduada em Licenciatura em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e mestre pelo programa de pós-graduação em Dança da UFBA. Na área pedagógica, possui experiências como professora substituta na graduação de Dança UFBA (2013/2014) e ministrou oficinas de dança e criação, performance e intervenção urbana junto a projetos artísticos em diferentes cidades da Bahia. É criadora e performer dos solos de dança Entrada ao Preço da Razão (2007), Fricção (2011) e Ópera Nuda (2013). Também colabora com o projeto Acasas. Integrante do TeiaMUV, coletivo de performance urbana, desde 2008, Isaura também possui experiências nas áreas de Performance, Intervenção urbana, Teatro, Cinema e Música.

Agenda

Quando: Dias 07 e 08.11, 9h às 18h

Onde: Centro de Cultura João Gilberto

Outras publicações

Prefeito de Juazeiro, Isaac Cavalcante de Carvalho é encaminhado ao MP por celebrar contrato de risco O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta terça-feira (28/05), considerou procedente o termo de ocorrência lavrado contra o prefeito de Juazeiro, Isa...
Eleições 2016 – Juazeiro: PSOL debate desenvolvimento do semi-árido sob a perspectiva socialista PSOL debate desenvolvimento do semi-árido sob a perspectiva socialista. O Partido Socialismo e Liberdade promoveu Seminário de Formação Política Reg...
Governo Federal libera acesso à Ilha do Fogo, na Bahia Ilha do Fogo entre Petrolina e Juazeiro. Na terça-feira (05/03/2013), o Ministério da Defesa liberou o acesso à Ilha do Fogo, no Rio São Francisco, ...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br