Morre, aos 58 anos, José Eduardo Dutra, ex-presidente do PT

O ex-senador José Eduardo Dutra morreu hoje aos 58 anos.

O ex-senador José Eduardo Dutra morreu hoje aos 58 anos.

Morreu na madrugada de hoje (04/10/2015), em Belo Horizonte, o ex-senador José Eduardo Dutra, ex-presidente do PT e da Petrobras. Ele tinha 58 anos e lutava contra um câncer.

Dutra foi senador por Sergipe, estado no qual desenvolveu sua vida política, ao lado do ex-governador Marcelo Déda (que morreu em 2013).

Nascido no Rio de Janeiro, Dutra foi dirigente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), de 1988 a 1990, e presidente do Sindicato dos Mineiros do Estado de Sergipe (Sindimina), de 1989 a 1994 – ano em que foi eleito senador.

Dutra foi presidente da Petrobras, de janeiro de 2003 a julho de 2005, e presidiu a Petrobras Distribuidora, de setembro de 2007 a agosto de 2009. Ele deixou o cargo para disputar a presidência do Partido dos Trabalhadores, sendo eleito para o biênio 2010-2012.

Atualmente, era primeiro suplente do senador Antônio Carlos Valadares (PSB/SE).

Nota de pesar pela morte de José Eduardo Dutra

A presidenta Dilma Rousseff divulgou, neste domingo (4), nota de pesar pelo falecimento do ex-senador José Eduardo Dutra. Dilma expressou solidariedade aos familiares e amigos.

Confira a nota na íntegra:

“Hoje o Brasil se despede de um grande brasileiro, o ex-senador, meu amigo e companheiro, José Eduardo Dutra. Ao longo de toda sua vida, ele foi uma liderança comprometida com o Brasil e nosso povo. Dutra foi presidente do Sindicato dos Mineiros do Estado de Sergipe, dirigente nacional da Central Única dos Trabalhadores e presidente do Partido os Trabalhadores. Esteve à frente da Petrobras durante o governo do ex-presidente Lula. Tive o privilégio de conviver com José Eduardo. Sua dignidade, inteireza de caráter e seriedade jamais serão esquecidas e são a nossa grande perda. Presto minha solidariedade a toda sua família e amigos.”

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br