Liderança de Camaçari promete desenterrar o carro da Jac Motors: “Semente maldita”

Evento de lançamento da pedra fundamental da fábrica da Jac Motors.

Evento de lançamento da pedra fundamental da fábrica da Jac Motors.

O ex-prefeito de Camaçari José Tude (PMDB), e pré candidato nas eleições de 2016, fez uma promessa no mínimo desafiadora, “desenterrar” o carro da Jac Motors, que foi colocado numa espécie de cápsula do tempo, na área onde seria construída a montadora chinesa, em um terreno na estrada da Cetrel em Camaçari.

Tude deu essa declaração, após a confirmação dos dirigentes da Jac Motors de que a montadora cancelou o projeto da fábrica em Camaçari.

Semente maldita

“Se eu for eleito prefeito no próximo ano, umas das minhas primeiras medidas será desenterrar aquele carro. Só trouxe azar para nossa cidade e nosso povo. Iludiu nossa juventude, e frustrou milhares de trabalhadores.

É uma semente mal plantada, semeada com mentiras e regada com a tradicional estratégia petista de enganar. Uma semente assim, não pode resultar em boa colheita, é uma semente maldita” afirma Tude.

A Jac enterrou um veículo modelo J3 recheado de lembranças de 2012 (como jornais, livros, amostras de música, além de mensagens de clientes da marca) que seriam recuperados daqui 20 anos.

Túmulo

Tude chega a comparar o ato que enterrou o carro em um buraco, à um sepultamento. “O que era para ser uma ‘Cápsula do Tempo’, para marcar a implantação de uma montadora de automóveis em Camaçari, na verdade, o tempo provou que se tratava de um túmulo, onde foi sepultado um veículo da montadora chinesa Jac Motors. E a cerimônia fúnebre foi acompanhada de perto pelo então governador Jaques Wagner e pelo prefeito da época, Luiz Caetano. Eles são os responsáveis diretos por essa mentira. Poderia Também ser chamada de ‘Cápsula do nunca’.” Provoca ele.

Ford

Fazendo referência ao trabalho que resultou com a instalação da montadora Ford em Camaçari, Tude desafia: “Eles poderiam ao menos ter a humildade de perguntar como se faz para atrair e consolidar uma montadora de automóveis. Nós trouxemos a Ford para Camaçari. Mesmo com todos os deputados do PT na época votando contra a vinda da Ford para nossa cidade, inclusive o então deputado Jaques Wagner, o nosso grupo político, liderado pelo então senador ACM, trouxe a Ford para a Bahia. Mas quem criou condições, ofereceu os cursos de capacitação de mão-de-obra, assumiu e cumpriu compromissos para que a montadora viesse para Camaçari, fui eu, que era o prefeito da cidade na época. Graças ao nosso trabalho, a Ford é uma realidade, gera empregos e realizou sonhos de milhares de Camaçarienses.

O ex prefeito ainda desafia: “Eu sei como fazer, e teria todo o desprendimento de ensinar, mas eles não reconhecem a incapacidade administrativa e são orgulhosos, pois eu ensinaria sem problemas. Quero o melhor para a Bahia e os baianos, especialmente para a população de Camaçari”, disparou Tude.

Lápide automotiva

“A ideia era marqueteira, mas hoje ficou comprovada a impressão que todos tiveram à época, de um enterro simbólico da JAC. Na ‘lápide’ de concreto de 7,5 toneladas que selou o ‘túmulo’ da Jac Motors, deveria ter a inscrição: ‘Aqui jaz a Jac Motors’. Concluiu José Tude.

Outras publicações

Representantes da SECOPA visitam Estádio Armando Oliveira Na manhã desta segunda-feira (10/01/2011), o secretário extraordinário para Assuntos da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 (Secopa), Ney Campello, o asses...
Fábrica em Camaçari segue com eventos de mobilização e conscientização do uso da água Salvador, 30 de março de 2011 - Em comemoração ao Dia Mundial da Água, a Ambev segue com programação de atividades ambientais até o dia 30 de abril, e...
Espetáculo ‘As mulheres de seu Chico’ faz apresentação única em Camaçari Cena do espetáculo ‘As mulheres de seu Chico’. Após o sucesso de público em Salvador, o espetáculo “As Mulheres de Seu Chico”, que homenageia o cant...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br