Lançada série com 16 cartões postais de Feira de Santana

O trabalho foi elaborado pelo fotógrafo e colecionador Maurício Cardim.

O trabalho foi elaborado pelo fotógrafo e colecionador Maurício Cardim.

Monumentos, templos católicos e evangélicos, praças públicas e prédios históricos compõem uma série de 16 cartões postais de Feira de Santana. O trabalho foi elaborado pelo fotógrafo e colecionador Maurício Cardim. A iniciativa contou com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Comunicação Social. Os postais serão distribuídos em eventos culturais e turísticos.

Dentre os pontos registrados por Cardim estão o Paço Municipal Maria Quitéria, a Praça do Tropeiro, a Igreja Senhor dos Passos, o Monumento Maria Quitéria, e o Monumento do Caminhoneiro. Para o fotógrafo, o resultado do trabalho foi bastante satisfatório. “Feira de Santana tem lugares muito bonitos, monumentos encantadores, como o de Maria Quitéria, prédios com uma arquitetura muito interessante, como o Paço Municipal, ou seja, é uma cidade que agrada a qualquer fotógrafo”, ressalta.

As imagens de Feira de Santana passam a compor o projeto “Um olhar sobre o Brasil”, iniciativa de Cardim que já conta com postais de várias cidades em 16 estados brasileiros. “Esse é um trabalho iniciado há 17 anos, desde quando comecei a produzir meus próprios postais. São cerca de 500 séries ao todo, totalizando mais de mil imagens”, salienta o fotógrafo.

Mesmo antes de começar a fotografar e produzir os próprios cartões postais, Cardim já era um apaixonado por essa modalidade de correspondência. Em 1970 começou a juntar os primeiros. Em sua coleção já cataloga mais de 5 mil, dentre eles existem exemplares de Feira de Santana. “Mas com fotografias mais antigas”, frisa.

Tradição mantida 

Maurício Cardim diz que mesmo com o advento da internet, e a queda natural no envio e recebimento de correspondências, a tradição de mandar e receber cartões postais é preservada por algumas pessoas. Especialmente entre os colecionadores. “Costumo dizer que isso é um vício saudável. Tenho amigos em todo o país que frequentemente me mandam postais, e eu para eles. Mando também para pessoas que não são colecionadoras, e sempre gostam muito”, revela.

Atualmente radicado em Feira de Santana, Cardim diz que pretende continuar fazendo registros da cidade. “Nessa primeira série fiz fotos pontos conhecidos dos feirenses, mas geralmente dou um foco diferente, que surpreende até quem conhece a cidade. Acredito que um eventual futuro trabalho na cidade seja com esse viés”, aponta.

Outras publicações

Feira de Santana: deputado Zé Neto reúne moradores do Feira X e discute regularização dos imóveis Zé Neto mantém diálogo com os moradores do Conjunto Feira X em Feira de Santana. Com objetivo de discutir sobre a Ação Civil de Usucapião Coletivo q...
Incúria do poder público em Feira é flagrante Proposta feita por grupo da rede hoteleira de Feira de Santana – Bahia encaminhou, recentemente, à Câmara Municipal deste município, para que a mesma ...
Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 29 de dezembro de 2014 Angelo Almeida e o deputado Ze Neto se encontram. Fernando Torres. O feirense João Martins da Silva é o novo presidente da Confederação da Ag...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br