Ibametro apreende mais de 1,2 mil produtos infantis irregulares no mercado baiano

II edição do Seminário Criança Segura ocorreu na Alba.

II edição do Seminário Criança Segura ocorreu na Alba.

Na tarde desta quarta-feira, (07/10/2015), a Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA) recebeu a II edição do Seminário Criança Segura, que teve como objetivo discutir e buscar saídas para o enfrentamento dos acidentes de consumo no público hipervulnerável, que são as crianças – principais vítimas desse tipo de ocorrências no Brasil. O Seminário integra as ações da Semana Criança Segura 2015, evento anual aberto ao público, realizado pela Rede de Consumo Seguro e Saúde (RCSS-BA), coordenada pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro).

Na oportunidade, foram divulgados os dados da Operação Criança Segura 2015, realizada pelo Órgão, no período de 28 de setembro a 2 de outubro: foram fiscalizados 180 mil produtos, entre eles, cerca de 90 mil brinquedos, em 170 estabelecimentos comerciais da capital e interior do Estado. Resultado: Mais de 1,2 mil produtos foram apreendidos pelo Ibametro entre brinquedos de tipos diversos, mamadeiras, bicos e outros.

“O Ibametro está retirando do mercado produtos que representam riscos à saúde e à segurança das crianças. Os dados reforçam a relevância do tema. Por ano, morrem cerca de 4,7 mil crianças de zero a 14 anos de idade, vítimas de acidentes de consumo no Brasil”, alertou o diretor-geral do Instituto, Randerson Leal. Trata-se de um balanço parcial da operação, já que dados de algumas agências regionais do Ibametro ainda não foram computados.

Rede: Durante a solenidade, três novos membros ingressaram na RCSS-BA, formada por 15 entidades, entre órgãos públicos e representantes da sociedade civil: o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), a Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) e o Corpo de Bombeiros.

Programação: Foram ministradas palestras sobre a Temática dos Acidentes de Consumo, pelo coordenador da RCSS-BA, Gustavo Figueiredo; Produtos Perigosos do Mercado, pelo representante da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (ABRINQ), Franklin Melo; Proteção à Criança Contra Acidentes de Consumo, pelo defensor público e coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça do Consumidor (CEACON), Roberto Gomes, e pela defensora pública Carmem Albuquerque; Riscos da Automedicação e Acidente Infantil com Medicamentos, pelo diretor do Centro de Antiveneno da Bahia (CIAVE), Daniel Rebouças.

Compuseram a mesa: o diretor-geral do Ibametro, Randerson Leal; o assessor técnico da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA), Filipe Vieira; a diretora da DIVISA, Rívia Barros; o conselheiro da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Salvador (CDL), Haroldo Dias; o subcomandante do Corpo de Bombeiros, Miguel Ângelo; a representante do Cremeb, Ciria Santana; o representante da ABRINQ, Franklin Melo; representando a Sobape, Delia Peleteiro; e o deputado estadual Roberto Carlos, autor do projeto de lei 21498/2015, que visa instituir a semana Criança Segura no Estado da Bahia.

Outras publicações

Diálogos terrritoriais reúnem mais de três mil pessoas em toda a Bahia Mais de três mil pessoas, entre gestores públicos, lideranças locais, representantes de associações e profissionais liberais, participaram dos Diálogo...
Encontro reúne agentes das políticas e das gestões culturais da Bahia Cartaz do III Encontro de Política e Gestão Culturais da Bahia. Evento congrega fóruns de diversas redes, apresenta atividades de formação e estimul...
Temperaturas começam a esquentar com a entrada da primavera Quem espera a chegada da primavera para aproveitar dias ao ar livre sem sair acompanhado de guarda-chuva já pode começar a se programar. A estação das...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br