Governo da Bahia entrega a comunidades quilombolas ferramentas para cultivo de ostras

Equipamento para o cultivo de ostras.

Equipamento para o cultivo de ostras.

Produtores de ostras dos quilombos localizados no distrito de Iguape serão beneficiados neste sábado (03/10/2015), com a doação de ferramentas para o desenvolvimento da ostreicultura na região. As ferramentas serão entregues pela Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura da Bahia (Seagri), durante a VII Festa da Ostra, que acontece sábado e domingo (3 e 4) no Recôncavo da Bahia. Serão doados 150 “travesseiros” (locais onde ficam depositadas as sementes de ostras, conhecidas como cria de ostras, para crescimento) com capacidade para 60 ostras cada, e nove caixas vazadas, para o manuseio e transporte das ostras.

Os aquicultores também receberão da Bahia Pesca um comprovante de dispensa de licenciamento ambiental para seus empreendimentos, obtido pela empresa no Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). Mais de 30 famílias serão beneficiadas com as doações.

Assistência técnica

Os técnicos de ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural) da Bahia Pesca acompanham as atividades aquícolas de Iguape desde 2008, quando o projeto de ostreicultura foi implantado no município. “Orientamos os produtores durante todo o processo, desde a coleta das sementes no manguezal, montagem das mesas (estruturas de sustentação dos travesseiros), instalação dos travesseiros e a limpeza das ostras com retirada de organismos. Desta forma, a produção anual do município de Iguape chega a 90 mil ostras, valor que vai aumentar 10% com a chegada das novas ferramentas”, explica o biólogo da Bahia Pesca, Brunno Falcão.

Licenciamento ambiental

Para adequar a ostreicultura local à legislação ambiental vigente, o setor de licenciamento ambiental da Bahia Pesca solicitou ao Inema a dispensa de licença ambiental para os produtores envolvidos com a ostreicultura nas comunidades quilombolas do Kaonge, Engenho da Ponte e Dendê. “Uma vez que a atividade não realizará o lançamento de efluentes nas águas e não oferece desequilíbrio nem degradação ambiental ao habitat natural, a isenção foi concedida e será entregue aos representantes locais durante o evento”, afirma Brunno.

O evento

A VII Festa da Ostra, evento anual desde 2009, tem o como objetivo divulgar, comercializar e fortalecer a cadeia produtiva dos produtos das comunidades pertencentes ao município de Iguape. Os pratos servidos na festa são feitos com azeite de dendê artesanal produzido pelas próprias comunidades e utilizam diversos outros ingredientes cultivados localmente, gerando uma movimentação comercial que beneficia as famílias que produzem no local.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

Manchete

Colunistas e Artigos

+ Publicações >>>>>>>>>

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]