Governador Rui Costa enfatiza ações que tornam outubro mês especial para cultura baiana

Feira Literária Internacional de Cachoeira é destaque no setor cultural.

Feira Literária Internacional de Cachoeira é destaque no setor cultural.

A reabertura do Centro Cultural de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, o Festival de Inverno de Lençóis, na Chapada Diamantina, e a Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), no Recôncavo, são algumas das iniciativas citadas por Rui Costa no Digaí, Governador!, que tornam outubro um mês especial para a cultura na Bahia. Outras ações, como o Programa FazCultura, também foram enfatizadas no programa de rádio desta semana.

Ao falar das iniciativas, Rui destaca o município de Vitória da Conquista. “Teremos logo, no início do mês, programação na terceira maior cidade do nosso Estado e que, a cada dia, se consagra com várias atividades culturais”.

O governador disse ter conversado com o secretário estadual de Cultura, Jorge Portugal, “[para] reabrir o Centro Cultural de Vitória da Conquista para possibilitar novas atividades culturais na cidade, [… onde] um povo brilhante tem demonstrado, cada vez mais, a força […] não só para realizar atividades culturais, mas também para despertar talentos [em] nosso Estado”.

A 17ª edição do Festival de Inverno de Lençóis ocorre entre os dias 9 e 11 de outubro. Ao falar da Chapada Diamantina, onde fica localizada a cidade que sedia o evento, Rui ressalta “o charme especial da região, [com] todo encanto e a reflexão que ela provoca em todos nós. Quem já foi à Chapada sabe que, ao pisar os pés [por] lá, faz uma reflexão da dimensão da vida. Quem vai [à região] volta sempre muito impactado”. O governador afirmou ainda que o festival já ficou consagrado e é lembrado no País inteiro.

Festa Literária de Cachoeira

O governador Rui Costa participou do lançamento da Flica que aconteceu, em Salvador, no dia 18 de setembro. A Festa Literária Internacional de Cachoeira ocorre, no período de 14 a 18 de outubro. “…a força do povo do Recôncavo expressa nessa belíssima cidade, que é Cachoeira, confirma a diversidade da nossa cultura”. Segundo ele, a Flica está consagrando Cachoeira como referência cultual e literária não só da Bahia, [mas] do País inteiro. Nós estamos estimulando [para] que os jovens, que serão finalistas da turnê estadual da cultura, participem da Flica.

“Eu já [orientei] a Secretaria da Educação que reúna esses jovens e viabilize a participação deles nos dias da atividade literária, em Cachoeira. Isso é importante e, quem sabe, nós teremos alguns desses jovens entrando para a nossa história, brilhando no mundo das letras”.

Programa FazCultura

Ao falar do FazCultura, além do volume de investimentos, o governador destaca a transparência e a democratização do acesso aos recursos. “[…] com os editais, você garante não aquela história do ‘quem indicou’. […] você garante o acesso a todos que tenham bons projetos, você garante capilaridade no conjunto do Estado para que todos possam acessar [os] recursos”.

Rui afirmou ainda que vão ser aportados recursos, que nem são originários da cultura, “mas, por exemplo, do Fundo de Combate à Pobreza para estimular a atividade cultual nas áreas mais vulneráveis do nosso Estado”.

Outras publicações

Eleições 2014 – Bahia: reeleito deputado federal, Lúcio Vieira recebeu votos em 415 municípios Lúcio Quadros Vieira Lima ao lado do pai, Afrísio de Souza Vieira Lima. Lúcio Vieira Lima se reelege como deputado federal mais votado da Bahia. O r...
Adab comemora dia do Engenheiro Agrônomo A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia, (Adab), comemorou nesta sexta-feira, (08/10/2010), o Dia do Engenheiro Agrônomo, celebrado em 12 de Outubro...
Eleições 2014 – Bahia | Deputado Fernando Torres intensifica caminhadas nos bairros de Feira de Santana Deputado Fernando Torres visita bairros em busca de aproximação com eleitor feirense. O deputado federal Fernando Torres (PSD) iniciou na noite dest...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br