Governador Rui Costa defende que a Bahia seja parceria do instituto de pesquisa de alta tecnologia Fraunhofer

Fachada do instituto Fraunhofer na Alemanha

Fachada do instituto Fraunhofer na Alemanha

Governador Rui Costa durante visita ao instituto Fraunhofer.

Governador Rui Costa durante visita ao instituto Fraunhofer.

O governador Rui Costa encerrou, nesta segunda-feira (12/10/2015), sua passagem pela Alemanha, com a visita ao Instituto Fraunhofer, localizado em Freiburg, dedicado à pesquisa de alta tecnologia na geração, distribuição e armazenamento de energia solar. A meta é trazer para a Bahia um centro de excelência e certificação de equipamentos de energia solar, em especial, a criação de laboratórios de certificação na Bahia, que possibilite a certificação de inversores para painéis fotovoltaicos solares.

Rui destacou a importância de conhecer os laboratórios de pesquisa e certificação Fraunhofer ISE, que são referências na área. “Este Instituto é capaz de fazer as certificações mais sofisticadas para a indústria solar. Uma parceria deste tipo será estratégica para o crescimento da indústria de renováveis na Bahia”, explicou o governador. Rui Costa ressaltou, ainda, que não há nenhum laboratório de referência em energia solar na América Latina.

O Instituto Fraunhofer, que já tem uma parceria com a Bahia na área de Tecnologia da Informação, é a maior instituição de pesquisa aplicada da Europa. Ele conta atualmente com 24 mil funcionários, na sua maioria cientistas, em mais de 60 Institutos e centros de pesquisa espalhados pela Alemanha e pelo mundo.

A comitiva do Governo da Bahia segue ainda hoje para Bilbao, na Espanha, onde amanhã tem encontro com representantes da empresa Gamesa, uma das líderes mundiais de energia eólica.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br