Feira de Santana reúne em congresso internacional forças de segurança

Especialistas de diversos países reunidos para troca de experiências em Feira de Santana.

Especialistas de diversos países reunidos para troca de experiências em Feira de Santana.

Até domingo, 1º de novembro de 2015, Feira de Santana estará sediando o I Congresso Internacional de Desastres em Massa, cuja solenidade de abertura aconteceu na manhã desta sexta-feira, (29/10/2015), no auditório da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). O secretário municipal Relações Interinstitucionais, Sérgio Carneiro, compôs a mesa de abertura representando o prefeito José Ronaldo de Carvalho.

Especialistas de outros países, como da Inglaterra, Portugal, Argentina, Peru, Chile, Colômbia, Paraguai, México participam desse evento, cuja iniciativa é do Programa de Laboratório em Comunidade e acadêmicos do curso de Odontologia da Uefs, e que serve de teste para as Olimpíadas 2016. Ainda presentes, estudantes, pesquisadores e professores das áreas de Saúde e Segurança.

Durante a abertura, o coordenador de Linhas de Pesquisa em Ciência Forense da Uefs e organizador do evento, professor Jeidson Marques, ressaltou a importância dessa iniciativa ao integrar as forças e organizações de segurança e preparar os profissionais para atuação em casos de desastres em massa.

“É importante uma resposta rápida e efetiva diante de um desastre”, considerou. De acordo com ele, a Uefs já está em fase de implantação do centro de treinamento permanente para a formação de profissionais na área de desastres. “É um projeto que será referência para o mundo”, disse.

O secretário de Relações Interinstitucionais, em nome do prefeito, desejou as boas-vindas aos participantes e considerou que essa iniciativa é valiosa por reunir as diversas forças de segurança – Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal, bem como o SAMU – para a troca de experiências.

“É uma honra para Feira de Santana sediar um evento internacional. Parabenizo o professor Jeidson Marques pela capacidade e empenho em organizar o I Congresso Internacional de Desastres em Massa”, disse.

Logo após a abertura, foi dado início a realização das palestras cujos assuntos a serem abordados nesta sexta-feira e sábado, 31, estão: “Protocolo da Interpol para Identificação de Vitimas de Desastres”; “Sistema de Comando de Incidentes”; “Aspectos Jurídicos em Situações de Desastres: Uso de Imagem, Vilipêndio ao Cadáver e Direitos Humanos” e “Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos”.

Já no domingo, 1º, no Aeroporto João Durval Carneiro, as atividades contarão com simulações de desastres aéreos e atentado terrorista, válidos como testes para as olimpíadas de 2016. Outros exercícios considerados de “inteligência”, segurança e resposta a incidentes estão programados para este dia.

Outras publicações

MPF denuncia organização criminosa por prejuízo de R$ 10 milhões à Caixa Econômica; investigação resulta da Operação Ali Babá, iniciada em Feira de Santana A investigação resulta da Operação Ali Babá, iniciada em 2013 em Feira de Santana (BA); os 11 envolvidos estão presos. O Ministério Público Federal ...
Onda de assaltos ao transporte coletivo toma conta de Feira de Santana Continua a onda de assalto ao transporte coletivo em Feira de Santana. Nesta segunda-feira (26/04/2010), mais três veículos da rede de transporte urba...
Tem início 9ª Edição do Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana Cena do espetáculo 'Meu nome é Zé'. A Cooperativa de Teatro para a Infância e Juventude da Bahia – Cia. Cuca de Teatro promove a 9ª Edição do Festiv...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br