Feira de Santana: Jornal Grande Bahia promove conferência e lançamento da obra ‘Vida privada no contexto público’, de autoria do jornalista e acadêmico Sérgio Mattos

Cartaz anuncia I Conferência do Jornal Grande Bahia com Sérgio Mattos.

Cartaz anuncia I Conferência do Jornal Grande Bahia com Sérgio Mattos.

O Jornal Grande Bahia, em parceria com a Secretaria de Comunicação do Município de Feira de Santana, promove conferência e lançamento da obra ‘Vida privada no contexto público’, de autoria do professor Dr. Sérgio Mattos. O evento marca a trajetória profissional de Sérgio Mattos, que completa, em 2015, 50 anos como jornalista e escritor, e 40 anos como professor e pesquisador do magistério superior.

A conferência ‘Vida privada no contexto público’ ocorre na segunda-feira (26/10/2015), às 19 horas, no Teatro da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Feira de Santana (CDL). Na sequência, às 21 horas, acontece o lançamento do livro, no foyer do Teatro da CDL.

Abertura e debate

Para o evento foi programada mesa de abertura com personalidades representativas da sociedade baiana. Na sequência, será composta mesa da conferência, com a participação do Dr. Sérgio Mattos, conferencista; Me. Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia e pesquisador da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Valdomiro Silva, Secretário de Comunicação de Feira de Santana; Dra. Anaci Bispo Paim, ex-secretária estadual da Educação da Bahia e atual consultora educacional na Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF); e o professor Me. Cristiano Lôbo, diretor-geral da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC).

O evento é aberto e gratuito. Ele foi planejado para atender a público formado por representantes e militantes dos segmentos organizados da sociedade, representantes do setor público, profissionais da imprensa, e estudantes dos campos da comunicação, ciências sociais, direito e administração. Na oportunidade, os presentes poderão interagir com os componentes da mesa, formulando questionamentos sobre o tema da conferência. Será fornecido certificado, mediante inscrição a ser realizada na antessala do teatro, a parir das 18:30 da segunda-feira.

O conferencista

Poucos intelectuais, no Brasil, reúnem as credenciais do professor Doutor Sérgio Augusto Soares Mattos. Atuando no jornalismo, desde 1965, Sérgio Mattos foi da equipe fundadora da Tribuna da Bahia e atuou como editor do Jornal A Tarde por mais de 30 anos. Na área da educação dedicou-se ao ensino do Jornalismo, primeiro como professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) de onde aposentou-se, mas, devido a inquietude intelectual, realizou novo concurso e ingressou como professor do curso de jornalismo na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), onde atua desde 2008. Este jovem senhor, com 50 anos de prática jornalística e 40 anos de vida acadêmica, marca, mais uma vez, a trajetória intelectual contribuindo com duas importantes participações: a primeira é a produção de autobiografia,  intitulada “Vida privada no contexto público”, na qual relata a história contemporânea da Bahia com ele dentro, abordando várias passagens recentes do jornalismo baiano entre outros casos; a segunda, é a participação dele no grupo que estuda propostas para elaboração da Lei de regulamentação da mídia.

A obra

A publicação é uma autobiográfica do escritor, jornalista, poeta e professor Sérgio Mattos que, na posição de narrador e personagem da obra, resgata a história da Bahia contemporânea, contextualizando o período de tempo compreendido entre 1948 e 2015.

Nesse livro, de 648 páginas com ilustrações e referências, o autor, utilizando-se de uma linguagem clara e leve faz interpretações e análises do tempo de vida, caracterizando-se como um depoimento que serve para identificar uma geração. As contribuições, do autor, ao desenvolvimento da cultura, da educação superior e da imprensa baiana estão inseridas no contexto socioeconômico, cultural e político do país e da Bahia.

Participar do evento é uma oportunidade singular, de interagir e recebe o autógrafo de um dos ícones do pensamento acadêmico no campo da comunicação. A obra de Sérgio Mattos estará sendo vendida por preço promocional, apenas R$ 40.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518), Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (SINJORBA), Associação Brasileira de Imprensa (ABI Nacional, Matrícula nº E-002907) e Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia).