Feira de Santana: Jornal Grande Bahia promove conferência e lançamento da obra ‘Vida privada no contexto público’, de autoria do jornalista e acadêmico Sérgio Mattos

Convite da conferência e lançamento da obra ‘Vida privada no contexto público’, de autoria do jornalista e acadêmico Sérgio Mattos.

Convite da conferência e lançamento da obra ‘Vida privada no contexto público’, de autoria do jornalista e acadêmico Sérgio Mattos.

O Jornal Grande Bahia, em parceria com a Secretaria de Comunicação do Município de Feira de Santana, promove conferência e lançamento da obra ‘Vida privada no contexto público’, de autoria do professor Dr. Sérgio Mattos. O evento marca a trajetória profissional de Sérgio Mattos, que completa, em 2015, 50 anos como jornalista e escritor, e 40 anos como professor e pesquisador do magistério superior.

A conferência ‘Vida privada no contexto público’ ocorre na segunda-feira (26/10/2015), às 19 horas, no Teatro da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Feira de Santana (CDL). Na sequência, às 21 horas, acontece o lançamento do livro, no foyer do Teatro da CDL.

Abertura e debate

Para o evento foi programada mesa de abertura com personalidades representativas da sociedade baiana. Na sequência, será composta mesa da conferência, com a participação do Dr. Sérgio Mattos, conferencista; Me. Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia e pesquisador da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Valdomiro Silva, Secretário de Comunicação de Feira de Santana; Dra. Anaci Bispo Paim, ex-secretária estadual da Educação da Bahia e atual consultora educacional na Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF); e o professor Me. Cristiano Lôbo, diretor-geral da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC).

O evento é aberto e gratuito. Ele foi planejado para atender a público formado por representantes e militantes dos segmentos organizados da sociedade, representantes do setor público, profissionais da imprensa, e estudantes dos campos da comunicação, ciências sociais, direito e administração. Na oportunidade, os presentes poderão interagir com os componentes da mesa, formulando questionamentos sobre o tema da conferência. Será fornecido certificado, mediante inscrição a ser realizada na antessala do teatro, a parir das 18:30 da segunda-feira.

O conferencista

Poucos intelectuais, no Brasil, reúnem as credenciais do professor Doutor Sérgio Augusto Soares Mattos. Atuando no jornalismo, desde 1965, Sérgio Mattos foi da equipe fundadora da Tribuna da Bahia e atuou como editor do Jornal A Tarde por mais de 30 anos. Na área da educação dedicou-se ao ensino do Jornalismo, primeiro como professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) de onde aposentou-se, mas, devido a inquietude intelectual, realizou novo concurso e ingressou como professor do curso de jornalismo na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), onde atua desde 2008. Este jovem senhor, com 50 anos de prática jornalística e 40 anos de vida acadêmica, marca, mais uma vez, a trajetória intelectual contribuindo com duas importantes participações: a primeira é a produção de autobiografia,  intitulada “Vida privada no contexto público”, na qual relata a história contemporânea da Bahia com ele dentro, abordando várias passagens recentes do jornalismo baiano entre outros casos; a segunda, é a participação dele no grupo que estuda propostas para elaboração da Lei de regulamentação da mídia.

A obra

A publicação é uma autobiográfica do escritor, jornalista, poeta e professor Sérgio Mattos que, na posição de narrador e personagem da obra, resgata a história da Bahia contemporânea, contextualizando o período de tempo compreendido entre 1948 e 2015.

Nesse livro, de 648 páginas com ilustrações e referências, o autor, utilizando-se de uma linguagem clara e leve faz interpretações e análises do tempo de vida, caracterizando-se como um depoimento que serve para identificar uma geração. As contribuições, do autor, ao desenvolvimento da cultura, da educação superior e da imprensa baiana estão inseridas no contexto socioeconômico, cultural e político do país e da Bahia.

Participar do evento é uma oportunidade singular, de interagir e recebe o autógrafo de um dos ícones do pensamento acadêmico no campo da comunicação. A obra de Sérgio Mattos estará sendo vendida por preço promocional, apenas R$ 40.

Outras publicações

Câmara Municipal de São Gonçalo aprova ‘Moção de Aplausos’ para o cientista social Carlos Augusto Câmara Municipal de São Gonçalo dos Campos (CMSGC) aprova ‘Moção de Aplausos’ para o diretor e editor do jornal Grande Bahia, Carlos Augusto Oliveira...
Jornalistas debatem violações de direitos humanos no exercício da profissão Cristiano Lobato Flores: em 2015 foram assassinados oito jornalistas, 64 foram agredidos e houve 44 casos de ataques por meio de vandalismo, ameaças,...
Amantes da fotografia Apresentação de dançarinos do ‘El Señhor Tango’, Buenos Aires, Argentina. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia) Reflexão, cena captada no ...

Sobre o autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto Oliveira da Silva (Carlos Augusto) é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF). Atua como jornalista e cientista social. Telefone: (75)98242-8000 | E-mail: diretor@jornalgrandebahia.com.br.