Feira de Santana está entre as 26 cidades baianas que vão receber Tocha Olímpica em 2016

Tocha Olímpica Rio 2016.

Tocha Olímpica Rio 2016.

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016 definiu, nesta quinta-feira (22/10/2015), as 26 cidades baianas por onde passará a tocha olímpica no próximo ano. Entre os principais destinos estão Feira de Santana, Juazeiro, Salvador, Porto Seguro, Vitória da Conquista, Valença, Senhor do Bonfim, Ilhéus e Paulo Afonso. Os sete últimos foram escolhidos como local de pernoite para a chama olímpica.

A chegada da peça simbólica está prevista para 19 de maio de 2016, em Teixeira de Freitas, no extremo sul do estado, mas a ordem do percurso ainda não foi decidida pelo comitê. A administração municipal de cada cidade também não divulgou o roteiro a ser percorrido em seus territórios. A última parada da tocha na Bahia está marcada para 27 de maio.

“A passagem da tocha nas cidades é um simbolismo que reforça o clima olímpico. Estimula o esporte e ajuda a mostrar a Bahia para o mundo. É um momento marcante para a vida dos baianos”, afirma o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Álvaro Gomes, coordenador do Grupo Técnico de Trabalho dos Jogos Olímpicos.

Em Salvador serão realizados dez jogos de futebol – sete masculino e três feminino. As partidas acontecerão na Arena Fonte Nova em rodadas duplas, nos dias 4, 7, 9 e 10 de agosto de 2016, e em rodadas simples nos dias 12 e 13 do mesmo mês.

Plano de segurança

Visando repetir os bons resultados obtidos na Copa do Mundo de 2014 e na Copa das Confederações, em 2013, no âmbito da segurança pública, o Governo do Estado tem trabalhado no esquema de policiamento que será responsável pela segurança durante a passagem da Tocha Olímpica pelos municípios baianos.

Nesta quinta-feira (22), durante o Workshop Venue Integrated Security Operation (Viso) – Cidades do Futebol, realizado no auditório do Parque Tecnológico da Bahia, em Salvador, foi apresentado o plano integrado estratégico de segurança para os jogos Rio 2016.

“Este será um evento que vai demandar ações semelhantes às de outros grandes eventos esportivos em que a Bahia participou. Aqui a Copa da Confederações realizou três jogos e a Copa do Mundo seis jogos. Nas Olimpíadas vamos ter dez partidas”, afirma o integrante do Grupo de Trabalho dos Jogos Olímpicos, Marco Costa.

Ele disse ainda que “vamos ter mais espetáculos e, logicamente, as operações de segurança vão ser muito importantes para garantir que o evento seja um sucesso”.

Incluindo o território baiano, a Tocha Olímpica percorrerá 20 mil quilômetros pelas estradas e ruas do País. O Brasil será o primeiro País da América do Sul a receber os Jogos Olímpicos.

Confira as 26 cidades baianas

– Teixeira de Freitas

– Itamaraju

– Santa Cruz Cabrália

– Porto Seguro

– Eunápolis

– Itapebi

– Itapetinga

– Vitória da Conquista

– Itambé

– Itororó

– Ibicaraí

– Itabuna

– Ilhéus

– Itacaré

– Camamu

– Ituberá

– Valença

– Salvador

– Feira de Santana

– Riachão do Jacuípe

– Capim Grosso

– Senhor do Bonfim

– Jaguarari

– Juazeiro

– Sobradinho

– Paulo Afonso

Outras publicações

Sindilimp-BA denuncia desrespeito com terceirizados no hospital Juliano Moreira em Salvador Ana Angélica Rabelo, coordenadora geral do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Pública. Ana Angélica Rabelo, coordenadora geral do Sindicato dos ...
Tombamento de documentos da ‘Revolta dos Búzios’ tem cerimônia na Alba Dossiê Revolta dos Búzios. O Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), no Centro Administrativo (CAB), em Salvador, sedia na próxima te...
Ex-deputado Jairo Carneiro é o novo chefe de gabinete da Secretaria da Agricultura da Bahia Eduardo Salles e Jairo Carneiro. Jairo Carneiro é o novo chefe de gabinete da Secretaria de Agricultura do governo Jaques Wagner. O advogado e ex...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br