Feira de Santana: Adufs comemora ‘Dia do Professor’ com debate sobre Plano Nacional de Educação

Cartaz do Debate do Dia do Professor.

Cartaz do Debate do Dia do Professor.

O “Plano Nacional de Educação (PNE) e os impactos na formação dos professores” será tema do debate organizado pela Adufs para lembrar o Dia do Professor, na próxima quinta-feira (15/10/2015). Os expositores serão Cláudia Sepulveda, lotada no Departamento de Educação da Uefs (Dedu), e Edson do Espírito Santo, diretor da Associação e representante dos Comitês Local e Estadual em Defesa da Educação Pública. A atividade está programada para às 15h, no Auditório 1, Módulo I, Uefs em Feira de Santana.

A docente falará sobre o processo de elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNC) e a polêmica em torno da sua construção. Cláudia Sepulveda, que também é membro da Comitê de Especialistas responsável pela proposta, cita três pontos que devem ser levados em consideração ao analisar o documento: a representatividade dos sujeitos envolvidos no projeto, como e por quem será feita a síntese da consulta pública organizada com o objetivo de discutir o texto preliminar da BNC, além do seu caráter homogêneo.

O BNC é uma determinação do Plano Nacional de Educação (PNE), do governo federal, que tem o objetivo de estabelecer metas e estratégias para a educação brasileira, reformulando o currículo mínimo para a educação básica pública e particular do Brasil, nas áreas de linguagem, matemática, ciências da natureza e ciências humanas. Em junho se encerrará o prazo previsto no PNE para conclusão dessa meta.

Diante do intenso processo de sucateamento pelo qual passa a educação pública e das futuras ameaças, como a conclusão do BNC, é urgente que os movimentos sociais e as entidades que lutam em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade se organizem para atualizar o PNE da Sociedade Brasileira construído em 1997. “A sociedade tem de assumir uma posição de enfrentamento a esses ataques, potencializados com a expansão da política privatista dos governos e o desmonte do ensino básico, técnico e superior. Não podemos arcar com os prejuízos de uma política voltada para atender aos interesses do mercado. A manutenção do setor público é de responsabilidade do Estado”, retrucou Edson do Espírito Santo, informando que a atividade da próxima quinta (15) é um importante espaço para debate e articulação da luta.

Comitê em Defesa da Educação Pública

Contrapondo-se ao PNE do governo, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), seções sindicais e diversos movimentos sociais criaram o Comitê Nacional em Defesa dos 10% do PIB para a Educação Pública!, que em agosto do ano passado realizou o primeiro Encontro Nacional da Educação (ENE). Este ano, o evento acontecerá no primeiro semestre de 2016 com o tema “Por um projeto de educação classista e democrático”.

As discussões terão como eixos: gestão; financiamento; formação e trabalho docente; avaliação; acesso e permanência; gênero, sexualidade e questões étnico-raciais. O ENE é precedido de etapas preparatórias nos estados e municípios brasileiros, para unificar e fortalecer as propostas apresentadas por diversas categorias.

Feira de Santana possui um Comitê Local formado por representantes estudantil e docente do ensino básico, superior e técnico que se reúne periodicamente. O Comitê, juntamente com representantes de entidades de outras cidades baianas, está construindo a fase preparatória, na Bahia, do ENE. A atividade acontecerá entre 11 e 13 de dezembro, na Uefs. A Adufs, que participa ativamente dos debates, é representada pelos diretores Edson do Espírito Santo e Gean Santana.

Outras publicações

Sindicato dos psicopedagogos busca afiliados em Feira de Santana Sindicato dos psicopedagogos busca afiliados em Feira de Santana. A secretária de Educação, Jayana Ribeiro, recebeu esta semana dirigentes do Sindic...
UNEB ingressa no Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras Seminário internacional chancelou ingresso da UNEB no Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras. A UNEB teve aprovada sua associação ao Grupo Coimb...
José Barreto , da UEFS, assume presidência do Fórum de reitores O reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), José Carlos Barreto, assumiu a presidência do Fórum de Reitores das Universidades Estadu...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br