Feira de Santana: Adufs comemora ‘Dia do Professor’ com debate sobre Plano Nacional de Educação

Cartaz do Debate do Dia do Professor.

Cartaz do Debate do Dia do Professor.

O “Plano Nacional de Educação (PNE) e os impactos na formação dos professores” será tema do debate organizado pela Adufs para lembrar o Dia do Professor, na próxima quinta-feira (15/10/2015). Os expositores serão Cláudia Sepulveda, lotada no Departamento de Educação da Uefs (Dedu), e Edson do Espírito Santo, diretor da Associação e representante dos Comitês Local e Estadual em Defesa da Educação Pública. A atividade está programada para às 15h, no Auditório 1, Módulo I, Uefs em Feira de Santana.

A docente falará sobre o processo de elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNC) e a polêmica em torno da sua construção. Cláudia Sepulveda, que também é membro da Comitê de Especialistas responsável pela proposta, cita três pontos que devem ser levados em consideração ao analisar o documento: a representatividade dos sujeitos envolvidos no projeto, como e por quem será feita a síntese da consulta pública organizada com o objetivo de discutir o texto preliminar da BNC, além do seu caráter homogêneo.

O BNC é uma determinação do Plano Nacional de Educação (PNE), do governo federal, que tem o objetivo de estabelecer metas e estratégias para a educação brasileira, reformulando o currículo mínimo para a educação básica pública e particular do Brasil, nas áreas de linguagem, matemática, ciências da natureza e ciências humanas. Em junho se encerrará o prazo previsto no PNE para conclusão dessa meta.

Diante do intenso processo de sucateamento pelo qual passa a educação pública e das futuras ameaças, como a conclusão do BNC, é urgente que os movimentos sociais e as entidades que lutam em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade se organizem para atualizar o PNE da Sociedade Brasileira construído em 1997. “A sociedade tem de assumir uma posição de enfrentamento a esses ataques, potencializados com a expansão da política privatista dos governos e o desmonte do ensino básico, técnico e superior. Não podemos arcar com os prejuízos de uma política voltada para atender aos interesses do mercado. A manutenção do setor público é de responsabilidade do Estado”, retrucou Edson do Espírito Santo, informando que a atividade da próxima quinta (15) é um importante espaço para debate e articulação da luta.

Comitê em Defesa da Educação Pública

Contrapondo-se ao PNE do governo, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), seções sindicais e diversos movimentos sociais criaram o Comitê Nacional em Defesa dos 10% do PIB para a Educação Pública!, que em agosto do ano passado realizou o primeiro Encontro Nacional da Educação (ENE). Este ano, o evento acontecerá no primeiro semestre de 2016 com o tema “Por um projeto de educação classista e democrático”.

As discussões terão como eixos: gestão; financiamento; formação e trabalho docente; avaliação; acesso e permanência; gênero, sexualidade e questões étnico-raciais. O ENE é precedido de etapas preparatórias nos estados e municípios brasileiros, para unificar e fortalecer as propostas apresentadas por diversas categorias.

Feira de Santana possui um Comitê Local formado por representantes estudantil e docente do ensino básico, superior e técnico que se reúne periodicamente. O Comitê, juntamente com representantes de entidades de outras cidades baianas, está construindo a fase preparatória, na Bahia, do ENE. A atividade acontecerá entre 11 e 13 de dezembro, na Uefs. A Adufs, que participa ativamente dos debates, é representada pelos diretores Edson do Espírito Santo e Gean Santana.

Outras publicações

MEC divulga lista de alunos dispensados do Enade 2009 Foi publicada hoje (25/03/2010) no Diário Oficial da União a lista dos estudantes que foram dispensados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes...
Joilton Freitas – Discurso aos formandos do curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda da UNEF Joilton Freitas discursa como paraninfo da turma 2016.1 do curso de Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda da UNEF. Formandos ...
Feira de Santana: prefeito José Ronaldo visita obras de escolas na Conceição II e no povoado de Terra Dura Prefeito José Ronaldo inspeciona obras das escolas. Mais oito escolas serão incorporadas a rede municipal de ensino. Em fevereiro, quando será inici...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br