Faculdades de direito | Por Marialvo Barreto

Marialvo Barreto é professor e pai de advogada

Marialvo Barreto é professor e pai de advogada.

Bastas colocarmos em qualquer site de busca sobre o número de faculdades de direito no Mundo e no Brasil, que vamos obter o resultado estarrecedor de que o Brasil tem mais faculdades de Direito do que todos os países no mundo juntos. São 1.240 cursos superiores para a formação de advogados no Brasil, contra 1.100 no restante do mundo.

Resta-nos uma pergunta: quem está errado é o Brasil ou o restante dos países da Terra? Claro que é o Brasil. Aqui, além da perspectiva do formado de tentar por concurso uma mamata salarial no judiciário, podemos ainda concluir que o país virou uma bagunça jurídica. Não há vaga para todos receberem os supersalários do judiciário, mas cria um frenesi psicológico pelo curso.

As faculdades particulares querem apenas as mensalidades e estimulam a formação.

Outras perguntas devem ser feitas:

1ª – Com tantos advogados está havendo campanha intencional para o Brasil se tornar um País superlitigioso?

2ª  – A máquina do judiciário se beneficia desta condição? Como?

3ª – É intencional poder desmembrar um processo em vários?

4ª – Se há intencionalidade será para assegurar trabalho para advogados e empregos na máquina do judiciário?

5ª – Estão enganando parte da sociedade?

O maior país capitalista da Terra, os Estados Unidos, com população de 316,5 milhões de habitantes, quando esta pesquisa foi realizada, dispõe apenas de 232 cursos de direito, enquanto aqui temos 1.240 cursos.

No Brasil temos mais faculdades de direito, do que somados a China, USA, Europa, Índia, África e os demais países do Globo.

Na economia se fala em VIEZ para demonstrar se a tendência é  de crescimento ou de queda. Quanto aos cursos de direito, onde se colocar uma faculdade ela enche de alunos, além de ser status para qualquer município sediar uma faculdade neste campo do conhecimento. Portanto, neste caso, o VIEZ é de crescimento nos dias atuais.

Para os formados não sei se há paraíso à vista, mas para os donos das faculdades que arrecadam as mensalidades este parece ter longa vida.

Ah! Antes que me critiquem com a comparação, informo que as mensalidades dos alunos nas faculdades dos Estados Unidos cobrem apenas 10% das despesas, o restante vem de doações e outras operações. Lá tem pesquisa das faculdades particulares.

Feira de Santana, 8 de outubro de 2015.

Marialvo Barreto é professor, pai de advogada, e ex-vereador do Município de Feira de Santana.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br