Escritório Bahia Criativa é contemplado no edital de fortalecimento das Incubadoras do Programa Brasil Criativo

Inauguração da sede Bahia Criativa em Salvador 14 de maio 2014.

Inauguração da sede Bahia Criativa em Salvador 14 de maio 2014.

O Bahia Criativa #Incubadora está entre os cinco projetos contemplados pelo Ministério da Cultura (MinC) no edital para fortalecimento das incubadoras do Brasil Criativo, programa desenvolvido pelo órgão em parceria com secretarias de cultura estaduais. O edital, lançado no dia 31 de agosto de 2015, tem como finalidade contribuir para a expansão e diversificação das ações de estímulo ao empreendedorismo e à inovação no campo da cultura desenvolvidas por meio das incubadoras. Com a aprovação, o Bahia Criativa, que tem sede no Forte do Barbalho, em Salvador, receberá um aporte de R$ 700 mil e dará continuidade às ações de formação e capacitação, ampliando suas ações para municípios situados nos 06 macro-territórios do estado. A previsão de início da nova fase do projeto é janeiro de 2016.

Fruto de um convênio firmado entre o MinC e o Governo da Bahia, o Bahia Criativa é gerido pela Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA) e, em apenas um ano e quatro meses, já realizou, cerca de 2500 atendimentos em 21 territórios de identidade. O equipamento vem atuando no sentido de promover qualificação ligada à gestão e sustentabilidade econômica de empreendimentos criativos, com oferta de atividades de formação, consultoria e assessoria técnica.

“Uma das maiores inovações previstas para esta nova etapa do Bahia Criativa será a incubação de empreendimentos ligados à economia criativa, que não apenas contarão com espaço físico na sede do projeto, mas também participarão de um programa continuado e individualizado de cursos e consultorias, com duração prevista de onze meses”, explica a diretora de Economia Criativa da SecultBA, Roseane Patriota. A seleção das empresas a serem incubadas será realizada por meio de chamamento público a ser divulgado e obedecerá a critérios de ordem técnica e viabilidade do negócio proposto.

Além da incubação, terão continuidade as ações de formação e consultoria gratuita em todos os Territórios de Identidade, mantendo a linha de atuação de estímulo ao empreendedorismo e inovação, através de consultorias coletivas e individuais, no formato de encontros temáticos e atividades estruturantes, com destaque para a inclusão dos Pontos e Pontões de Cultura. Está previsto, ainda, o compartilhamento de publicações e material didático já produzido, em seu site e redes sociais, além da articulação com órgãos e instituições de fomento ao crédito das esferas estadual e federal, visando desenvolver uma estratégia integrada de formulação e operacionalização de linhas de crédito.

Para mais informações sobre o escritório Bahia Criativa, acompanhe a fanpage: https://goo.gl/dySXeb

Brasil Criativo – Criado em 2011 e desenvolvido pelo Ministério da Cultura, o Programa é realizado por meio de parcerias com os governos estaduais. Presentes em 14 estados (uma em cada Unidade da Federação), as incubadoras apoiadas oferecem uma série de capacitações a empreendedores do setor criativo na gestão dos seus empreendimentos.

Os outros quatro projetos aprovados no edital de 2015 são: Implementação de Rede de Mentoria Colaborativa, da Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal; Mato Grosso Criativo, do Estado de Mato Grosso; o Fortalecimento da Incubadora Rio Criativo, da Secretaria de Estado de Cultura  do Rio de Janeiro; e RN Criativo #Incubadora – Consolidação, da Fundação José Augusto, do Rio Grande do Norte.

Outras publicações

Representantes do Governo da Bahia recebem comissão das universidades estaduais O Governo da Bahia, por meio das secretarias estaduais de Relações Institucionais e da Educação, recebeu, nesta quarta-feira, dia 30 de março 2011, os...
Eleições 2014 – Bahia: feirense Álvaro Rios comenta sobre trajetória política e candidatura a deputado federal pelo PSDC Álvaro Rios apresenta candidatura a deputado federal pelo PSDC, discorre sobre o cenário político, e comenta sobre as necessidades da comunidade da R...
Eleições 2014 – Bahia: coligação ‘Pra Bahia Mudar Mais’ acusa administração de ACM Neto de partidarizar fiscalização da Prefeitura de Salvador Administração de ACM Neto é acusada de usar politicamente estrutura da prefeitura para prejudicar processo eleitoral de 2014. A Prefeitura Municipal...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br