Em turnê por sete estados brasileiros, Tiganá Santana realiza concertos em Feira de Santana e Cachoeira

Músico Tiganá Santana.

Músico Tiganá Santana.

Um concerto autoral marcado pelas matrizes melódicas africanas e por uma voz grave e inconfundível. Esta é a marca das apresentações do músico Tiganá Santana, que retorna a Bahia e se apresenta nas cidades de Feira de Santana (17/10/2015) e Cachoeira (24/10) no mês de outubro. As apresentações do artista, reconhecido como o primeiro compositor brasileiro a apresentar canções autorais em línguas africanas em um álbum, fazem parte da turnê do seu último disco “Tempo & Magma” (2014), ambos patrocinados pela Petrobras através do programa Petrobras Cultural.

O projeto foi gravado em Dacar, no Senegal, após uma residência artística promovida pela UNESCO, e tem um repertório marcado por 14 faixas em português, inglês e quatro outros idiomas africanos: kikongo, kibundo, wolof e mandinka. O álbum também conta com a participação de músicos africanos, da cantora Céu, da nonagenária sacerdotisa Mãe Stella de Oxossi (primeira líder espiritual de uma religião de matriz africana a tomar posse na Academia de Letras da Bahia) e dos produtores suecos, Sebastian Notini e Andreas Unge.

“Os concertos que levam o nome de um disco, tem aquele álbum como propulsão, mas o repertório não gira apenas em torno dele. Serão apresentadas músicas dos outros trabalhos, canções que não gravei, e coisas que surgem num último momento”, explica Tiganá.

Reconhecido, internacionalmente, pelo fortalecimento da cultura africana na diáspora, Tiganá vem conquistando a admiração dos críticos e do público da Europa, Japão e África, mas garante que se apresentar na Bahia tem um sentido especial. “ É o meu lugar, é a minha formação como pessoa e é sempre especial me apresentar em casa. É  uma combinação entre o que está cá, o que este lugar me deu e o que foi me dado em outras aldeias. É deparar-se consigo mesmo”, afirma.

O músico será acompanhado pelo percussionista e diretor musical do CD Tempo & Magma, Sebatian Notini. Tiganá Santana – Nascido em Salvador/BA, o músico é formado em filosofia e funde a criação instrumental altamente refinada com canções em idiomas africanos e europeus. Já desenvolveu projetos com diversos artistas, tais como Fabiana Cozza,Virginia Rodrigues, Mayra Andrade (Cabo Verde), Roberto Mendes, Mariana Aydar, Ane Brun (Noruega), Joakim Milder (Suecia), Maher Cissoko (Senegal), dentre tantos outros.

Seu segundo disco “The Invention Of Colour” , foi  eleito pela principal revista européia de “musica do mundo” (Songlines) um dos 10 melhores discos lançados, em todo o mundo.

Dentre os destaques de sua carreira também está sua participação em um programa especial para a Rádio BBC Londres e em um dos maiores festivais de “world music” da Europa, o belga Sfinks. Recentemente o músico fez a curadoria da exposição “Ocupação Dona Ivone Laura” ( Itaú Cultural), em São Paulo, onde reside atualmente.

Agenda

Feira de Santana (BA)

Data: 17/10/2015

Horário: 20h

Local: Teatro Cuca

Endereço: Rua Conselheiro Franco, 66 – Centro, Feira de Santana – BA, 44002-128

Cachoeira (BA)

Data: 24/10

Horário: 20h

Local: Theatro Cachoeirano CTC

Endereço: Praça Teixeira de Freitas, nº02, Cachoeira-BA.

Outras publicações

Deputada eleita Graça Pimenta, convida amigos e correligionários políticos para participarem da sua cerimônia de posse A primeira dama do município de Feira de Santana, Maria das Graças Pimenta, esposa do prefeito Tarcízio Pimenta, foi eleita a deputada estadual pelo P...
Senador Walter Pinheiro cobra investimentos em ferroviárias na RMS e Feira de Santana Senador Walter Pinheiro (PT-BA) cobra investimentos federais. O senador Walter Pinheiro (PT-BA) se reuniu na última terça-feira (21/08/2012) com dir...
Eleições 2016 – Feira de Santana: prefeito José Ronaldo é recebido na Chácara São Cosme Prefeito José Ronaldo é recebido na Chácara São Cosme. O prefeito José Ronaldo, candidato à reeleição pela Coligação “O Trabalho Vai Continuar”, foi...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br