Egressos da UFRB criam plataforma online para exibição exclusiva de filmes brasileiros

Cartaz da Sétima TV.

Cartaz da Sétima TV.

Os egressos da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), o cineasta Diogo Nunes e a jornalista Taiane Nazaré, em conjunto com o analista de sistemas Anderson Martiniano, criaram uma plataforma online de exibição de vídeo sob demanda exclusiva para filmes brasileiros, a startup “Sétima.TV”. O objetivo do serviço é criar uma nova proposta para realizadores e produtoras que querem exibir, gerenciar, promover e monetizar produções audiovisuais na internet.

“Queríamos desenvolver algum empreendimento que mesclasse internet e cultura. Após conversas sobre o que poderíamos fazer, apresentei ao grupo a ideia da plataforma de filmes brasileiros, que havia sido concebida durante minha graduação”, afirma Diogo Nunes. No início deste ano, a startup realizou uma campanha de financiamento coletivo para conhecer pessoas que gostam e querem apoiar o cinema brasileiro. Com o montante arrecado, conseguiu organizar a Primeira Chamada Pública de Filmes. Cerca de 320 obras foram enviadas e analisadas pela curadoria técnica da plataforma e em julho foram exibidos as primeiras produções dentro da plataforma.

De acordo com o cineasta, a semente do projeto surgiu durante uma atividade na disciplina Produção, ministrada pelo professor Claudio Manoel. “Em um exercício de elaboração de projetos culturais, apresentei um projeto que pretendia exibir filmes universitários pela internet. Como o foco da disciplina era apenas o planejamento, não reuníamos as condições para executar naquele momento”, revela.

Diogo ainda acrescenta: “o curso de Cinema e Audiovisual foi fundamental, abriu diversas possibilidades de atuação no mercado audiovisual. Por causa de professores e colegas, tive contato com fatos e conceitos que foram importantes depois para pensar a Sétima, como a compreensão histórica do cinema brasileiro e o conceito de cauda longa na economia”.

O projeto foi uma das iniciativas selecionadas pelo programa Sebrae Nacional para o Startup & Makers Camp, projeto que integra a Campus Party Brasil, maior feira de tecnologia e cultura digital do mundo. Em fase de testes, a Sétima exibe filmes brasileiros na internet desde o início de julho, com o catálogo dividido entre ficção, documentários, animação, série e vídeo-arte.

Acesse o site: www.setima.tv

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br