Edição 2015 do Festival de Lençóis supera expectativa de público e garante 100% da ocupação hoteleira

3º Noite do Festival de Lençóis.

3º Noite do Festival de Lençóis.

Os shows da última noite da 17ª edição do Festival de Lençóis atraíram cerca de 15 mil pessoas à Praça Horácio de Mattos neste domingo (11/10/2015). Ao longo dos três dias de festa, cerca de 40 mil assistiram às apresentações do palco principal, superando a expectativa inicial da organização do evento, que previa a movimentação de 30 mil visitantes.

Na véspera do feriado desta segunda-feira (12/10/2015), o grupo Raiz do Vento, o sambista Diogo Nogueira e a banda BaianaSystem garantiram a animação do público. No período do festival, os turistas puderam mesclar a experiência musical em Lençóis com passeios pelos deslumbrantes destinos da Chapada Diamantina durante as manhãs. “Eu já vi engarrafamento de carro e de moto, mas de gente eu nunca tinha visto”, brincou Evandro Santana, 49 anos, a caminho do Poço do Diabo, um dos destinos mais procurados da região. Ele conta que estava de férias em Salvador, mas decidiu conhecer a Chapada quando soube da programação cultural. “Foi tudo em cima da hora, mas consegui alugar um quarto na casa de um morador da cidade e quero retornar a Lençóis outras vezes”.

Este ano, com a ajuda do feriado prolongado, o festival garantiu 100% da ocupação hoteleira da cidade, de acordo com a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, que contabilizou quatro mil leitos de hotéis e pousadas ocupados por turistas de diversas partes do mundo. Apesar da grande quantidade de visitantes, que também ficaram em campings e casas alugadas, a tranquilidade foi mantida nos três dias de evento.

Do início da festa até a madrugada desta segunda-feira (12), nenhuma ocorrência policial relevante foi registrada, como aconteceu nas outras 16 edições da festa. “Além de ser o mais tradicional e mais seguro, ele é também o festival de música mais feliz da Bahia”, definiu a produtora cultural Paula Resende, idealizadora e organizadora do evento.

O clima de paz e as grandes atrações garantem ao festival a primeira posição no ranking das festas que mais atraem turistas para a região, na frente do São João e do Réveillon, ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.

“O evento faz a roda da cultura girar e garante que a economia da região seja fortalecida também por meio do turismo”, disse o secretário estadual da Cultura, Jorge Portugal, presente na cidade para prestigiar o festival patrocinado pelo Governo do Estado, por meio da Bahiatursa e das secretarias da Fazenda (Sefaz) e da Cultura (Secult), através do Fazcultura.

“O Festival de Lençóis é maravilhoso e merece ser fortalecido, mas a cidade e toda a região da Chapada merecem um calendário cultural extenso. Aqui você pode ter, por exemplo, um grande festival de cinema”, acrescentou. No retorno para Salvador, o secretário já se prepara para outro importante evento do calendário cultural baiano. Também financiada pelo Governo, a Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), que começa na próxima quarta-feira (14), vai reunir grandes nomes da literatura no Recôncavo Baiano.

Outras publicações

Lençóis e Santa Maria da Vitória recebem III Seminário de Criação em Dança Cartaz do 'III Seminário de Criação em Dança'. A terceira edição do Seminário de Criação em Dança terá Etapa Leste desenvolvida na cidade de Lençóis...
Bases avançadas do Graer em Barreiras e Lençóis têm previsão de entrega para dezembro de 2016 Construção de Base Avançada do Graer em Barreiras. Duas novas Bases Avançadas (Bavan) do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer) estão ...
Secretário visita Centro Educacional no município de Lençóis Estudantes, professores e gestores do Centro Educacional Renato Pereira Viana, no município de Lençóis, receberam, nesta quinta-feira (26/08/2010), pe...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br