Edição 2015 da ‘Parada do Livro da Bahia’ ocorre no Campo Grande, em Salvador

Convite da Edição 2015 da 'Parada do Livro da Bahia'.

Convite da Edição 2015 da ‘Parada do Livro da Bahia’.

A Parada do Livro 2015 faz homenagem às mulheres escritoras e acontece no dia 23 de outubro de 2015, das 9hs às 16hs, na Praça 2 de Julho, Campo Grande – Salvador-BA, onde o público poderá desfrutar de recitais, bate papo com escritores e poetas, contação de histórias, doação de livros e apresentação musical de Fábio Haendel. Neste evento serão homenageadas escritoras baianas como Mãe Stella, Cleise Mendes, Claudia Barral, Aninha Franco, Irmã Maria Alice e outras. O recital de poesias contará com os seguintes autores: João Vanderlei de Moraes Filho, Clara Maciel, Audelina de Jesus Macieira, Bismarck, Bruno Mariston, Conceição Castro, Varenka de Fátima Araújo, Renildo Santos, Zezé Olukemi, Carlos Conrado, Cymar Gaivota, Impacto Mental, Tiago Nascimento, Lucas Yuri, Renata Rimet, Gabrielle Vitena, Luciano Nascimento (Vencedor Concurso Nacional Ed. Vivara), Milica San, Chico do Crato, Jonatas Sousa (O Romântico), Indemar Nascimento, Marcos de Oliveira Silva, Thi Zion, Nilson Galvão, Kátia Borges, Maria Prado de Oliveira, Cristiano Souza, Vera Lúcia Passos Souza, David Alves Gomes (Sarau Enegrescência), Elder Santos, Emerson Bulcão, Ednilson Sacramento, Clarissa Macedo, Anderson Shon, Jorge Baptista Carrano, Luiz Menezes de Miranda, Valdeck Almeida de Jesus, Pareta Calderasch (Sarau do Gheto), Rosana Paulo, José Abbade, Amós Heber, Elton Linton O. Maralhães, Josué Ramiro Ramalho, Marcos Peralta e coletivos Poesia Além das Sete Praças, Enegrescência, Fala Escritor, Sarau da Onça e Grupo Ágape.

A Parada do Livro 2015 integra-se às comemorações da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca e objetiva assegurar a democratização do acesso ao livro, o fomento e a valorização da leitura e o fortalecimento das cadeias produtiva, criativa e mediadora da leitura como fato relevante para o desenvolvimento da produção intelectual e do acesso aos bens culturais no âmbito do Estado da Bahia. A primeira edição, em 2014, contou com um público de 8 mil pessoas e foram distribuídos 4.638 livros às pessoas presentes ao evento.

A Parada do Livro – 2015 é uma ação conjunta da qual participam o Plano Municipal do Livro, da Leitura e da Biblioteca de Salvador – PMLLB, a Vice Prefeitura, a Secretaria Municipal de Educação – SMED, a Secretaria de Cultura e Turismo – SECULT, a Secretaria Municipal de Reparação Social – SEMUR, a Fundação Gregório de Mattos – FGM, a Universidade Estadual da Bahia – UNEB, a Unifacs – Universidade do Salvador, a FSBA – Faculdade Social da Bahia, a Escola de Teatro da Ufba, o Instituto Miguel de Cervantes, a Fundação João Fernandes da Cunha, o Colégio Antonio Vieira – CAV e outras instituições públicas e civis afeitas à causa do livro e da leitura.

Os dezoito stands da Parada 2015 serão organizados por tema: Literatura Infantil, Literatura Infanto-Juvenil, Literatura Baiana, Literatura Nacional, Literatura da Cultura Popular, Literatura Internacional, Literatura Jurídica, Literatura Técnica e Científica, Literatura Médica e Nutrição, Literatura da Área das Ciências Humanas – administração, economia e sociologia, Literatura da Área das Ciências Humanas – educação, psicologia, história, geografia, Literatura das Artes, Literatura para Vestibular, Literatura das Filosofias, Literatura Religiosa, Literatura para Concurso.

PROGRAMAÇÃO – 23 de outubro de 2015 – Sexta-Feira

Recepção musical – banda da Guarda Municipal

09h – Cerimônia de Abertura
Mentores da Parada do Livro 2014, Magnífico Reitor da UFBA, Magnífico Reitor da Uneb, Magnífica Reitora da Unifacs, Magnífico Reitor da UCSAL, Secretária Municipal da Reparação, Plano Municipal do Livro, da Leitura e da Biblioteca, Secretário de Educação do Município, Secretário do Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Secretário de Educação do Estado, Secretário de Cultura do Estado da Bahia, Prefeito Municipal, Vice-Prefeita Municipal, Diretor do Livro, da Leitura e da Biblioteca, Presidente Fundação Gregório de Matos, Coordenadora de Literatura da Funceb/Secult-BA, Fundação Pedro Calmon, Conselho de Cultura do Estado, Conselho Municipal de Política Cultural, Rede de Bibliotecas Comunitárias.

Recepção das unidades de ensino

“Abraçamos a Praça. A Praça Abraça o LIVRO”

10:30hs – Apresentação teatral “O sapato que miava” Autora: Sylvia Orthof
– “Se a criança governasse o mundo” Autor: Marcelo Xavier

11:10h – Visita programada das escolas públicas e particulares aos estandes das diversas áreas do conhecimento com distribuição gratuita de livros e revistas.

Stand – Literatura Infantil – SMED
Distribuição de livros e Contação de História
Stand – Literatura Infantil e Literatura Portuguesa – Padre Antonio Vieira

1º CARAMANCHÃO – Contação de história
Rede Emredando – Bibliotecas Comunitárias
Coordenação Solange do Espírito Santo
2º CARAMANCHÃO – Eventos artísticos/musicais

Biblioteca Móvel Secult/FPC com atividades de contação de histórias.

Arena dos Escritores – Coordenação: Valdeck Almeida de Jesus
Atividades: leitura, recitais, declamações
Apoio Imprensa: Renata Rimet

09:50 – João Vanderlei de Moraes Filho
10:00 – Clara Maciel + Audelina de Jesus Macieira
10:15 – Bismarck + Bruno Mariston
10:30 – Conceição Castro + Varenka de Fátima Araújo
10:45 – Renildo Santos + Zezé Olukemi + Eder Santos
11:00 – Carlos Conrado – Cymar Gaivota
11:15 – Impacto Mental + Tiago Nascimento
11:30 – Lucas Yuri + Renata Rimet + Gabrielle Vitena
11:45 – Luciano Nascimento (Vencedor Concurso Nacional Ed. Vivara)
12:00 – Milica San + Chico do Crato
12:15 – Jonatas Sousa (O Romântico)
12:30 – Indemar Nascimento + Marcos de Oliveira Silva
12:45 – Valdeck Almeida de Jesus + Thi Zion
13:00 – Nilson Galvão + Kátia Borges + Maria Prado de Oliveira
13:15 – Cristiano Souza + Vera Lúcia Passos Souza
13:30 – Sarau da Onça + Grupo Ágape
13:45 – David Alves Gomes + (Sarau Enegrescência) + Emerson Bulcão
14:00 – Ednilson Sacramento + Clarissa Macedo + Anderson Shon
14:15 – Jorge Carrano + Luiz Menezes + Valdeck Almeida (Fala Escritor)
14:30 – Pareta Calderasch (Sarau do Gheto)
14:50 – Rosana Paulo + José Abbade – Amós Heber
15:00 – Elton Linton O. Maralhães + Josué Ramiro Ramalho + Marcos Peralta
15:00 – Fábio Haendel – Recital com música no encerramento
16:00 – Encerramento

Organização

Prefeitura Municipal do Salvador
Fundação Gregório de Matos – FGM
Plano Municipal do Livro, a Leitura e da Biblioteca – PMLLB
Universidade Federal da Bahia – UFBA
Universidade do Estado da Bahia – UNEB
Universidade Salvador – UNIFACS
Secretaria Municipal de Educação – SMED

Outras publicações

Professores das universidades estaduais aprovam indicativo de greve geral e realizam paralisação em Salvador Professores das universidades estaduais promovem protesto. Hoje (20/07/2016), os professores das universidades estaduais realizam paralisação de ati...
Festival Renascer das Artes ocupa periferias de Salvador Vista aérea de Salvador. Intervenções de artes integradas vão acontecer em ruas e praças do Largo do Tanque, Fazenda Grande e San Martin. Música, li...
Salvador: Teatro Gil Santana mantém programação intensa no Ciranda Café Rio Vermelho Cena do espetáculo 'Chapeuzinho vermelho'. Criado em 1996, no bairro do Rio Vermelho, o Teatro Gil Santana, que leva o nome do seu idealizador e dir...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br