Desembargador Eserval Rocha propõe eleições diretas para presidente e vice-presidentes do Tribunal de Justiça da Bahia

Desembargador Eserval Rocha propõe mudança no regimento interno do Tribunal de Justiça da Bahia, com a finalidade de promover eleições diretas.

Desembargador Eserval Rocha propõe mudança no regimento interno do Tribunal de Justiça da Bahia, com a finalidade de promover eleições diretas.

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, desembargador Eserval Rocha, anunciou, nesta quinta-feira (01/10/2015), que formalizou perante a Comissão de Reforma Judiciária, Administrativa e Regimento Interno da Corte, proposta de democratização da escolha dos ocupantes dos cargos de presidente e vice-presidentes do Tribunal.

Por ela, os arts. 11 e 12 do Regimento Interno passam a permitir que os juízes de Primeiro Grau participem, através do voto, da escolha do presidente e vice-presidentes da Corte.

Na justificativa da proposta, o presidente Eserval Rocha destacou a necessidade de democratizar a escolha dos ocupantes dos cargos de presidente e vice-presidentes do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, garantindo, dessa maneira, que os juízes de Primeiro Grau possam escolher pelo voto os dirigentes do Poder que integram.

A medida anunciada pelo presidente da corte de justiça baiana é resultado da política adotada pela atual gestão, voltada para a priorização do Primeiro Grau de jurisdição.

A participação direta na escolha dos ocupantes dos cargos de direção dos tribunais representa uma das principais bandeiras de luta da magistratura de Primeiro Grau. Além disso, a participação dos juízes na escolha dos dirigentes dos tribunais, independentemente da alteração dos seus regimentos internos, é o objetivo da Proposta de Emenda à Constituição nº 15/2012, que tramita atualmente no Senado, já aprovada na Comissão de Constituição e Justiça daquela Casa Legislativa, e preparada para ser submetida à deliberação em Plenário.

A Proposta de Emenda Regimental apresentada pela Presidência do Tribunal de Justiça será examinada pela Comissão de Reforma Judiciária, Administrativa e Regimento Interno e, em seguida, uma vez aprovada pela referida comissão, será apreciada pelo Tribunal Pleno.

Baixe

Proposta de eleições diretas para presidente e vice-presidentes do TJBA apresentada pelo presidente do Poder Judiciário, Desembargador Eserval Rocha 

 

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br