Deputados estaduais recebem senhas de acesso as contas do contas do governo da Bahia

Deputado Hildecio Meireles cobrou senhas de acesso as contas do contas do governo da Bahia.

Deputado Hildecio Meireles cobrou senhas de acesso as contas do contas do governo da Bahia.

Após solicitação do deputado estadual Hildécio Meireles (PMDB), a Assembleia Legislativa da Bahia terá direito a duas senhas de acesso ao Sistema Informatizado de Observação das Contas do Governo (Sistema Mirante), desenvolvido e utilizado pelo Tribunal de Contas do Estado. O pedido foi protocolado no TCE no dia 24 de agosto e a resposta foi encaminhada no dia 11 de setembro de 2015, o que foi considerado por Hildécio Meireles como uma vitória. “Afinal, ter acesso aos dados do governo, saber de que forma o dinheiro público está sendo investido é um direito desta Casa, que também possui papel fiscalizador”.

A nova luta, conforme o peemedebista é para que uma das senhas fique de posse da oposição. “Encaminhei ao presidente da Casa, Marcelo Nilo um ofício pedindo que ele designe os destinatários das senhas de forma democrática e solicitei, inclusive, para que ele definisse para quem iria”, disse, se colocando como um dos nomes, levando em conta que ele foi o autor da iniciativa.

O Mirante agrega diversas bases de dados e reúne dados orçamentários e financeiros do sistema de contabilidade do Estado de forma detalhada, para apoiar as funções de fiscalização e auditoria do TCE. Com o sistema é possível obter informações do Executivo, Legislativo e Judiciário, sobre convênios, contratos, pagamentos a credores, execução de obras, licitações, entre outros. Para órgãos fora do TCE, são concedidas no máximo duas senhas.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br