Deputado José de Arimateia luta pela implantação de Hospital Público Veterinário na Bahia

Deputado José de Arimateia defende tratamento digno para os animais.

Deputado José de Arimateia defende tratamento digno para os animais.

A defesa dos direitos dos animais é bandeira levantada desde o primeiro mandato do deputado estadual José de Arimateia (PRB), através de Sessões Especiais, Projetos de Lei e Indicações. Atento a isso, o parlamentar, que é vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), encaminhou ao Governo do Estado a Indicação 19.767, que solicita a implantação de um Hospital Público Veterinário para Cães e Gatos no Estado. Ele, no entanto, está preocupado, pois, desde o ano de 2012, quando o documento foi protocolado, a Indicação não foi atendida.

Inspirado pela criação e implantação pioneira de um hospital público de cães e gatos em São Paulo, Arimateia enxergou na Bahia a necessidade de uma unidade de saúde semelhante. “A construção do hospital tem a maior finalidade de possibilitar às pessoas carentes, meios para o tratamento veterinário, tornando mínimo o abandono dos animais. À medida que cuidamos deles, vacinando-os e protegendo-os contra os diversos males, estamos cuidando da saúde Pública em geral, por isso, conto com a sensibilidade do Governador Rui Costa”, explicou o parlamentar.

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS 2013), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada em 2015, 44,3% dos domicílios brasileiros possuem pelo menos um cachorro, enquanto 17,7% das residências abrigam gatos. Na área rural, 65% das moradias têm cachorro e 39,4% delas têm gatos, revelando proporções superiores em relação à área urbana. Além disso, dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) estimam que, somente no Brasil, hajam mais de 30 milhões de animais abandonados, entre cães e gatos e 100 mil só na Bahia.

Assistência semelhante 

O Hospital Veterinário de São Paulo proporciona, sem ônus para os proprietários dos animais e também para protetores que socorrem cães e gatos abandonados e maltratados, consultas, cirurgias, medicações, curativos, exames laboratoriais, incluindo hemogramas, bioquímicos e sorologias, eletrocardiograma, ecocardiograma, ultrassom e radiografias, além de contar ainda com Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br