Corregedorias promovem posse coletiva de aprovados no maior concurso da história do TJBA

Posse coletiva servidores do TJBA.

Posse coletiva servidores do TJBA.

Novos subescrivães e escreventes passaram a fazer parte da história do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) nesta quinta-feira (22/10/2015). Eles foram empossados, em cerimônia coletiva, no auditório do TJBA, após aprovação em concurso público e nomeação no dia 30 de setembro. Do total de 140 convocados, 119 compareceram à solenidade.

Em torno da chegada dos novos servidores, aprovados no maior concurso da história do Judiciário baiano, promovido pela Presidência do TJBA, há uma expectativa de reforço no quadro funcional e de novas ideias para construir uma Justiça mais célere.

Além dos 140 subescrivães e escreventes, todos ligados às corregedorias, o concurso aprovou outros 60 profissionais para cargos ligados diretamente à Presidência do Tribunal de Justiça.

“É a força jovem que se alia a quem já está no TJBA há mais tempo, com a certeza de que vão reconstruir o Judiciário. Trazem não só mais força de trabalho, como ideias e a coragem de enfrentar e ousar, para que no futuro o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia seja exemplo para o Brasil e eles, exemplo para a sociedade”, afirmou o corregedor-geral da Justiça, desembargador José Olegário Monção Caldas.

O corregedor das Comarcas do Interior, desembargador Emílio Salomão Pinto Resedá, incentivou os novos servidores. “A força intelectual de vocês nos dá a certeza que os desafios serão ultrapassados com empenho, dinamismo e entusiasmo”, disse. E acrescentou um pedido: “que vocês dispensem às partes, onde estiverem atuando, paciência, tolerância e atenção”.

O corregedor-geral da Justiça e o corregedor das Comarcas do Interior integraram a mesa da solenidade e deram posse aos novos servidores, ao lado da 2ª vice-presidente do TJBA, desembargadora Maria da Purificação da Silva. Estiveram presentes os desembargadores José Edivaldo Rocha Rotondano, Lidivaldo Reaiche Raimundo Britto e Mário Augusto Albiani Alves Júnior; os juízes corregedores Moacyr Pitta Lima Filho e Andremara dos Santos, entre outros magistrados e servidores.

Solenidade

Após a fala dos corregedores, o novo subescrivão Yuri Bezerra de Oliveira – primeiro colocado para o cargo de técnico judiciário escrevente e o segundo para analista judiciário subescrivão – fez a leitura do termo de compromisso. A secretária das corregedorias, Leila Lima Costa, leu o termo de posse e os nomeados foram convocados para assiná-lo.

Familiares e amigos acompanharam a solenidade e lotaram o auditório do TJBA. O escrevente Alex de Jesus de Brito vem passando de concurso em concurso até entrar no Tribunal de Justiça. Ex-agente de trânsito de Salvador e atual guarda municipal, ele veio com a família para marcar o momento especial em sua vida.

Para Alex, foi a realização de um sonho. “Agora, vamos casar de papel passado e tudo”, disse, abraçando a companheira Eliana Rocha Sampaio, ao lado do sobrinho Édipo Brito Ferreira e do cunhado Samuel de Jesus Sampaio.

O subescrivão Leandro Silva foi o primeiro a tomar posse. Para ele, todo o esforço, estudando exclusivamente para passar em concurso, teve retorno. Exercendo a advogacia há três anos e “concurseiro” há dois, Leandro pretende agora, “contribuir e melhorar o serviço público, tornando-o justo para a sociedade”.

Os novos servidores já podem entrar em exercício, sendo que o Estatuto do Servidor Público do Estado da Bahia (Lei 6.677/94) lhes confere o prazo facultativo de até 30 dias, a partir desta quinta (22) para iniciar as atividades.

Ambientação

Na próxima semana, a Universidade Corporativa vai promover capacitações com os novos servidores da Justiça.

Na segunda-feira (26), a Unicorp promove um dia de ambientação para os subescrivães e escreventes recém-empossados. Haverá uma programação específica, das 8h às 17h, no auditório do TJBA.

Na quinta-feira (29), será a vez dos novos servidores das áreas administrativas assistirem exposições sobre a estrutura e o funcionamento das unidades estratégicas do Tribunal, bem como os projetos prioritários do Poder Judiciário baiano.

Outras publicações

TJBA: magistrado Baltazar Miranda é designado para atuar na Câmara do Oeste Baltazar Miranda Saraiva atua como desembargador na Câmara do Oeste. Por meio de Decreto Judiciário publicado na edição de segunda-feira (25/05/2015...
Lei Eserval Rocha é modificada em votação na Assembleia Legislativa da Bahia Votação na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) modifica Lei Eserval Rocha. A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovou nesta noite de 29 de ...
TJBA | Juizado do Torcedor afasta dos estádios torcedores violentos do Bahia e do Vitória, cambistas também são punidos Tribunal de Justiça do Estado da Bahia determina afastamento de torcedores. O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, por meio do Juizado do Torcedo...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br