Coluna de Antônio José Larangeira de 19 de outubro de 2015

Figuras maravilhosas Dinaura e Jesus Canda, espanhóis queridos na sociedade feirense.

Figuras maravilhosas Dinaura e Jesus Canda, espanhóis queridos na sociedade feirense.

Ingrid Larangeira de riso largo com Tec  recebeu um carro importado de presente.

Ingrid Larangeira de riso largo com Tec recebeu um carro importado de presente.

Jodilton Oliveira, figura de expressão da cidade.

Jodilton Oliveira, figura de expressão da cidade.

Tocha Olimpica

Depois de ser preterida pelo Comitê Olimpico, Feira de Santana foi finalmente aceita para ser uma das sedes a receber a Tocha Olímpica dos Jogos do Rio-2016. Ainda sem a definição da data, o evento já está confirmado e deve acontecer entre os meses de maio e junho do ano que vem. Serão 32 atletas da cidade se revezando na condução da tocha em mais de 7 quilômetros, passando por principais pontos da cidade. Os preparativos para o evento estão sendo realizados por uma comissão do Governo Municipal, composta pelo secretário de Prevenção à Violência, Mauro Moraes; o diretor de Esportes da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Emerson Brito; e o inspetor da Guarda Municipal, Reginaldo Pinto; além de colaboradores envolvidos no esporte feirense. A comissão de organização recebeu a visita de dois agentes da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN-foto), no gabinete da Secretaria Municipal de Prevenção à Violência para discutir aspectos como a segurança na realização do evento.

Data 

Esteve aniversariando ontem, o empresário Marcos Pedreira, que foi bastante festejado pelo seu vasto grupo de amigos da sociedade do eixo Salvador-Feira de Santana.  Não sobrou para os abraços de todos. 

Semana da Ciência

“Aplicações da luz em Nanotecnologia’ é o tema da palestra de abertura da 12ª Semana Nacional de Ciência & Tecnologia, a ser ministrada pelo professor doutor Carlos Cesar Boff Buffon, pesquisador do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) de Campinas, São Paulo. A palestra será nesta segunda-feira,19, a partir das 8h30, no Auditório do Módulo 4, Campus da Universidade Estadual de Feira de Santana. Entre 19 e 21 de outubro, a programação será desenvolvida no Campus de Feira de Santana com exposições, mostras, minicursos, oficinas e visitas orientadas a laboratórios. A partir do dia 22, quinta-feira, as atividades serão no campus da Chapada Diamantina.

Doença falciforme 

O Centro Municipal de Referência à Pessoa com Doença Falciforme, no Centro Social Urbano (CSU) funciona de segunda a sexta-feira, e é destinado somente aos pacientes do município. A restrição do atendimento se deve porque o programa é mantido apenas pelo município, sem contrapartida estadual, federal ou de outros municípios. São parceiros da Secretaria Municipal de Saúde, o Hospital Estadual da Criança e o Hospital Dom Pedro de Alcântara. A unidade funciona há 3 anos e conta com vários profissionais: dermatologistas, neuropediatra, clinico, nutricionista, equipe de enfermagem, serviço social e fisioterapeuta. Atualmente o Centro possui cerca de 300 pacientes cadastrados. Feira de Santana é o único município baiano que atualmente oferece o exame de Doppler Transcraniano aos pacientes com anemia falciforme. Através dele é possível avaliar o fluxo sanguíneo em crianças e adolescentes que possuem a doença, prevenindo contra um acidente vascular cerebral (AVC).

Parada do livro

A Parada do Livro 2015 acontece no dia 23 de outubro, das 9hs às 16hs, na Praça 2 de Julho, Campo Grande – Salvador-BA, onde o público poderá desfrutar de recitais, bate papo com escritores e poetas, contação de histórias, doação de livros e apresentação musical de Fábio Haendel.  A Parada do Livro 2015 integra-se às comemorações da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca e objetiva assegurar a democratização do acesso ao livro, o fomento e a valorização da leitura e o fortalecimento das cadeias produtiva, criativa e mediadora da leitura como fato relevante para o desenvolvimento da produção intelectual e do acesso aos bens culturais no âmbito do Estado da Bahia. A primeira edição, em 2014, contou com um público de 8 mil pessoas e foram distribuídos 4.638 livros às pessoas presentes ao evento.

Horario de verão 

Mais uma vez, em Feira de Santana, na Bahia, no Nordeste, não vai ter horário de verão. Mas, tudo gira em torno dele, do horário oficial de Brasília. O certo é que a Bahia fica de fora mais uma vez do horário de verão. Ele começa neste domingo, 18 de outubro, no Sul, Sudeste e Centro Oeste do país. Durante quatro meses, os relógios dos feirenses, baianos e nordestinos vão ter uma hora a menos em relação ao horário de Brasília. O horário vai até 16 de fevereiro de 2016.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos

Jornal Grande Bahia

Tribuna da Bahia e

Notícias da Bahia

Outras publicações

Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 10 de setembro de 2010 Amanhã, Leilão Nova Delhi Acontecerá  amanhã, a partir do meio dia, na Fazenda Nova Delhi, em Feira de Santana, um dos mais tradicionais eventos da p...
Coluna de Antônio José Larangeira de 03 de fevereiro de 2016 Ontem, 2 de fevereiro, em Salvador, às 6h da manhã o governador Rui Costa homenageou Iemanjá na Colônia de Pesca no Rio Vermelho. A aniversariant...
Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 24 de abril de 2015 O professor Edivaldo Brito, o homenageado da semana. Comenda 2 de Julho para Sergio Carneiro. Ailton Pitombo vai lançar seu livro sobre colun...

Sobre o autor

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: ajlarangeira2@hotmail.com.